Drive Thru RPG

Qualidades: Oradores dos Sonhos e Xamãs

08/01/2012

Bônus de Adereços (1-3 pontos)

Você recebe um bônus de +1 em todos os testes de mágika quando estiver usando adereços. Muitos xamãs que possuem esta Qualidade também possuem o Defeito Dependência de Adereços.

Comunicação com Animais (2 pontos)
Através do seu amplo e profundo entendimento do espírito dentro de todas as formas de vida, você pode se comunicar com qualquer animal normal. Esta comunicação não é tão exata ou tão comum quanto um discurso detalhado, nem mesmo é necessário envolver o uso da fala de fato. Em vez disso, o animal com que você está se comunicando compreende uma combinação de posturas, expressões faciais, olfato e fala, enquanto você também pode compreendê-lo em um nível igualmente primal.

Mesmo que o animal tenha visto tais coisas, você não pode exigir da capacidade de um animal informações como a placa de um carro ou o modelo da roupa de alguém. No entanto, a maioria dos mamíferos e aves pode lhe dizer informações básicas como quantas pessoas passaram, bem como detalhes possivelmente estranhos como o que essas pessoas comeram por último ou se cheiravam a medo. Para determinar o grau real de comunicação, role Carisma + Intuição. Descobrir informações extremamente simples possui uma dificuldade de 4 ou 5. No entanto, qualquer coisa mais complexa do que informações vagas sobre eventos recentes, ou perguntas sobre atividades do próprio animal, terá uma dificuldade maior.

Uma vez que são realmente poucas as pessoas preocupadas em tentar se comunicar com os animais, mesmo animais selvagens que normalmente não se interessam por seres humanos geralmente irão querer responder a um mago com esta capacidade. Esta Qualidade é extremamente limitada aos Oradores dos Sonhos e Verbena, embora alguns poucos Akáshicos também a conheçam. (veja também a Habilidade Língua das Bestas no livro The Sorcerers Crusade Companion. Na época moderna, falar com animais é tão incomum que chega ao ponto de exigir uma Qualidade ou algum tipo de mágika para tal).

Percepção Dupla (2)
Usando sua posição de intermediário entre o mundo espiritual e o mundo mortal, você pode facilmente alternar a sua consciência entre esses dois reinos. Ao usar qualquer mágika de Espírito que envolva perceber o mundo dos espíritos, você pode voltar a observar o mundo mortal a qualquer momento. Além disso, quando estiver na Umbra, você pode observar o mundo mortal sem ter que fazer qualquer rolagem adicional. Uma vez que esta habilidade é inata, você não sofre desorientação nem recebe qualquer penalidade associadas a alternar suas percepções.

Travestis e Contrariadores muitas vezes possuem Percepção Dupla de suas próprias naturezas duais. Se você pegar esta Qualidade junto com Medium ou Visão Espiritual, você pode escolher qual Qualidade apropriada está ativada ou não no momento.

Maestria em Fogo (2 pontos)
Ter controle sobre o fogo e as chamas é um dos poderes tradicionalmente associados aos xamãs. Muitas culturas consideram o fogo como uma força natural fortemente conectada ao mundo espiritual. Como um xamã, você tem uma conexão mais próxima com os poderes do fogo que a maioria. Você é consideravelmente mais resistente ao dano por fogo do que a maioria das pessoas e recebe 3 dados extra para todas as rolagens de Vigor para resistir ao dano causado por fogo. Você pode absorver o dano por fogo como dano normal. Adicionalmente, você também recebe 1 de bônus em todas as rolagens mágikas para criar, destruir ou manipular o fogo.

Autoridade Xamânica (2-4 pontos)
Você é reconhecido como um xamã verdadeiro por um seleto grupo de pessoas. Esta Qualidade traz igualmente significante influência mundana e substancial responsabilidade. Essas pessoas (que podem ser desde um pequeno e isolado grupo ou uma tribo a uma comunidade étnica de uma grande cidade estadunidense) o ajudam de qualquer forma razoável que puderem. Entre outros benefícios, essas pessoas vão dar-lhe suporte em forma de dinheiro, bens ou serviços. Quanto maior e menos isolada a comunidade, maior o custo da Qualidade. Ser o xamã de uma tribo isolada de 60 pessoas custaria apenas 2 pontos, enquanto ser um xamã reconhecido por uma comunidade étnica de milhares de pessoas que vivem em uma grande cidade custa 4 pontos. Seu povo vai te ajudar e dar apoio dentro das possibilidades de seus próprios recursos. Se você vive em uma comunidade pequena, você tem uma casa de um cômodo e recebe alimentação regular (se tanto), além de uma pequena quantidade de bijuterias e presentes. Seus protegidos também tentarão protegê-lo e ajudá-lo.

No entanto, em troca de proteção e sustento, espera-se que você atue como guia e intermediário espiritual da sua comunidade. Espera-se que você cure os doentes, contate o espírito dos que partiram, abençoe os membros e aliados da comunidade e, possivelmente, amaldiçoe seus inimigos. O não cumprimento dessas obrigações resultará na perda de todos os benefícios desta Qualidade (no melhor dos casos), e pode até mesmo causar uma revolta popular contra você, e a população pode tentar encontrar outro xamã que te amaldiçoe.

Muitos Oradores dos Sonhos com esta Qualidade vivem em suas comunidades em tempo integral, onde muitas vezes não tem assistentes ou aliados, como xamãs menores, que o ajudem a gerenciar os assuntos espirituais da comunidade enquanto o Orador estiver fora. Na grande maioria dos casos, xamãs com esta Qualidade nasceram e foram criados na comunidade em que têm seu ministério.

Dom das Línguas (3 pontos)
Todos os espíritos que podem se comunicar com mortais naturalmente possuem a capacidade de se comunicar em qualquer idioma. Como esses espíritos, você também tem a habilidade natural de transcender a linguagem. Quando estiver falando com um ser senciente (da Terra), você pode entender sua língua como se fosse a sua própria.

Devido aos limites da mente humana, você só pode compreender e falar uma língua de cada vez. Se duas pessoas falando línguas diferentes estiverem falando com você ao mesmo tempo, você só poderá compreender uma delas. Usando um efeito coincidente de Mente 1 você poderá entender vários idiomas ao mesmo tempo. Aumentar magikamente este dom para permitir que você fale várias línguas diferentes ao mesmo tempo é, obviamente, vulgar.

A Qualidade Dom das Línguas funciona apenas para diálogos mantidos cara a cara, onde você e a pessoa com quem está falando possam ouvir a voz um do outro sem alterações. Você não pode usar esta habilidade para ler em outro idioma ou se comunicar por telefone, microfone ou qualquer outro meio eletrônico ou mecânico.

Visão Espiritual (4 pontos)
Você pode ver e ouvir todas as variedades de espíritos, changelings, assombrações e entidades similares. Esta Qualidade fornece todas as vantagens da Qualidade Médium. Como a Qualidade Médium, Visão Espiritual reduz as dificuldades de todas mágikas de Espírito em 2. No entanto, esta capacidade é uma bênção mista. Ver esses seres não é uma escolha; é uma parte normal da sua visão. Você não pode deixar de vê-los. Ouvir gritos de uma assombração furiosa que está apontando o dedo na sua cara pode ser extremamente perturbador, se você estiver tentando manter uma conversa com um Adormecido, e é ainda pior se você estiver dirigindo um carro no mau tempo! Muitos xamãs tem esta Qualidade, e xamãs muitas vezes vêem pessoas com Visão Espiritual como alunos em potencial. Infelizmente, a maioria dos Adormecidos com esta Qualidade a escondem muito mal e geralmente acabam em hospícios.

Tradicionalista Xamânico (4 ou 6 pontos)
Embora você seja membro de uma das Tradições, você teve um Despertar xamânico, um chamado dos espíritos que o levou às portas da morte e de lá para a compreensão deste mundo singular. Talvez um espírito do silício o tenha infectado antes que se juntasse aos Adeptos da Virtualidade, ou talvez você tenha se sentido doente sob o olhar de um espírito do conhecimento e, em seguida, passou pelas chamas para se juntar à Ordem de Hermes. Seja qual for o caso, você tem algum conhecimento xamânico combinado com os laços da sua Tradição.

Com a versão de 4 pontos desta Qualidade, você pode pegar o Antecedente Totem. Você provavelmente tem um espírito totem – não necessariamente um animal, se você for um xamã moderno – e pode falar com ele exatamente como um Orador dos Sonhos. Talvez você escolha fazer de Espírito a sua Esfera de especialização (tratada como Esfera da Tradição) no lugar da Esfera de especialidade normal da sua Tradição.

Com a versão de 6 pontos de Tradicionalista Xamânico, você pode ter um totem e recebe a Esfera Espírito em adição à sua Esfera de Tradição! Você não começa com um ponto extra em Espírito (embora certamente deva gastar um dos seus pontos iniciais de Esfera nisto), mas é mais fácil para você melhorá-la com pontos de experiência.

Obviamente, a Qualidade Tradicionalista Xamânico é inútil para os Oradores dos Sonhos, que já recebem todos os seus benefícios. Da mesma forma, é muito absurdamente mística para ser apropriada para Tecnocratas.

Xamã Menor (6 pontos)
Apenas Adormecidos podem pegar esta Qualidade. Xamãs menores compõem a maioria dos xamãs encontrados no mundo de hoje. Apesar de terem um poder respeitável, são consideravelmente menos capazes até mesmo que o Orador dos Sonhos mais fraco. Ainda assim, o poder de falar com os espíritos é formidável, mesmo que por trás dele não haja um Despertar. Imbuído por algum tipo de chamado dos espíritos, um xamã deste tipo ainda tem muitos poderes espirituais, embora, em última análise, os deva aos espíritos e não a uma fonte interna de iluminação.

Todos os xamãs menores possuem a Qualidade Visão Espiritual sem custo extra. Adicionalmente, eles podem invocar e banir espíritos, aumentar ou diminuir a Película (até um mínimo de 2 pontos, mas nunca inferior a 2 ou superior a 10) em uma pequena área, além de despertar os espíritos inerentes a objetos ou lugares.

Realizar quaisquer ações mágicas exige rituais longos e elaborados por parte de um xamã menor. Sem a força da Vontade Desperta, o xamã deve confiar em rituais cuidadosos e na boa vontade dos espíritos. Tais rituais geralmente duram de duas a três horas. No final de um ritual, o jogador do xamã menor deve fazer um teste de Carisma + Rituais (com uma dificuldade não inferior a 6) e gastar 1 ponto de Força de Vontade provisório. Uma vez convocados, os espíritos podem agir como quiserem, mas ações temporárias como aumentar ou diminuir a Película duram apenas até o próximo nascer ou pôr do sol.

Alguns Oradores dos Sonhos, que estão conectados a alguma tribo, grupo ou outra comunidade, possuem um ou mais xamãs menores que vigiam a comunidade enquanto eles estão fora. Qualquer Adormecido que possua a Qualidade Visão Espiritual pode ser treinado para se tornar um xamã menor. No entanto, este processo de formação geralmente leva anos. Ainda assim, os benefícios de ter acólitos xamânicos muitas vezes superam o custo do investimento de tempo e esforço, especialmente porque alguns raros alunos podem Despertar. Oradores geralmente sabem como treinar aprendizes (embora o conhecimento para treinar xamãs seja função da Habilidade Instrução), e os Verbena são conhecidos por treinar Adormecidos desta forma também.

Fonte: The Spirit Ways – páginas 103 a 105
Tradução: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de