Drive Thru RPG

Conto: Um Seminário Motivacional para Magos

18/09/2010

Por Ryan J Franklin

CATÁLOGO: LEC/25501-32-883N
Série de Palestras a Convidados de Doissetep XVII
14 de julho de 1996
Palestrante Dr. Roland Fitzpatrick, Verbena
Segue a transcrição:
Boa noite.
Nesta noite eu trago a vocês uma mensagem de esperança.
Em particular, eu trago uma mensagem àqueles de vocês aí – e eu sei que há muitos de vocês – que sorriram em desdém quando eu disse “esperança”. Eu vou dizer de novo. Nesta noite eu trago a vocês Uma. Mensagem. De. ESPERANÇA.
Eu ouço vocês dizendo, ‘Pelo que há de se ter esperança? Eu estive em dúzias destas palestras, eu estive nas ruas, eu vi o jeito que o mundo está, e eu sei que NÃO HÁ ESPERANÇA. As forças do Paradoxo rompem mesmo os elementos mais básicos do meu paradigma. Os Tecnocratas controlam o paradigma global. Os Nephandi se fortalecem dia a dia. Desauridos surgem como ervas daninhas em cada rachadura que resta. E isso só piora. ’
E eu irei lhes dizer – BESTEIRA.
Se vocês olharem para o mundo e vir-lo ficando pior, vocês estão sendo enganados. Vocês têm que olhar com olhos melhores e eu quero dizer realmente olhar e pensar sobre o que estão vendo. E se vocês fizerem isso, vocês vão ver o que eu vejo.
Vocês verão que enquanto, sim, nós estamos perdendo a Guerra da Ascensão, ninguém mais está vencendo.
Eu sei que muitos estão se perguntando de onde eu tirei isso. Nós todos sabemos que a Tecnocracia está ganhando afinal de contas….bem, não sabemos?
Se vocês acharem que isso é verdade, vocês estão sendo enganados de novo.
E se vocês acham que isso é falso, que a Tecnocracia não está ganhando, vocês provavelmente pensam assim pelo motivo errado. Vocês provavelmente acham que é porque nós ainda estamos aqui lutando contra eles, e que eles não podem vencer até que todos nós tenhamos sumido. Ou talvez vocês achem que é porque alguém lhes contou que nós somos “Destinados’ à vitória. Estou aqui para dizer que nós não somos destinados. Não estou dizendo que nós não vamos vencer. Eu não estou dizendo que nós não podemos vencer, mas eu estou dizendo que nós não estamos vivendo em um filme de cowboy. O chapéu de vocês não é branco e o deles não é preto. Vocês não são automaticamente o Bem que irá Prevalecer sobre Todo o Mal. E se vocês acharem que são, vocês não vão aprender com a Tecnocracia. Porque eles sabem, eles fazem algo melhor do que qualquer um aqui nessa sala.
A Tecnocracia não aprendeu tudo que precisava saber enquanto estavam no jardim de infância, mas aprenderam a coisa mais importante: compartilhar. Porque enquanto todos aceitamos intelectualmente que os Adormecidos têm o mesmo potencial inato que todos nós temos, os Tecnocratas provam que eles têm e então vão ainda mais longe garantindo que estes Adormecidos possam usar este potencial. Antes de eu ter Despertado, eu fazia milagres todos os dias. Eu usava uma caixa de metal que se movia sozinha ao redor da cidade. Eu curava os doentes. Eu falava com alguém que estava do outro lado do mundo. Eu colocava comida dentro de uma gaiola de plástico e ela cozinhava em menos de 5 minutos.
Isso requeria treinamento e disciplina? Sim, claro que requeria. Eu tive que aprender a fazer essas coisas, e mesmo a Tecnocracia não podia mudar aquele aspecto da nossa Arte. Mas isso não requeria compreensão. A força do meu Avatar não significava nada. Eu acho que os Tecnocratas realmente acreditam, ou pelo menos a maioria deles, que um dia não haverá diferenças entre os Despertos e os Adormecidos. Uma Ascensão irreal, com todas as barreiras removidas.
E enquanto a resposta Tradicional padrão é que isso será um Pesadelo sem fim, ainda há algo de muito admirável no que eles estão fazendo. Porque eles evitam o pecado do Orgulho o qual tem destruído muitos de nós com o passar dos séculos. Porque eles fortalecem os Adormecidos. Porque eles fazem um truque espetacular e então dizem ao público como fizeram, e eles encorajam o público a ir pra casa e tentar por si mesmos.
Nós nunca fizemos isso.
Nunca.
E essa pode ser a razão pela qual estamos perdendo.
Mas isto é apenas a mesma mensagem que vocês têm recebido desde o primeiro dia. Vocês já sabem que a Tecnocracia tem uma reputação melhor com os Adormecidos do que qualquer outra facção um dia já teve. Exceto aquela — bem, vou voltar nisso mais tarde.
Porque agora, eu quero tocar nas outras duas facções. Nós temos os Nephandi, os corruptores, e nós temos os Desauridos, os incontroláveis. Ambos representam pra mim o pior que pode nos acontecer já que andamos em uma linha tênue de oposição à Tecnocracia. Como nós temos que preservar mais possibilidades do que o plano Tecnocrata permite, nós corremos o risco de perder o nosso tênue controle sobre a realidade consensual e nos tornamos um Desaurido. Como nós encaramos um inimigo vasto, perigoso e poderoso, nós corremos o risco do desespero e nos tornamos corruptíveis. Estas duas facções não irão ativamente ganhar esta Guerra, pela simples razão de que nenhuma delas pode convencer a massa de Adormecidos de que o seu caminho está certo. Tem algo no espírito humano que é repelido pela corrupção, assim como há algo no espírito humano que é repelido pela insanidade. Se os Nephandi ou Desauridos vencerem, será nossa culpa completamente por dar a eles uma vitória que não conseguiriam obter sozinhos. Se não ficamos vigilantes, se negarmos a eles a matéria prima que precisam para sobrepor a melhor das intenções dos Adormecidos deste mundo, tudo aquilo que já protegemos estará perdido para sempre.
Cruel, não acham?
Já estão deprimidos?
Não fiquem. Eu quero que vocês sintam o quão importante é a Guerra da Ascensão para vocês, não apenas como um Mago de uma Tradição, mas como uma pessoa. Porque se nós perdermos, nós queremos ter a droga da certeza de que não perderemos para um deles. Tenham em mente quando chegar a hora de tomar decisões difíceis, pois todos nós dependemos que vocês façam a coisa certa.
Mas não fiquem deprimidos. Porque eu estou trazendo a vocês uma mensagem de esperança.
Esperança, pois embora nós estejamos perdendo, nós não perdemos ainda.
Esperança, porque embora estejamos perdendo, ninguém mais está vencendo.
Esperança, porque embora estejamos perdendo, eu posso mostrar a vocês que nós estamos fazendo a diferença no mundo, e que todos os nossos esforços não estão sendo em vão.
Vou contar a vocês uma história. É uma história sobre mim, uma boa criança norte-americana que foi para uma boa escola norte-americana, conseguiu seus bons “A”s, foi para uma boa faculdade de medicina e se tornou um médico. Porque eu queria ajudar. Porque eu queria fazer a diferença.
E eu fiz. Eu curei os doentes. Eu lhes tirei a dor e o sofrimento e lhes trouxe a cura. Eu trabalhei em um hospital por cinco anos, e então perdi minha fé na ciência médica.
Eu perdi minha fé.
Mais tarde, eu perdi minha fé em outra coisa. Por isso eu sou um Verbena hoje, e não mais um médico em um bom hospital em uma boa cidade norte-americana. Mas eu perdi minha fé na ciência médica. Eu perdi minha fé no que a Tecnocracia tinha me dito sobre como a cura funciona.
Então, vamos olhar para as coisas sobre as quais a Tecnocracia tem dito a nossa sociedade para ter fé. Nós podemos escolher qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, e nós podemos encontrar um motivo para a esperança nela. Mas eu sou suspeito, então vou olhar para a medicina.
O que é que um fulano na rua lhes diriam sobre ir a um hospital, além de que a comida fede? Ele irá dizer que é caro pra cacete. Ele dirá que se você não for rico, é melhor ter plano de saúde ou então estará arruinado. Ele dirá que se você não tiver dinheiro ou um convênio, você não vai chegar nem na porta.
Porque isso?
O que é o dinheiro neste belo paradigma Tecnocrata?
É Sorvo. É Quintessência. É Éter, se você preferir. É a coisa que faz a mágica funcionar.
Não concordam comigo? Pensem a respeito; se vocês tiverem dinheiro o bastante, vocês podem fazer qualquer coisa nesse mundo. Vocês podem ir à versão Tecnocrata da lua e mostrá-la na televisão para o mundo todo. O dinheiro é importante aos Adormecidos, e não só porque a Tecnocracia disse a eles que é importante. Eles sentem a quintessência mesmo que não tenham dado nome a ela.
Então se o fulano está dizendo que o custo da saúde é incrivelmente alto, vocês deveriam saber automaticamente o que isso significa.
Significa que a Tecnocracia está perdendo também.
Significa em um nível fundamental que os Adormecidos não estão mais comprando essa merda da Tecnocracia. Há Descrença lá fora, povo. Pessoas estão começando a pensar que talvez a ciência não tenha todas as respostas para elas, e isso significa que custa mais dinheiro – mais quintessência – para as coisas como a ciência médica de fato funcionar. E a Tecnocracia sabe que ela precisa da ciência para efetivamente trabalhar, se eles querem realmente chegar a algum lugar.
Oh, os altamente doutrinados são ainda os verdadeiros crentes. Vocês não vão achar um médico ou um cientista ou um engenheiro ou qualquer um desse tipo que não acredita. A Menos que eles percam sua fé, é claro. Mas a agitada massa de Adormecidos, as pessoas que sentem que suas vidas são menores do que as vidas as pessoas na TV, as pessoas que sabem que elas não têm que entender como o micro-ondas funciona para usá-lo, eles são aqueles que estão começando a se afastar.
São eles que estão fazendo a Tecnocracia perder.
São eles que me deram a mensagem de esperança que estou dando a vocês esta noite.
Pois se há Descrença lá fora, nós precisamos encontrá-la. Precisamos cultivá-la. Precisamos usá-la. A Descrença é o que fará a Tecnocracia perder. Os Adormecidos são aqueles que irão derrotá-la. No fim das contas, eles são os únicos que podem.
Agora, não estou dizendo que parar uma trama Tecnocrata ou remover um Construto Tecnocrata, ou sabotar um dispositivo Tecnocrata são atividades inúteis. Mas se esta é a única frente na qual vocês lutam nesta Guerra, vocês estão ignorando a oportunidade que está bem na frente dos narizes de vocês.
Não estou apenas falando em converter Adormecidos ao seu paradigma. Estou falando em converterem si mesmos e se juntarem aos Adormecidos. Estou falando em aprender com o que a Tecnocracia fez certo, assim como com o que fez errado. Está certo prestar atenção aos Adormecidos, e ensiná-los tudo o que puder, sem aqueles segredos invejosos com os quais nós das Tradições estamos acostumados. Está certo pensar nos Despertos como não sendo melhores que os Adormecidos e agir com esse pensamento. Mas está errado pensar que porque vocês os ensinaram algo, eles lhe devem sua Crença. E está errado tentar forçá-los a irem a algum lugar se eles não quiserem ir.
Esta é a minha mensagem de esperança a vocês.
Este é o meu desafio para vocês.
Obrigado, e boa noite.
Fim da Transcrição.
Traduzido por Elcio Jr.

Sobre Colaboração

Artigos publicados por leitores ou ex-autores do blog, que gentilmente colaboraram conosco ao longo dos anos. Artigos de opinião não necessariamente expressam a opinião das autoras do blog; traduções e resenhas têm suas informações checadas.

Ver mais artigos de