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Truques e Alçadas – Changeling: O Sonhar

16/04/2016

portrait-1008163No artigo de hoje, trazemos para vocês um pouco do funcionamento da mágica das fadas de Changeling: O Sonhar – a parte dos truques feéricos que determina o que, ou quem, pode ser afetado.

Tem sido uma longa semana preparando novidades que estamos preparando para vocês.  A cada semana, pretendemos revelar um pouco mais, sem deixar de, na medida em que podemos, de trabalhar para que por aqui tenhamos sempre um artigo novo, combinado?

Entre as novidades já anunciadas, queria destacar que já enviamos para a gráfica o primeiro modelo de marca-páginas que nossos padrinhos e madrinhas receberão como agradecimento por ajudar o Livro dos Espelhos a continuar no ar!

Teste do primeiro modelo de marcadores de páginas dos padrinhos e madrinhas <3

Teste do primeiro modelo de marcadores de páginas dos padrinhos e madrinhas <3

Além disso, inscrevi uma palestra para a Social Media Week, que ocorre em setembro no MIS em SP, em que pretendo tratar das minorias no meio gamer – assunto que, talvez, mereça um artigo para explicar melhor nas próximas semanas. Enquanto isso, eu agradeceria demais se vocês pudessem dar um pulo por lá e votar para que a minha palestra aconteça.

Sem mais delongas, vamos ao artigo de hoje, certo?

Truques e Alçadas

A mágica feérica, ou seja, os Truques (ou Draocht, que vem do irlandês antigo draíocht , ou draíochta, e significa arte druídica, feitiçaria, magia, encanto. Pronuncia-se possivelmente “draiôsht”, com a tônica no o e o t quase inaudível) está relacionada não apenas com as Artes (que é a forma de moldar o Glamour, mas de que trataremos num artigo futuro), mas também em Alçadas – que é do que falaremos hoje.

Para compreender como acontece um Truque precisamos, então, compreender o que são sua outra parte, os Alçadas, e é do que trataremos no artigo de hoje.

Uma Alçada nada mais é do que o que um changeling pode afetar com a própria arte. Determina o que, ou claro, quem, ele pode ou não afetar. É bastante simples na verdade, com cada nível determinando o que você pode ou não transformar em alvo.

A regra é bastante simples: para afetar algo ou alguém, você precisa ter conhecimento da Alçada apropriada, e você precisa ter o nível igual ou maior que o necessário para englobar o seu alvo para que seu Truque possa funcionar. Você pode combinar mais de uma Alçada, dependendo do caso.

As Alçadas

Acessório

SymbolRealmPropA Alçada Acessório relaciona-se ao controle e à manipulação de todos os objetos e coisas criadas por alguém, geralmente mãos humanas. Estamos falando de roupas, armas, veículos, computadores e qualquer coisa que possa ser de criação das mãos de alguém. Quanto mais complicado o objeto, obviamente, maior é o nível de maestria em Acessório necessário.

1bolinhaTraje Enfeitado – Objetos usados, vestidos, calçados normalmente, como roupas, anéis, tatuagens, etc.

2bolinhaUtensílio Artesanal – Um item que não tenha partes móveis, como espadas, escudos, mas não vale, por exemplo, arma de fogo ou armas como mangual, que possuem partes móveis.

3bolinhaAparelho Mecânico – Aqui você já pode afetar um item que tenha partes móveis, desde que ele não precise de combustível para funcionar. Assim, você pode afetar um mangual, mas um computador, por exemplo, precisa de eletricidade e, portanto, não pode ser afetado ainda.

4bolinhaMáquina Complexa – Agora você já é capaz de afetar um item com componentes móveis, que pode ser eletrônico, que faz uso de combustível, mas que seja fácil de compreender, como por exemplo uma torradeira, um liquidificador, um carro, mas não ainda uma televisão ou um computador.

5bolinhaArtefato Misterioso – Você pode afetar qualquer objeto, incluindo os computadores mais complexos.

Ator

SymbolRealmActorA Alçada Ator é a alçada ligada a todas as criaturas mundanas e seus correlatos. Assim, é a Alçada usada para afetar humanos, mas também vampiros, aparições, lobisomens, magos, mas não outras fadas.

1bolinhaAmigo Verdadeiro – Você pode afetar alguém que conheça bem, um grande amigo.

2bolinhaContato Pessoal – Você pode afetar uma pessoa de quem saiba o nome e com quem já tenha conversado.

3bolinhaRosto Familiar – Você não precisa saber o nome, mas deve ser capaz de se lembrar das feições do alvo.

4bolinhaCompleto Estranho – Você não precisa saber nada sobre seu alvo, mas vocês não podem ser inimigos.

5bolinhaInimigo Mortal – Seu alvo precisa fazer-lhe oposição, competir com você, ser sua inimiga ou vocês se odeiam, ou ao menos estão em algum tipo de conflito.

Cena

SymbolRealmSceneA Alçada Cena controla o espaço em que um truque funciona, bem como o número de alvos que podem ser afetados simultaneamente (o que vai exigir a Alçada apropriada para o tipo de alvo, mais o nível apropriado de Cena para determinar múltiplos alvos em uma mesma área).

1bolinhaAposento – máximo de 2 m2

2bolinhaCabana – máximo de 20 m2

3bolinhaCasa – máximo de 70 m2

4bolinhaParque – máximo de 200 m2

5bolinhaReino – máximo de 5.000 m2

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Fada

SymbolRealmFaeA Alçada Fada permite que se afete não só as fadas, mas também todas as demais criaturas do Sonhar.


1bolinhaPlebeu Genuíno
– Permite afetar apenas changelings plebeus.

2bolinhaNobre Imponente – Permite afetar qualquer changeling que possua um título.

3bolinhaQuimeras Diversas – Permite afetar criaturas e objetos quiméricos de quaisquer tipos.

4bolinhaGallain Indefinível – Permite afetar todos os seres feéricos não cobertos anteriormente, como Nunnehi, Inanimae ou qualquer coisa relacionada ao Sonhar.

5bolinhaMagia do Glamour – Permite afetar qualquer coisa composta por Glamour, desde Truques a tesouros, lias, etc. É o nível requerido para ser capaz de anular truques.

Natureza

SymbolRealmNatureA Alçada Natureza controla os animais, as plantas, a terra e até mesmo o clima, e criaturas que não sejam sobrenaturais, fadas ou humanas.

1bolinhaMaterial Bruto – Material orgânico que não tenha vida, como corda, papel, ou inorgânica que não é industrializada, como pedras, madeira. Aço não é afetado por esta Alçada, por exemplo, por ser industrializado.

2bolinhaFloresta Verdejante – Material orgânico vegetal e vivo – ou seja, plantas. Animais não entram neste nível ainda.

3bolinhaAnimais Bravios – Animais vivos e irracionais.

4bolinhaFenômenos Naturais – Clima, erupções vulcânicas, terremotos, reações geotérmicas, etc.

5bolinhaElemento Fundamental – Elementos naturais em sua forma pura (com base em carbono) ou os quatro elementos tradicionais (ar, fogo, água, terra).

Tempo

SymbolRealmTimeA Alçada Tempo permite que a fada controle o momento em que seus truques vão acontecer ou o quanto vão durar.


1bolinhaInstantâneo
– Um turno

2bolinhaEm um momento – Uma hora

3bolinhaEm um minuto – Um dia

4bolinhaBoa sesta – Uma semana

5bolinhaO que eu estava dizendo? – Um mês

Alçadas Inanimae

Inanimae_DarkAgesOs Inanimae usam um conjunto diferente de alçadas elementais que são muito similares às praticadas pelos Kithain, mas são divididas de outra forma. A Alçada Tempo não consta da representação deles, entretanto, embora haja Inanimae que conheçam as Alçadas dos changelings.

Ar: igual a Cena

Terra: igual a Acessório

Fogo: combinação de Natureza e Ator, embora apenas para efeitos físicos

Água: combinação de Natureza e Ator, embora apenas para efeitos mentais

Espírito: igual a Fada

Em um artigo futuro, espero que possamos começar a trazer para vocês as Artes, mas também outros segredos bem guardados das fadas.

Até a próxima!

Fonte: Changeling: O Sonhar – páginas 171 a 188; notas pessoais
Resenhista: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

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