Drive Thru RPG

Trilhas de Sabedoria – Vampiro: A Máscara

14/12/2012

No artigo de hoje, decidi trazer pra vocês algumas informações das Trilhas de Sabedoria para personagens de Vampiro: A Máscara. O artigo não pretende encerrar o assunto, já que as Trilhas são tão diversas quanto são os vampiros uns dos outros, mas é fruto de algumas pesquisas pessoal nos livros publicados de Vampiro: A Máscara. Onde as informações se desencontram, adotei como versão canônica a Edição de 20 Anos do jogo, mas creio que não tenhamos grandes discordâncias em relação à Edição Revisada do jogo.

Caso eu tenha esquecido de alguma Trilha de Sabedoria, por favor, não se acanhem em colaborar. Só deixar nos comentários o que está faltando e de onde saíram as informações, que a gente complementa o artigo e dá os devidos créditos ao colaborador.

O Que São as Trilhas de Sabedoria

Nem todos os vampiros desejam seguir o mesmo código de moralidade que os mortais. Alguns dão as costas aos valores e crenças dos humanos em algum momento após o Abraço, adotando outro caminho para se afastar da Besta.

Enquanto a Besta é uma manifestação visceral de tentação, caos e selvageria que desperta no coração morto-vivo após a transformação em vampiro, ela precisa ser apaziguada. Alguns vampiros acreditam que manter a Besta satisfeita e sob controle é algo impossível para aqueles que seguem a Trilha da Humanidade, uma vez que ser um vampiro é o oposto de ser um mortal, e para ser um imortal, muitos dos tabus humanos precisam ser quebrados por uma simples questão de sobrevivência. Estupro e assassinato são renegados pela moral humana, mas cada alimentação do vampiro é como um estupro além do limite da capacidade de compreensão da mente humana, bem como o assassinato às vezes é inevitável. Portanto – alguns concluem – seguir os valores do rebanho não é apropriado para vampiros.

Eras de estudos, experiências e avaliações através de estudos, buscas espirituais e empirismo ensinaram aos vampiros como desenvolver outras Trilhas de Sabedoria, levando-os a conciliar sua natureza vampírica com as necessidades da Besta.

Porém, os caminhos são muito diversos e divergentes entre si. Enquanto alguns não são antagônicos aos valores dos mortais, outros são uma aberração, muitas vezes considerando os humanos como seres inferiores, que vão desde seres que precisam ser protegidos a mero gado.

Criando um Seguidor de Trilha

Nem todo mundo que joga Vampiro: A Máscara deseja jogar com um seguidor da Humanidade. Ainda que a Humanidade seja o código moral mais comum na Camarilla, vampiros do Sabá, Independentes, Anarquistas e Autarcas (talvez também os do Inconnu) podem ter outras… necessidades. Caso o Narrador permita esta alternativa em sua crônica, personagens podem começar com Trilhas de Sabedoria no lugar de Humanidade.

Se um jogador quiser criar um personagem inicial que segue uma Trilha, algumas mudanças nas regras de criação de personagem devem acontecer. Segundo a Edição de 20 Anos, são elas:

  • Virtudes alternativas começam em zero: Ainda que todos os humanos (e, portanto, todos os Membros recentemente Abraçados) possuam um pouco de suas Virtudes “naturais”, Virtudes vampíricas precisam ser aprendidas do começo. Assim, enquanto um personagem com Consciência, Autocontrole e Coragem é criado com um ponto gratuito em cada Virtude e então recebe sete pontos para gastar em suas Virtudes, um personagem com convicção, Autocontrole e Coragem começa com apenas dois pontos gratuitos (em Autocontrole e Coragem). Um personagem com Convicção, Instinto e Coragem começa com apenas um ponto gratuito (em Coragem). Todos os personagens recebem sete pontos para gastar, mas devem usar os pontos para comprar as Virtudes inumanas pelo menos até o nível 1. Isto pode parecer injusto, mas desviar da natureza humana não é algo considerado fácil. Até mesmo os monstros não são criados em apenas uma noite.
  • Um vampiro que siga uma Trilha de Sabedoria deve começar o jogo com um mínimo de 5 de Força de Vontade: Isto pode ser conseguido gastando pontos em Coragem ou aumentando Força de Vontade com pontos de bônus. Seres com ego mais frágil simplesmente não possuem a resistência espiritual necessária para quebrar as próprias almas e reconstruí-las a partir do zero.
  • Personagens iniciais não podem começar o jogo com a Trilha acima de 5: Se a combinação das Virtudes do personagem indicar um nível de Trilha superior a 5, simplesmente marque “5” na ficha. Da mesma forma, pontos de bônus não podem ser gastos para aumentar a Trilha de personagens iniciais acima de 5. Personagens vampiros iniciantes que seguem estes códigos ainda possuem 25 anos ou menos de experiência como Membros – tempo dificilmente suficiente para dominar os rigores dos códigos inumanos de comportamento. (Os jogadores que começam com personagens mais velhos podem começar com o nível de Trilha a critério do Narrador.)
  • De todos os outros modos, salvo disposição em contrário, Trilhas e Virtudes são usadas como suas contrapartes humanas. Assim, se um teste exige que o jogador use Percepção + Autocontrole, e o personagem tem Instinto, teste Percepção + Instinto. Mecanicamente, as Virtudes muitas vezes cumprem a mesma finalidade, mesmo que a aplicação de muitas seja diferente.

Também é possível mudar da Humanidade para uma Trilha de Sabedoria. É algo extremamente difícil, e alguns se perdem para sempre nesta tentativa. Entretanto, alguns obtêm sucesso, mas o processo não é fácil.

As Trilhas de Sabedoria

Existem diversas Trilhas de Sabedoria. Algumas são específicas de Seitas, de Clãs ou de Linhagens. Entretanto, algumas são de conhecimento mais geral entre os vampiros, o que não significa que sejam mais fáceis de serem seguidas.

Listo a seguir as Trilhas de Sabedoria. Caso tenha esquecido alguma, ela será acrescentada depois na lista. E, num futuro próximo, esperamos falar um pouco mais de cada uma delas, dando mais informações para os jogadores fãs das Trilhas.

  • Trilha do Acordo Honrado
  • Trilha da Besta
  • Trilha de Caim
  • Trilha de Cathari
  • Trilha da Colmeia
  • Trilha do Coração Queimado
  • Trilha de Entelechy
  • Trilha do Foco no Eu
  • Trilha de Lilith
  • Trilha da Metamorfose
  • Trilha da Morte e da Alma
  • Trilha da Noite
  • Trilha de Órion
  • Trilha dos Ossos
  • Trilha do Paradoxo
  • Trilha do Poder e da Voz Interior
  • Trilha da Redenção
  • Trilha das Revelações Malignas
  • Trilha do Sangue
  • Sharia El-Sama
  • Trilha de Typhon

Vocês costumam jogar com personagens que preferem a Humanidade ou uma das Trilhas? Eu gostava muito de jogar com a Trilha da Noite às vezes, mas o resto da mesa não costumava curtir muito u_u

Autora: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de