27/04/2016
Olá! Como promessa é dívida, hoje estamos de volta com a segunda parte do artigo Posto e Renome para Lobisomem: O Apocalipse, diretamente da edição de 20 anos.
Que tal clicar aqui e relembrar o artigo Posto e Renome – Parte 1?
A despeito de interpretações que possamos fazer, devemos lembrar que as regras da casa de cada mesa são exatamente isso – regras da casa. No artigo, não abordei como eu aplico a interpretação de Renome nas minhas mesas, mas simplesmente as informações que o novo livro traz. Acho bacana que cada mesa interprete de acordo com o que funcione melhor, e convido vocês a dividirem suas Regras da Casa conosco no grupo do Livro dos Espelhos, que tal?
Em breve teremos a parte 3 desta série de artigos que espero que estejam sendo úteis para os lobinhos espalhados pelo país o/
Uma vez que o personagem tenha ganhado 10 pontos de Renome temporário em uma categoria em particular, precisa pedir a outro Garou de Posto igual ou superior (e que não seja da alcateia da personagem) para realizar um Ritual de Conquista. para si. Se o Ritual for bem-sucedido, o prestígio da personagem na sociedade Garou aumenta e o jogador pode adicionar um ponto de Renome permanente naquela categoria. Ele também apaga todos os pontos temporários nessa categoria — quaisquer pontos “extra” acima de 10 são perdidos.
Se alguém não pode (ou não vai) realizar o Ritual, o personagem pode, no ligar, desafiar um ancião. Se o desafio for aceito, todos os pontos temporários nessa categoria são removidos, mas se o personagem tiver sucesso contra o desafio do ancião, o Garou em questão ganha o ponto de Renome permanente. Esse método é mais arriscado, mas ele ainda oferece um caminho para o avanço de lobisomens menos populares.
Em casos muitos raros a coragem, a sabedoria ou a honra do personagem é tão excepcional que há pouca dúvida de que o lobisomem tenha crescido em prestígio. Se esse for o caso, você pode simplesmente decidir recompensar com um ponto de Renome permanente sem um Ritual ou desafio. Isso deve acontecer com muita pouca frequência, reservado para os casos em que as lendas sobre os feitos do personagem perdurarão por muito tempo.
Por outro lado, as ações do Garou podem reduzir seu prestígio assim como elas poderiam aumentá-lo. Sempre que uma penalidade de Renome reduziria o Renome temporário do personagem em uma categoria abaixo de zero, um ponto de Renome permanente é perdido e “convertido” em 10 pontos temporários a fim de compensar a diferença. No entanto, isso geralmente é reservado para as infrações graves — se o personagem acabou de ganhar um ponto permanente e, em seguida, cometeu um erro menor que cause a perda de um único ponto temporário, você pode decidir que a perda sairá de um ponto temporário a ser ganho no futuro ou, então, ignorar totalmente o erro. Porém, se a ofensa for minimamente séria, é mais provável que o ponto será perdido e convertido de volta em pontos temporários.
Se um personagem perder pontos de Renome permanente suficientes para deixá-lo cair abaixo dos requerimentos de seu posto atual, ele perde todos os benefícios desse posto. Ele mantém o conhecimento e os Dons aprendidos nesse posto, mas todo o resto só retorna quando ele trouxer seu Renome de volta para os níveis apropriados.
Um personagem precisa adquirir pontos de Renome permanente o bastante para seu augúrio para que progrida para o próximo posto. Exceto para os Ragabash, cada augúrio tem um número de pontos que precisa possuir em cada categoria. Uma vez que tenham pontos o bastante, eles precisam desafiar um Garou de Posto igual ou superior àquele que querem alcançar (embora filhotes geralmente recebam seus postos de cliath sem um desafio). O personagem pode escolher quem deseja desafiar, mas o lobisomem desafiado decide a natureza da disputa, e pode torná-la tão fácil ou difícil quanto desejar. Se o desafiador vencer, é recompensado com seu novo Posto.
Desafios podem ser padronizados ou idealizados pelo Garou desafiado. Eles podem ser tão simples quanto um desafio de dominância, ou tão elaborados quanto uma busca. Geralmente eles são específicos para o desafiador, baseados em seu tribo, augúrio e perícias. Os desafios de Posto a seguir são alguns exemplos – use-os como apresentados ou baseie seus próprios desafios personalizados neles.
Adquirir o posto de Fostern significa que o Garou evoluiu de soldado raso para um veterano experiente. Esses lobisomens têm alguma familiaridade com a sociedade Garou, e aprenderam a natureza da guerra de que são parte. Desafios adequados para este Posto devem ser de dificuldade moderada — eles devem testar o desafiante, não esmagá-lo.
Aqueles que alcançam o Posto de Adren assumiram responsabilidades maiores dentro de sua seita. Consequentemente, eles detém a maioria das posições, tais como Vigia, Mestre de Rituais e Vigia do Portão (entre outras). Os desafios para esse Posto deve ser projetado para eliminar aqueles que não podem pensar ou agir rápido; esses são, afinal, os futuros líderes da seita e da tribo. Pouquíssimos Garou passam por seu desafio de Adren na primeira vez.
Os Athro ascenderam muito alto na hierarquia dos Garou. Eles são guerreiros poderosos, guardiões das tradições renomados, líderes sábios, trapaceiros notórios e juízes famosos. Lobisomens que querem um lugar entre este grupo de elite precisam demonstrar perícia e inteligência excepcionais, e aqueles muito poucos Garou que conseguem atingir este Posto na primeira tentativa são reverenciado até mesmo por seus pares.
Os desafios mais difíceis aguardam aqueles que buscam o Posto de Ancião. Anciões são o coração de uma seita ou tribo, e eles têm o destino da Nação Garou em suas mãos. Suas decisões guiam os Garou. Seus feitos são apresentados como exemplos a seguir para os lobisomens mais jovens. Seus erros podem causar graves danos à Gaia, aos Garou ou à guerra contra a Wyrm. Esses tipos de desafios devem testar cada qualidade que o lobisomem tem.
Destruir um artefato poderoso da Wyrm.
Garou verdadeiramente excepcionais acima do Posto Cinco existem. A essas lendas são dadas recompensas especiais por sua coragem e serviço a Gaia, e seus nomes são pronunciados com a mesma reverência que temos por Hércules, Miyamoto Musashi e Joana d’Arc.
No entanto, tal avanço está além da mera aquisição de Renome. Lendas são parte de um grupo exclusivo, e para se qualificar, um Ancião Garou de quem muito se espera precisa se destacar de um modo extraordinário mais de uma vez. A obtenção do Posto Lendário não tem relação alguma com regras — é puramente uma questão de julgamento pessoal da sua parte, e se houver qualquer dúvida em sua mente se ele superou ou não os feitos poderosos até mesmo dos maiores dos Anciões, então ele não superou. Apenas quando não há, em absoluto, dúvida alguma do status lendário de um personagem é que você deve considerar deixá-lo fazer o esforço para obter este Posto.
Quando a reputação de um Ancião se espalha a tal distância na Nação Garou que chega aos ouvidos das Lendas existentes, um membro se encarrega de viajar para o caern do Ancião em questão e investigar seu mérito. Uma vez que ele esteja pessoalmente satisfeito com o mérito do candidato (ou falta de mérito), ele contata três outras Lendas para apresentar seu caso. Se ele os convencer de que o candidato é verdadeiramente digno, todas as quatro Lendas chegam ao caern do candidato e desafiam o sujeito. Se o candidato for bem sucedido, passa por uma versão especial do Ritual de Conquista realizado simultaneamente pelas Lendas em conjunto com o Mestre de Rituais do caern do candidato (como uma cortesia).
Por enquanto é isso, mas logo tem mais, pois agora voltamos com uma força inédita! E para continuar, precisamos de todo o apoio de vocês que fazem uso do Livro dos Espelhos, para que o site todo continue gratuito, livre, recheado de artigos interessantes e super completos, certo? Nos apoie no Padrim, compareça aos eventos que apoiamos, chame seus amigos para ajudar!
Nos encontramos no próximo artigo?
Artigo Anterior: Posto e Renome Parte 1 >>
Próximo Artigo: Posto e Renome Parte 3 (em breve)
Fonte: Werewolf: the Apocalypse 20th Anniversary Edition
Tradutora: Eva