Drive Thru RPG

Pooka – Changeling: O Sonhar

16/12/2012

Claro, foi então que percebi que eu tinha que salvar a todos. É incrível o que super cola faz na bainha de uma espada…

Pronúncia: Pú-ca

Os Pooka estão entre os mais charmosos e agradáveis dos Kithain. No entanto, eles também são tratantes, canalhas e imprestáveis conhecidos por seus modos tortuosos, desonestos, excêntricos e travessos. Se os Eshu são imprudentes, os Pooka são dementes. Suas vidas são uma constante enxurrada de brincadeiras, mentiras e façanhas selvagens. Eles gostam de brincar e odeiam trabalhar. O Conhecimento Feérico afirma que os Pooka são descendentes de sonhos inocentes de muito tempo atrás, quando os mortais viam as brincadeiras dos animais e desejavam que pudessem ser tão livres quanto eles.

Tudo é maior que a vida para um Pooka. Eles acham difícil levar a sério a vida mundana e vão fazer de tudo para desencorajar a tristeza que ela traz. Se eles carregam um pedaço de tristeza no fundo de seus corações, você jamais vai adivinhar. As vidas dos Pooka são um borrão feliz e caótico. Eles afugentam o marasmo com um esforço quase desesperado Nenhuma brincadeira é baixaria se ela conseguir causar riso.

A verdade é anátema para um Pooka. Qualquer coisa que ele diga será salpicado com mentiras para tornar mais interessante. Depois de espalhar tolices e desinformação, ele vai se retirar para um ponto seguro de onde possa assistir à diversão. Se o alvo de suas brincadeiras ficar irritado, o Pooka ficará confuso. Talvez o foco de sua atenção precise de um pouco de ajuda com seu senso de humor. Talvez vá dar um pouco mais de trabalho para “animá-lo”. Ou talvez ele esteja afetado por uma maldição mortal: ele é mundano. A mundanidade é perturbadora para um Pooka, e eles têm um medo avassalador de se tornarem banais. Sua excentricidade é a fuga mais fácil.

A afinidade animal de um changeling muitas vezes irá amarrá-lo em seu ambiente. Os Pooka que moram na cidade muitas vezes assumem a forma de cães, gatos ou até mesmo ratos, enquanto os Pooka do campo podem emular cavalos, lobos ou lebres selvagens. A maioria é composta por mamíferos, mas uns poucos aves e répteis existem. Os eshu contam histórias de Pooka leão, canguru e ornitorrinco, mas poucos acreditam neles. Pode-se acreditar, no entanto, que as histórias de animais trapaceiros em todo o mundo foram, sem dúvida, inspiradas por essas fadas.

padrim1

Apesar de todas as suas travessuras, os Pooka possuem um forte senso de nobreza. Os Pooka Seelie são amigos leais e corajosos em campo de batalha. Se uma de suas brincadeiras causar dor de verdade, eles ficam genuinamente arrependidos. Os Pooka Unseelie podem ser cruéis e ferozes, mas a maioria faz o melhor que puder para se encaixar bem com seus irmãos Seelie. Na verdade, uma série de suas brincadeiras resulta deles fingindo ser Seelie! Tropas, rebanhos e paradas de Pooka viajam por ai, atuando em peças e circos tanto para fadas quanto para mortais. Onde quer que eles vão, eles levam riso, engano e confusão. Bem-vindo ao maior espetáculo da Terra.

Aparência: Qualquer que seja a forma escolhida, Pooka são geralmente bonitos. Apesar de suas aparências serem variadas (dependendo da natureza de suas afinidades animais), eles são, muitas vezes, peludos, com alongados traços animalescos ou mesmo com orelhas de animais.

Estilo de vida: Quer vivam como atores, palhaços, malabaristas, bobos da corte ou comediantes de stand-up, os Pooka conseguem, de alguma forma, ganhar a vida fazendo o que amam. Talvez esta seja a maior peça de todas. Os Seelie se deixam levar na direção de mortais promissores que precisam de um pouco de consolo; os Unseelie agem como amigos próximos daqueles que podem garantir sua sobrevivência. Nas cidades, pode-se esperar vê-los em torno de universidades, nos parques da cidade ou talvez em sua região boêmia. No interior, não se esqueça de ser gentil com os animais que você encontrar.

  • Infantes são anjinhos, especialmente quando acham que serão pegos. Infantes Seelie são como filhotes brincalhões, sempre causando problemas e se esforçando para evitar o castigo. Infantes Unseelie são bichinhos destrutivos, mas logo aprendem a fina arte de colocar a culpa no Seelie.
  • Estouvados têm um senso de humor notoriamente rude. Imagine o palhaço da turma que seduziria seu melhor amigo enquanto coloca uma bomba de fedor no sistema de ventilação da escola. Quando suas peças estão indo muito bem, ele vai até mesmo ter um brilho luminescente nos olhos. Tenha cuidado quando um Pooka bravio começa a afiar suas garras.
  • Rezingões são graciosos. A maioria se estabeleceu em um emprego onde tolos tornam a vida fácil. Ainda que seu senso de humor nunca desapareça, ele se torna mais sutil. Os Pooka de barbas cinzentas tendem a preferir peças elaboradas que podem levar semanas para ser corretamente orquestradas.

Afinidade: Natureza

Direitos de Nascença

  • Metamorfose – Cada Pooka possui afinidade com um animal de sua escolha. Quando está completamente só, ele pode se metamorfosear nesse animal (ou sair da forma dele) em um turno. Metamorfoses custam um ponto de Glamour, mas reverter dela é gratuito. O Pooka possui todas as habilidades naturais do animal (garras, velocidade, salto, etc.), embora só seja possível assumir a forma de animais mundanos. Mesmo as formas grandes e assustadoras tendem a ser mais divertidas do que mortais, mesmo em uma briga.
    Changelings não podem reconhecer a forma animal de um Pooka em sua aparência mortal. Porém, eles realmente não precisam ver a forma animal para descobrir isso: um Pooka muitas vezes compartilha de algumas das qualidades mais cativantes do animal. Um Pooka gato, por exemplo, pode lamber os dedos depois de uma refeição, ou ronronar quando acariciado. Em seu semblante feérico, ele pode ter orelhinhas e uma longa cauda sibilante.
  • Confidente – O charme inato de um Pooka quebra as barreiras até mesmo com as pessoas mais frias. Adicione a curiosidade das fadas para torná-lo um confidente excepcional. Uma vez durante uma conversa, um Pooka pode testar Percepção + Empatia (ou Lábia) para fazer um changeling ou mortal despejar seu interior; a dificuldade é a Força de Vontade da “vítima”. Cada sucesso permite uma resposta verdadeira sobre uma questão pessoal. No entanto, isso não é algo instantâneo. Isso exige tempo, esforço e representação para persuadir as informações a serem reveladas.
    Este Direito de Nascença funciona normalmente o tempo todo, mesmo com mortais.
    Um Pooka nunca tem falhas críticas em testes de Empatia ou Lábia.

Fragilidades

  • Mentiras – As pessoas podem confiar em um Pooka, mas ninguém em sã consciência acreditaria em um. Eles são famosos por suas mentiras elaboradas. Não importa o quão importante seja uma questão, um Pooka sempre deve misturá-la em uma mentira. Um Pooka precisa fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para dizer toda a verdade.
    Pooka diferentes possuem estilos diferentes de mentir. Alguns Pooka Seelie sempre dizem o contrário do que querem dizer, enquanto muitos Unseelie propositalmente dizem a verdade em um momento para surpreender seus ouvintes com a guarda baixa. Os Pooka Unseelie expressam suas mentiras muito cuidadosamente às vezes – se um Unseelie faz seu teste de Força de Vontade no início de uma cena, ele pode misturar mentiras e verdades livremente. Isso pode torná-lo ainda mais perigoso…

Fonte: Changeling: The Dreaming 2nd Edition – páginas 94 e 95
Imagem: Glamour – Valderie
Tradutora: Eva

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, macumbeira feminista, maga da Ordem do Dado, colaboradora da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de