09/09/2010
O Paradigma
O Caminho: Há coisas, e há um Caminho para todas as coisas. Há um caminho para pintar e um Caminho para pintar; há um caminho para atirar uma flecha e um Caminho para atirar uma flecha. Há um caminho para se mover e um Caminho para se mover; seu treinamento no Do o ensina parte do Caminho de se mover assim como o Caminho da luta. Do é muito mais do que isso, mas você deve entender a existência do Caminho antes que você prossiga.
O Caminho de se fazer algo é fazê-lo corretamente, desta forma mente, corpo e espírito são um e estão focados na realização da tarefa. Mestres vivem seus Caminhos escolhidos todo o tempo, seja ele o Caminho da pintura, atirar uma flecha, ou Do.
Mágika
O Caminho do Do – Foco: Este Caminho não é a mágika; embora muitos o chamarão assim. Um aprendiz de Do é um artista marcial habilidoso, com uma habilidade natural ou desenvolvida para alcançar um Caminho do Ser de alta ordem. Mente, corpo e espírito estão em harmonia entre si e com o universo, e quando isto ocorre, a pessoa é capaz de grandes realizações. Saltar grandes distâncias, se antecipar a outros como se estivesse lendo seus pensamentos, partir objetos inquebráveis, e muitos outros feitos. Nada é impossível ao Caminho enquanto você aceitar que pode ser feito e tiver foco em atingir o objetivo.
O Caminho da Magia – Mágika: Há muitas outras pessoas neste mundo e outros, que podem realizar grandes atos mas não seguem nosso Caminho. Estes outros praticam a Magia e a Mágika. Seus Caminhos são diferentes e muitos. Não feche sua mente às muitas possibilidades.
Esferas
Arete
O Caminho: Cada membro da Irmandade de Akasha tem se colocado sobre um caminho de conhecimento e auto-descoberta. Neste caminho cada um aprenderá muito sobre si mesmo, outros e o mundo. O progresso neste caminho é medido pela quantidade de harmonia existente entre mente, corpo e espírito. No fim do caminho está a Iluminação.
Habilidade em Do não é o Caminho, é apenas uma parte, uma ferramenta usada por mestres para ensinar certas habilidades aos Discípulos. A aptidão física é facilmente aprendida e dominada através da prática. Muito mais difíceis de trazer à harmonia são as enfermidades da mente e o poder do espírito. Mestres de Do são igualmente equilibrados fisicamente; é o mais sutil desenvolvimento da Força de Vontade, astúcia (Raciocínio), e Inteligência que irá determinar o resultado de qualquer competição.
Quintessência
Ki, Chi: A força que flui e se liga ao universo pode ser canalizada com o Foco apropriado. Você deve aprender a sentir o fluxo do Ki dentro de si e através do mundo. No mundo você encontrará lugares onde o fluxo é muito forte e até mesmo fontes de onde este fluxo vem. Estes são lugares de grande importância no mundo. Você deve tirar um tempo para meditar em tais lugares. Isto irá ajudá-lo muito a manter o Foco.
Paradoxo
Ação incorreta: Se uma ação é tomada com um Foco impróprio, existe a possibilidade do erro. Cometer um erro é uma Fraqueza, e a Fraqueza abre uma pessoa às conseqüências de sua ação incorreta. Às vezes um oponente tirará vantagem da oportunidade. Talvez o universo tentará negar seu sucesso e você acumulará Karma ruim. No fim, será a sua falha que permitirá os outros a te prejudicar. Não falhe.
Ascensão
Iluminação: Este é o objetivo do seu estudo, a total harmonia de corpo, mente e espírito. Quando tiver atingido a Iluminação, você terá dominado o Caminho. Você compreenderá verdadeiramente quem e o que você é, e o seu lugar no plano das coisas. É dito que os Mestres são capazes de grandes feitos. Também é dito que os Mestres alcançaram um grande senso de paz, harmonia com todas as coisas. Este é o objetivo do Do, e do Caminho.
Traduzido por Elcio Jr.