30/10/2012
Isso soa como uma aventura, mas eu tenho uma história que vai sobrepujar esta! Passe-me um pouco deste vinho aromático, e eu vou te contar…
Pronúncia: E-xú
Os Eshu personificam o espírito da aventura. Originalmente descendentes de antigas tribos da África, Índia e sua terra natal, na Caldéia, os Eshu podem agora ser encontrados em qualquer parte do mundo. Quando deixaram suas terras natais, os Eshu se estabeleceram pelo mundo e vagaram onde quer que seus sonhos os levassem. Consumidos pelo desejo de viajar, valorizam as características que garantem a sobrevivência na estrada, como o charme, a perspicácia e a criatividade. Após milênios destas viagens, eles aprenderam a se adaptar e a adotar as culturas que encontraram. Isso os tornou talentosos na criação de canções e ao contar histórias realmente surpreendentes.
A reputação dos eshu os precede. Aprendendo a viver por sua inteligência, um sábio viajante sempre olha de um certo ângulo. Se isso significa executar bem um golpe, que assim seja. Para o eshu, isso funciona para os dois lados. Se alguém consegue enganar um eshu, certamente é alguém digno de respeito. Tais trapaceiros são bem recompensados por seu feito; afinal, de que outra forma o eshu aprenderia novos golpes?
A curiosidade e a vaidade de um eshu pode causar-lhe todo tipo de problema. Por esta razão, os eshu demoram a confiar e tendem a manter seu próprio ponto de vista. Suas cerimônias sagradas são realizadas longe de outros Kithain, e apenas alguns poucos companheiros de viagem são convidados a participar. Um convite para um festival eshu é uma honra difícil de se conseguir.
Contadores de histórias, bardos, comerciantes e vigaristas, o povo inquieto usa a sabedoria de mil viagens para guiar suas Artes. Artes performáticas lhes servem melhor, pois os eshu consideram que o espírito do momento é tudo. Qualquer um que forneça ao eshu novos contos, boas canções ou danças, uma intermediação feliz ou uma bebida forte é tratado como um companheiro querido… até que o espírito do momento passe. Inspirados por esta alegria, eles seguem em frente e procuram por aventuras ainda maiores. Outros Kithain podem pensar que eles são inconstantes, mas quem se importa? Aquele que não pode seguir o caminho é melhor ser deixado para trás.
Os eshu seguem estes caminhos com orgulho e impressionar os outros é importante para os de seu tipo. Mera sobrevivência não é o bastante – um eshu deve ter classe. Dignidade é tudo para eles, mesmo que isso envolva uma definição ímpar de “auto-suficiência”. Um eshu vai ficar sem comida e sem abrigo caso aceitá-los signifique abandonar seu orgulho.
Sempre que possível esses Kithain vestirão trajes e joias esplêndidos que outros consideram exóticos ou chamativos. Para se misturar, eles experimentam as artes e modas locais e rapidamente aprendem a imitá-los. Uma vez que sintam terem aprendido o suficiente, eles guardam o conhecimento consigo. Seja rico ou pobre, cada eshu traz consigo a sabedoria coletada em todas as suas viagens. Independente daqueles que os outros chamam de duques ou reis, os eshus se consideram os príncipes das estradas.
Aparência: Apesar de existirem eshu de todos os tipos raciais, a maioria possui pele negra, cabelo preto e olhos pretos ou azuis-escuro. Eles tendem a ser altos e musculosos, com membros longos e traços finos. Qualquer que seja a moda que sigam, os eshu são sempre elegantes e charmosos, embora tendam a favorecer lenços e sedas com um sabor do Oriente Médio ou africano. Diz-se que a própria aurora do tempo pode ser vista ao se olhar nos olhos de um eshu.
Estilo de vida: Eshu estão sempre em movimento. Seu desejo de viajar os leva a qualquer lugar e a todos os lugares. Repórteres, apostadores, diletantes – qualquer acordo que lhes permita viajar lhes serve bem.
Afinidade: Cena
Eshu nunca tiram falhas críticas em testes envolvendo Performance ou Empatia.
Assine nossa newsletter para receber notícias do blog, novidades e muitas outras coisas que só quem assinou terá acesso primeiro ^-^
Fonte: Changeling: The Dreaming 2nd Edition – páginas 90 e 91
Tradutora: Eva