Drive Thru RPG

Mundo das Trevas

Clássico Mundo das Trevas

O Mundo das Trevas, conhecido por WoD (do original World of Darkness) ou cWoD (Classic World of Darkness), é um cenário fictício do gênero fantasia urbana de jogos de RPG. Foi criado em 1991 por Mark Rein·Hagen e seu lançamento se deu com Vampiro: A Máscara, pela editora White Wolf, que é agora de propriedade da Paradox.

Com grande influência da obra de Anne Rice (principalmente as Crônicas Vampirescas), as influências do Mundo das Trevas em obras como Underworld e True Blood são notáveis.

O cenário do Mundo das Trevas nos leva a um mundo contemporâneo exatamente igual ao nosso – exceto que mais frio, mais cínico, mais sombrio, mais perdido. E ali o sobrenatural ainda existe. A decadência e a corrupção estão por todos os lados. Brigas de gangues escondem combates sanguinários entre lobisomens e criaturas de pesadelos, debates políticos mascaram o discurso de uma associação de magos que deseja controlar mentes e corações, vampiros dançam à meia-noite com jovens desesperançados - e mesmo na mais escura quebrada, talvez, uma fada possa oferecer algumas histórias e um pouco de esperança.

Do ponto de vista da caracterização, o Mundo das Trevas é definido como um cenário punk gótico, com traços marcantes de fetichismo.

Não é um cenário recomendado para menores de 18 anos, dada a maturidade de seu conteúdo.

Possui "expansões", que permitem que seus jogadores joguem na Idade Média (linha Idade das Trevas), no Velho Oeste e na Era Vitoriana, embora possua riqueza de tramas e possibilidade de criação o bastante para que seus jogadores joguem na era em que preferirem.

Aqui, você encontrará textos gerais sobre o Mundo das Trevas e seus habitantes – e criaturas.

Trilhas de Sabedoria – Vampiro: A Máscara

No artigo de hoje, decidi trazer pra vocês algumas informações das Trilhas de Sabedoria para personagens de Vampiro: A Máscara. O artigo não pretende encerrar o assunto, já que as Trilhas são tão diversas quanto são os vampiros uns dos outros, mas é fruto de algumas pesquisas pessoal nos livros publicados de Vampiro: A Máscara. […]

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14/12/2012

O Legado do Espião – Mago: A Ascensão

Um dos setores mais míticos na Teia Digital de Mago: A Ascensão é certamente o Legado do Espião. Esse lugar misterioso é cercado de boatos e histórias, embora ninguém possa afirmar qual a sua origem, a quem pertence ou quais as reais intenções de seus fundadores. O Legado parece-se com um bar grande, com portas que […]

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13/12/2012

A Weaver – Lobisomem: O Apocalipse

A Weaver é possivelmente a mais polêmica entre as componentes da Trindade Metafísica de Lobisomem: O Apocalipse. Uma entidade metafísica ligada à estabilização, forma, previsibilidade. Mas qual é a real extensão do poder e do trabalho da Weaver? A função essencial da Weaver é controlar a essência pura da criação, dando a ela forma e fazendo […]

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11/12/2012

Os Nefandi: A Ruína dos Deuses – Parte 2

Santo Lúcifer me ouça Orando a Ti – nessa Véspera – de Todos os Santos Alto seja o preço mas então nada é de graça – minha alma vai – agradecidamente negociar All Halows Eve – Type O Negative Aviso: Este artigo é recomendado para maiores de 18 anos e pessoas maduras. Se você é […]

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10/12/2012
Seria uma Kinain Nocker? *-*

Kinain, Roubos de Bebês e Afinidade com Fadas em Changeling: O Sonhar

Olá! Hoje resolvi falar um pouco sobre quem são os Kinain, o que está por trás das lendas de roubos de bebês por fadas em Changeling: O Sonhar e como funciona ter a Qualidade: Afinidade com Fadas para personagens de outros jogos da mesma linha. Isso é bem bacana tanto nas mesas de Changeling quanto […]

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09/12/2012

Demência – Vampiro: A Máscara

Olá! Hoje eu trago pra vocês a Disciplina Demência – que eu fiz questão de traduzir (Malkavians <3). Traduzi até o nível 5 da Disciplina e, em caso de dúvidas, recomendo que consultem a fonte – o Vampire: The Masquerade 20th Anniversay Edition. Eu entendo quem acha o contrário, mas eu prefiro muito mais jogar […]

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08/12/2012

A Teia Digital – Mago: A Ascensão

A Teia Digital é um dos campos de guerra mais movimentados de Mago: A Ascensão. Tanto o Conselho quanto a Tecnocracia, os Nefandi e os Desauridos possuem lugar aqui (juntamente de vampiros, lobisomens, e sabe-se mais que tipo de criatura!) A visão desse artigo reflete a Teia Digital da Segunda Edição de Mago: A Ascensão, antes […]

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01/12/2012

A Guerra da Fúria – Lobisomem: O Apocalipse

Uma imensa guerra entre os lobisomens e os Fera, a Guerra da Fúria foi um evento marcante no universo de Lobisomem: O Apocalipse. Levando diversas raças metamórficas à extinção ou muito próximas dela e fazendo com que os Fera restantes se escondessem ressentidos, a guerra tem um começo e motivo difíceis de discernir. No entanto, […]

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30/11/2012

Como Montar Paradigma e História para o Meu Mago? – Parte 1

Olá! Hoje eu escolhi iniciar um debate sobre a forma como construímos a história dos nossos personagens para Mago: A Ascensão. Na série de artigos Fazendo a Mágika Acontecer, eu bati muito na tecla do Paradigma. Mas qual a relação do Paradigma com a história do personagem? Bom, vamos recorrer à Wikipédia, primeiro, pra definir […]

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29/11/2012

Diablerie (e Porque Nós Jogamos RPG no Mundo das Trevas)

Hoje eu achei que seria bacana a gente papear um pouco sobre a diablerie em Vampiro: A Máscara, e ai avançar pra uma discussão do motivo da gente pirar tanto no Mundo das Trevas e seguir jogando esse cenário que completou 20 anos. Vou dar uma explicação básica, pra quem está chegando agora nesse cenário […]

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28/11/2012

A Inquisição no Mundo das Trevas

Vira e mexe, lemos aqui e ali citações sobre a tal da Sociedade de Leopoldo nos livros do Clássico Mundo das Trevas. Você sabe quem eles são? O que eles fazem, e por quê? Hoje trago para vocês algumas informações sobre a Inquisição do Clássico Mundo das Trevas. Gostaria de chamar a atenção para o […]

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27/11/2012

Górgonas – Possuídos pela Wyld

O que acontece quando a Wyld deseja… servos na Terra? Hoje trago pra vocês as Górgonas, algo como o equivalente aos Fomori da Wyrm e aos Drones da Weaver em Lobisomem: O Apocalipse. Górgonas As Górgonas são um caso delicado de influência da Wyld, podendo existir de duas formas. Uma delas é como criaturas geradas […]

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26/11/2012

Id, Ego, Superego e a Morte dos Sonhos em Changeling

Boa noite! Hoje, resolvi escrever um artigo curto, mas que acredito ser crucial para quem joga ou se interessa por Changeling: O Sonhar. É comum acontecer um erro de interpretação entre as Cortes Seelie e Unseelie, ao mesmo tempo em que muita gente tem preconceito com o jogo por considerar “colorido demais”, beirando a homofobia […]

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25/11/2012

Fazendo a Mágika Acontecer em Mago: A Ascensão – Parte Final

Olá! Com este artigo, chegamos na parte final dos artigos sobre o uso da mágika em Mago: A Ascensão 2ª Edição. Espero que em breve eu possa fazer um novo artigo, salientando as diferenças na Edição Revisada de Mago, e no ano que vem espero ter a honra de estar escrevendo sobre o sistema de […]

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24/11/2012

As Linhagens de Vampiro: A Máscara

No artigo de hoje, trazemos as informações sobre as linhagens de Vampiro: A Máscara. Apesar das informações constarem principalmente do Vampire: The Masquerade 20th Anniversary Edition, a lista no final do artigo contém linhagens que não constam na edição de 20 anos, mas sim em outros suplementos – e que pretendemos detalhar melhor no futuro. […]

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23/11/2012

A Wyld – Lobisomem: O Apocalipse

O que é a Wyld em Lobisomem: O Apocalipse? Sabemos que ela é uma das três entidades metafísicas que compõem a Tríade, que ela é a criação. Em palavras simples, podemos dizer que a Wyld é o Caos absoluto, enquanto entidade personificada – as probabilidades infinitas, sem ordem, todas as possibilidades acontecendo ao mesmo tempo. […]

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22/11/2012

Um Conto Desaurido

Hoje trazemos pra vocês um conto escrito depois de pedidos do pessoal a respeito de artigos sobre Desauridos de Mago: A Ascensão feitos pela Emi. Espero que gostem. Peguem a pipoca, o suco de groselha, e aproveitem o conto :P Um Conto Desaurido Dra. Méndez, Escrevo para reportar o nosso encontro com o que a […]

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21/11/2012

A Corte das Sombras – Changeling: O Sonhar

Alguns dizem que o mundo acabará em fogo, Alguns dizem em gelo. Do que provei de desejo sem arrogo Eu fico com aqueles a favor do fogo. Mas se houvesse duas vezes esse pesadelo, Eu acho que sei do ódio o tom Para dizer que para destruição o gelo Também é muito bom O bastante […]

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18/11/2012

A Tríade em Lobisomem: O Apocalipse

A Tríade é formada pelas três maiores entidades na hierarquia espiritual de Lobisomem: O Apocalipse – Wyld, Weaver e Wyrm. Na mitologia Garou e de outras raças metamórficas, estas três entidades são responsáveis pela criação, preservação e destruição, respectivamente, de todas as coisas. De onde surgiu a Tríade? As histórias e mitos são todos contraditórios. […]

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16/11/2012

Presença – Vampiro: A Máscara

Hoje é a vez da Disciplina Presença para Vampiro: A Máscara. Traduzi a Disciplina até seu nível 5, e é cada vez mais forte a ideia de, no futuro, abordar as Disciplinas acima do nível 5 em outros artigos. Em caso de dúvidas, consulte o Vampire: The Masquerade 20th Anniversary Edition. Presença é uma das […]

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15/11/2012
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