Drive Thru RPG

>Paradigma da Irmandade de Akasha

09/09/2010

>Por Tetsu

O Paradigma
O Caminho: Há coisas, e há um Caminho para todas as coisas. Há um caminho para pintar e um Caminho para pintar; há um caminho para atirar uma flecha e um Caminho para atirar uma flecha. Há um caminho para se mover e um Caminho para se mover; seu treinamento no Do o ensina parte do Caminho de se mover assim como o Caminho da luta. Do é muito mais do que isso, mas você deve entender a existência do Caminho antes que você prossiga.
O Caminho de se fazer algo é fazê-lo corretamente, desta forma mente, corpo e espírito são um e estão focados na realização da tarefa. Mestres vivem seus Caminhos escolhidos todo o tempo, seja ele o Caminho da pintura, atirar uma flecha, ou Do.

Mágika
O Caminho do Do – Foco: Este Caminho não é a mágika; embora muitos o chamarão assim. Um aprendiz de Do é um artista marcial habilidoso, com uma habilidade natural ou desenvolvida para alcançar um Caminho do Ser de alta ordem. Mente, corpo e espírito estão em harmonia entre si e com o universo, e quando isto ocorre, a pessoa é capaz de grandes realizações. Saltar grandes distâncias, se antecipar a outros como se estivesse lendo seus pensamentos, partir objetos inquebráveis, e muitos outros feitos. Nada é impossível ao Caminho enquanto você aceitar que pode ser feito e tiver foco em atingir o objetivo.

O Caminho da Magia – Mágika: Há muitas outras pessoas neste mundo e outros, que podem realizar grandes atos mas não seguem nosso Caminho. Estes outros praticam a Magia e a Mágika. Seus Caminhos são diferentes e muitos. Não feche sua mente às muitas possibilidades.

Esferas

  • Correspondência: Distância: O maior segredo de ser bem sucedido no combate é o controle da distância e espaço. Se você luta com as mãos nuas, fique além da distância da arma mais longa de seu oponente, a perna. Se você luta com armas, fique além de seu comprimento. Se você luta com armas de fogo, fique além de seu alcance. Se você luta com exércitos, o controle dos caminhos e territórios é essencial. Os jogos de Go e Xadrez não nos ensinam isso? A forçar o oponente a comprometer territórios que ele não pode adequadamente defender ou controlar? Pessoas de grande habilidade têm tal controle e domínio sobre a Distância que eles parecem poder atravessá-la em um instante.
  • Entropia: Fraqueza: Nada neste mundo é perfeito, incluindo você mesmo. Você deve buscar eliminar de si todas as fraquezas. Quando assim o fizer, você atingirá a Iluminação. Outros tentarão tirar vantagens da Fraqueza de algo. Karma, Joss: O Destino, neste mundo, não se pode contar com ele, mas ele pode ser influenciado.
  • Forças, Matéria: Os Elementos: Os Antigos acreditavam que o mundo seria feito de cinco elementos: Terra, Fogo, Água, Vento, e Vácuo. Você pode buscar o poder dos Elementos em sua vida, conforme você segue o Caminho. Conheça o sol e a lua. Estude o Caminho da tempestade. Medite junto ao oceano, e ouça o poder das ondas. Você pode buscar este poder com um bom Foco.
  • Vida: Corpo: Todos os seres vivos possuem um corpo, as plantas, os animais, as árvores e as pessoas. Quando você compreende o corpo de algo, você entende sua vida – como se move e como não se move, como pode ser ferido e curado.
  • Mente: Este é o assento do consciente e do inconsciente. É a origem do Foco e da Vontade. Você deve treinar rigorosamente sua mente para aprimorar o Foco. Se você compreender a mente dos outros, você poderá vislumbrar seus Caminhos. Profunda compreensão leva à profunda habilidade; este é o motivo de se estudar e treinar sempre.
  • Primórdio: Ki, Chi: Há um fluxo para todas as coisas, um ciclo de vida e morte, de inspiração e expiração, de yin e yang, in e yo. Unir-se a este ciclo e fluir através dele é o Ki. Ki é energia, e muito mais. Você deve aprender a sentir o fluxo do Ki dentro de si e através do mundo. Isto é essencial ao aprendizado do Do e ao domínio dos Elementos. Aprendendo a dominar o Ki, você será capaz de buscar os poderes em você e os poderes do universo.
  • Espírito: O estudo do Espírito é o estudo da emoção e da essência interior. Conforme se aprende sobre si mesmo através das provações do Do, você se tornará consciente de seu próprio potencial e do potencial do universo. Há reinos espirituais além do nosso mundo, habitados por nossos ancestrais, kami, demônios e muito mais. Aprender sobre os mundos espirituais é uma difícil empreitada, pois há muito a se aprender. Espíritos podem ser prestativos ou vingativos, bons ou maus, ou algo no meio termo. Você os encontrará em suas viagens, quanto mais souber deles, melhor se tornará em adquirir sabedoria e não dano destes encontros. O mundo dos espíritos é refletido dentro de você. Medite sobre isto agora.
  • Tempo: Nosso conceito de Tempo não é o mesmo como os Ocidentais o vêem. Para eles, o Tempo é uma coisa mensurável, a ser quebrado em unidades cada vez menores para regular suas vidas. Este caminho não tem sentido e é fútil. O Tempo é infinito e eterno. Como você pode dividir o infinito? O Tempo é como um rio em movimento. Ele sempre se move, algumas vezes mais rápido outras devagar. Você deve aprender a ver o rio, o rio inteiro em sua completude. Quando você puder compreender o tempo inteiramente, você controlará a forma como você o pensa. Você poderá freá-lo, assim você se moverá mais rápido. Você poderá olhar o passado, e as possibilidades do futuro. O mestre do Tempo pode até mover-se além dele…

Arete
O Caminho: Cada membro da Irmandade de Akasha tem se colocado sobre um caminho de conhecimento e auto-descoberta. Neste caminho cada um aprenderá muito sobre si mesmo, outros e o mundo. O progresso neste caminho é medido pela quantidade de harmonia existente entre mente, corpo e espírito. No fim do caminho está a Iluminação.
Habilidade em Do não é o Caminho, é apenas uma parte, uma ferramenta usada por mestres para ensinar certas habilidades aos Discípulos. A aptidão física é facilmente aprendida e dominada através da prática. Muito mais difíceis de trazer à harmonia são as enfermidades da mente e o poder do espírito. Mestres de Do são igualmente equilibrados fisicamente; é o mais sutil desenvolvimento da Força de Vontade, astúcia (Raciocínio), e Inteligência que irá determinar o resultado de qualquer competição.

Quintessência
Ki, Chi: A força que flui e se liga ao universo pode ser canalizada com o Foco apropriado. Você deve aprender a sentir o fluxo do Ki dentro de si e através do mundo. No mundo você encontrará lugares onde o fluxo é muito forte e até mesmo fontes de onde este fluxo vem. Estes são lugares de grande importância no mundo. Você deve tirar um tempo para meditar em tais lugares. Isto irá ajudá-lo muito a manter o Foco.

Paradoxo

Ação incorreta: Se uma ação é tomada com um Foco impróprio, existe a possibilidade do erro. Cometer um erro é uma Fraqueza, e a Fraqueza abre uma pessoa às conseqüências de sua ação incorreta. Às vezes um oponente tirará vantagem da oportunidade. Talvez o universo tentará negar seu sucesso e você acumulará Karma ruim. No fim, será a sua falha que permitirá os outros a te prejudicar. Não falhe.

Ascensão
Iluminação: Este é o objetivo do seu estudo, a total harmonia de corpo, mente e espírito. Quando tiver atingido a Iluminação, você terá dominado o Caminho. Você compreenderá verdadeiramente quem e o que você é, e o seu lugar no plano das coisas. É dito que os Mestres são capazes de grandes feitos. Também é dito que os Mestres alcançaram um grande senso de paz, harmonia com todas as coisas. Este é o objetivo do Do, e do Caminho.

Traduzido por Elcio Jr.

Sobre Colaboração

Artigos publicados por leitores ou ex-autores do blog, que gentilmente colaboraram conosco ao longo dos anos. Artigos de opinião não necessariamente expressam a opinião das autoras do blog; traduções e resenhas têm suas informações checadas.

Ver mais artigos de