Drive Thru RPG

Boggans – Changeling: O Sonhar

24/10/2012

“Por que, o que aconteceu com você, meu amigo? Aqui, sente-se perto do fogo enquanto eu consigo algo quente para você beber. Por favor, conte-me tudo…”


Pronúncia:
bó-gans

Boggans encontram o seu maior prazer no trabalho. Um emprego honesto, uma boa empresa e uma rotina regular são as maiores exigências dos boggans. Diz-se que um boggan é tão honesto quanto mais estiverem sujas as suas mãos.

Esta honestidade inclui a necessidade de ajudar os outros. Boggans caseiros são conhecidos por sua hospitalidade e poucos podem se recusar a ajudar um viajante em necessidade. Os Bravios muitas vezes pegam a estrada para procurar aqueles que precisam de ajuda, mesmo quando isto os faz parecer intrometidos problemáticos. Boggans Seelie demonstram altruísmo além da compaixão e a bondade de seus corações; boggans Unseelie são atraídos pelas necessidades de desejos oportunistas. Independente da Corte, esta filosofia de kith de serviço nobre glorifica o ajudar os outros. O status entre os seus é medido pelo número de pessoas que eles “ajudaram”.

Beneficiários que se tornam complacentes, no entanto, são rapidamente cortados. Boggans que preferem ficar em casa valorizam o conforto e a segurança. Quer a casa pertença a eles ou a outra pessoa, faz pouca diferença. Os tipos mais calmos levam suas vidas agradavelmente como zeladores; carpinteiros, jardineiros, cozinheiros e taverneiros ganham fama entre os seus. Enquanto as pessoas a quem os boggans ajudam os aprecie, o povo simples faz o seu melhor.

Não há outra razão pela qual os boggans humildemente se integram às famílias: eles são fofoqueiros notórios. Os segredos que eles só “ouviram por um acaso” são considerados como recompensas justas pelo seu trabalho duro. Boggans Seelie insistem que reúnem estas informações por simples curiosidade. Os Unseelie guardam estas informações para serem usadas em “ocasiões especiais”. Seja por altruísmo ou ganância, os boggans conseguiram transformar um vício em uma forma de arte.

Apesar desta fraqueza, os boggans são, merecidamente, orgulhosos de sua reputação como ótimos trabalhadores. Sabe-se de alguns que trabalharam até morrer para realizar um trabalho corretamente. Questionar a qualidade do trabalho de um boggan é um modo seguro de fazê-lo ter um ataque de fúria. Embora ninguém tenha visto um boggan irritado se arrebentar de trabalhar, alguns bravios tentaram. Um boggan que faça menos que o seu melhor considera-se muito endividado com aqueles a quem tentou servir.

O conceito de dívida é algo importante a se lembrar quando se lida com boggans. Embora considere que o serviço voluntário seja a maior das honras, a maioria prefere morrer a estar em dívida com alguém. Boggans Seelie muitas vezes recusam pagamentos por seus serviços, e podem até mesmo se sentirem ofendidos por tais ofertas. Os boggans Unseelie consideram forçar outros em posições de débito como um verdadeiro sinal de poder. No entanto, é um esquema perigoso para a riqueza. Os mais avarentos boggans Unseelie são conhecidos como boggarts, e são tratados com desdém por outros Kithain. O medo de se endividar de um boggan muitas vezes o impede de estabelecer laços. Embora eles vão alegremente trabalhar com outros, boggans raramente tomam parte em juramentos de qualquer tipo.

Qualquer um que pense que um boggan sempre será subserviente é um tolo. Embora um boggan dedique-se a servir os outros, ele sempre sabe seu próprio valor. Mesmo quando ele é empregado dos outros, um representante fiel deste kith se vê como o dono da situação. Prestando serviço aos necessitados, os boggans ganham um sentido de nobreza que nenhum título ou posição pode igualar.

Aparência: Boggans são de baixa estatura, com cabelos grossos e felpudos e uma tendência a serem rechonchudos. Muitas vezes possuem olhos pequenos e brilhantes, enfatizando seus grandes narizes. Suas mãos são grandes e calejadas, com dedos ágeis e juntas nodosas. Boggans muitas vezes têm sobrancelhas grossas, que emolduram seus olhos e crescem descontroladamente. Suas peles são bronzeadas, que escurecem e enchem-se de rugas com a idade. Seus trajes são geralmente simples pelos padrões dos Kithain.

Estilo de vida: Um coração quente, uma cozinha bem equipada, uma cama confortável – estes são os elementos essenciais na casa de um boggan. Enquanto alguns boggans são conhecidos por seu talento na cozinha ou na arrumação da casa, muitos deles encontram empregos em profissões como construção civil e serviços de emergência. Onde quer que haja um trabalho honesto para se fazer, boggans se sentem em casa.

  • Infantes são travessos e estão sempre correndo. Eles tendem a se reunir sempre que o trabalho está sendo feito. Podem nem sempre serem atentos enquanto ajudam, mas normalmente aprendem seus ofícios na mais tenra idade. Uma vez que o trabalho esteja concluído, eles ficam ansiosos para se meterem em confusão.
  • Estouvados não podem deixar de ajudar, mas procuram por aventura. Por que se esconder sob o avental de sua mãe quando há um mundo a ver lá fora? Apesar de seus caminhos errantes, uma vez que eles encontrem uma trupe de Kithain aventureiros, eles se prendem a esse grupo, e poucas coisas podem afastá-los. De todo o grupo, são os mais propensos a se importar com coisas como a quantidade dos alimentos que compraram e a qualidade do tabaco para seus cachimbos.
  • Rezingões normalmente se assentam em residências permanentes onde possam ver a vida passar trabalhando sem pressa. Esse, muitas vezes, é o lugar de onde eles podem ajudar muitas fadas, com um freehold local se possível. O nível de conforto neste local é uma preocupação primordial para eles.

Afinidade: Ator

Direitos de Nascença

  • Artesanato –Boggans nunca fogem do trabalho duro. De fato, isso os une. Eles possuem a reputação de serem artesãos rápidos e superiores. Se não estiverem sendo observados, podem realizar qualquer tarefa que envolva o simples trabalho braçal em um terço do tempo normal.

Devido à sua afinidade com o trabalho, boggans nunca tiram falhas críticas em testes de Ofícios.

  • Dinâmicas Sociais – Já que são intimamente familiarizados com o funcionamento de famílias, os boggans possuem uma percepção acurada das relações entre as pessoas. Fofocas circulam mesmo nos maiores freeholds. Os Seelie captam os olhares sutis dos que são possivelmente amantes; os Unseelie tendem a perceber relações conspiratórias e rivalidades. Um teste bem sucedido de Percepção + Empatia (ou Lábia) permite a um boggan montar o quebra-cabeça das dinâmicas sociais de um grupo. A dificuldade pode variar de 5 (para um pequeno grupo de viagem) a 10 (para um baile real transbordando de intriga). Este Direito de Nascença funciona normalmente mesmo quando lida com mortais e não-encantados em situações sociais.

Fragilidades

  • Chamado dos Necessitados – Boggans não conseguem suportar a visão de outra pessoa em necessidade. Quando confrontado por alguém em legítima necessidade, um boggan deve fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para evitar ajudar aquela pessoa de algum jeito.

Nota: Os termos usados nos nossos artigos sobre Changeling ainda não estão totalmente definidos, então a qualquer momento as traduções poderão ser revisadas.

Fonte: Changeling: The Dreaming 2nd Edition – páginas 88 e 89
Imagem: Boggans Rule
Tradutora: Eva

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, macumbeira feminista, maga da Ordem do Dado, colaboradora da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de