Drive Thru RPG

Símbolos das Esferas e Suas Origens Herméticas

16/09/2010

640x921_10600_Alchemist_2d_character_girl_woman_portrait_alchemist_fantasy_picture_image_digital_artOlá!
Hoje eu trago pra vocês a origem do símbolo das Esferas, o que atesta a escolha hermética posteriormente adotada pelo resto do Conselho. São símbolos alquímicos, alguns com variações ou derivações.

Este artigo foi revisado em 2013, para atualizar algumas imagens e revisar o texto – portanto, aqui está tudo funcionando, e espero mesmo que ele seja bastante útil pros Narradores e jogadores de Mago: A Ascensão que buscam mais referências para suas mesas.

Símbolos Herméticos das Nove Esferas e seus Correspondentes Alquímicos

Como alguns sabem, símbolos alquímicos possuem uma linguagem própria. Cada um deles possui variações, derivações e, embora seus nomes possam parecer os mesmos, representam etapas diferente do processo. E como tudo na alquimia é altamente simbólico, as possibilidades de combinações são infinitas.

correspondencia2

Correspondência

O símbolo alquímico da Esfera da Correspondência representa o resultado final do processo de fusão. “Uma vez unido, sempre unido”.

Do latim amalgama, que figurativamente significa “conjunto de várias coisas, miscelânea”. Na química moderna, a palavra amalgama se refere à liga de mercúrio com outro metal.  Na mineralogia, trata-se de mineral monométrico constituído por mercúrio e prata. A palavra latina, amalgama, deriva da palavra grega málagma (μάλαγμα), que significa “cataplasma emoliente”. Chegou ao latim através do árabe, ou seja, al+malghan, passando então do latim medieval para o francês. Nos tempos atuais, também significa “combinar coisas juntas”, “manter coisas juntas e combinadas”.

entropia2Entropia

O símbolo alquímico da Esfera da Entropia representa o processo de putrefação ou decadência. “Tudo o que existe tende a deixar de existir”.

Do latim putredo ou putrefactio, putredo significa literalmente podre, e putrefactio, putrefação. Etimologicamente, putredo deriva da palavra latina puter, que significa podre, em decomposição, fétido. Putrefactio tem raiz semelhante, mas seu processo de formação é outro – significa podre, derivando da palavra putrefacere (estar a deteriorar, estar a desintegrar, estar a apodrecer), que deriva por sua vez de facere (fazer, agir, ser ativo, construir, criar, crescimento, levar adiante) e do sufixo putris (podre, decomposto, fedido), sufixo que por sua vez vem de pus (pus, matéria deteriorada, decomposta, fétida, resultado da falta). Em sua raiz também encontramos, no final (através de pus) a palavra puter.

espirito2Espírito

O símbolo alquímico da Esfera de Espírito representa fumaça, vapor.

Do latim fumus, palavra que significa fumo, fumaça ou mesmo vapor.

forcas2Forças

O símbolo alquímico da Esfera de Forças representa o ato de ferver, de fazer fervura, causar ebulição.

Do latim ebullire, palavra que significa o ato de ferver, de colocar para fora, de produzir em quantidade, de levar ao estado de bolhas, de queimar, palavra que deriva de bullire, que é bolha, fazer bolhas ou ferver, acrescida do prefixo latino e que significa em outro, fora.

vida2Vida

O símbolo alquímico da Esfera da Vida é um dos símbolos do processo de composição.

Do latim compositio, palavra que significa composição, acordo, pacto, arranjo.

materia2

Matéria

O símbolo alquímico da Esfera da Matéria representa o processo de fusão – ou seja, possui a mesma origem que o símbolo da Esfera da Correspondência, mas um significado diferente.

Seu nome, do latim amalgama, significa, neste caso, o ato de combinar coisas juntas, de misturar coisas, e não o resultado final da combinação ou mistura (como em Correspondência).

mente2Mente

O símbolo alquímico da Esfera da Mente é um dos símbolos que representa o sol.

Do latim sol, significa sol, aquilo que brilha.

primordio2Primórdio

O símbolo alquímico da Esfera do Primórdio representa essência, aquilo que é essencial.

Do latim essentia, que significa essência, substância, aquilo que pode vir a ser. Já essentia deriva de esse, que significa comer, consumir, devorar.

tempo2Tempo

O símbolo alquímico da Esfera do Tempo representa pó, poeira.

Do latim pulvis, palavra que significa pó, poeira, areia.

Caso você esteja procurando mais sobre alquimia e símbolos alquímicos, recomendo o site The Alchemy Web Site. A seção Alchemical symbols é realmente útil, dentre outras coisas, para Narradores e jogadores de Mago.

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de