08/01/2012
Um Artefato ou Invento é um objeto aparentemente ordinário em que foi investida alguma habilidade extraordinária. Tapetes voadores, canhões laser, mantos de invisibilidade e armaduras completas fortalecidas são todos exemplos de Artefatos e Inventos. A mágika de um Artefato ou Invento não é limitada a um número preestabelecido de usos. Artefatos e Inventos podem ser usados repetidas vezes, seus poderes sendo apenas limitados pelo poder e compreensão do mago ou cientista que os usam.
Um Artefato ou Invento possui tipicamente um ou dois poderes que são contínuos ou que podem ser ativados quando necessários. Por exemplo, um conjunto de armadura fortalecida daria ao seu usuário um bônus constante em Força, enquanto um manto de invisibilidade só tornaria seu
usuário invisível ao ser ativado. Além do mais, um Artefato ou Invento pode também ser um Talismã. Nesse caso, ele possui sua própria Quintessência e Arete, e o usuário pode usar o poder natural do item ao invés de ativá-lo com seu próprio conhecimento.
Artefatos e Inventos também podem ocasionalmente possuir defeitos, pequenas maldições estranhas e limitações esquisitas ao seu poder. Um Narrador pode aumentar o poder total de um Artefato adicionando Defeitos para equilibrar o poder do item, ou afligir o item com alguma Ressonância negativa ou peculiaridades irritantes. Alguns Artefatos não são confiáveis e eles nem sempre funcionam da maneira que o usuário deseja. Outros são completamente azarados, causando todo tipo de problemas. Infelizmente, a maioria desses itens carrega uma maldição que evita que o usuário consiga se livrar deles.
Fonte: Mage Storytellers Companion – páginas 53 e 54
Tradutora: Emi