Drive Thru RPG

Posto e Renome Parte 1 – Lobisomem: O Apocalipse

01/07/2014

w20-banner

Olá! No artigo de hoje temos informações sobre os Postos e Renomes de Lobisomem: O Apocalipse. Sei que, se por um lado, muita gente sabe disso de cor e salteado, por outro não faz muito tempo que vi um Narrador experiente se embananar todo com isso. Todas as informações aqui, quando traduzidas, foram retiradas da Edição do 20º Aniversário de Lobisomem: O Apocalipse, ok?

O que é Renome?

Pense no nosso mundo real. Muita gente posta o tempo todo sobre si mesma nas redes sociais. As fofocas viajam na velocidade de um Tweet, e o verdadeiro apocalipse acontecerá quando os inbox vazarem nas timelines e os papos no Whathsapp forem exibidos em telão. Ainda que estes sejam traços próprios da nossa sociedade, não foi a tecnologia que inventou as redes sociais e muito menos a fofoca. O que se faz, o que se deixa de fazer e o como se faz, rapidamente, chegam aos ouvidos de todos. Tais julgamentos morais sempre foram extremamente importantes nas sociedades humanas, e não é diferente na sociedade Garou.

1111370-1400x1050-wolvesComo todas as sociedades organizadas, a Nação possui códigos de conduta relacionados aos papéis sociais que cada Garou (e mesmo os Parentes, mas isto é assunto para um artigo futuro) deve desempenhar, e isso está totalmente relacionado ao Augúrio da personagem, e determina o quão renomado ela é em sua sociedade, e a forma como os outros o veem – o que permitem que os considerados mais renomados ocupem os Postos mais elevados. Afinal, lobisomens são criaturas instintivamente sociais, independente de toda a selvageria de que são capazes.

E obviamente, se isso pode ser mensurado, possui sua equivalência em pontos na ficha da personagem.

Glória, Honra e Sabedoria

Como todas as sociedades guerreiras ao redor do mundo, certos valores são colocados acima dos demais pelos Garou, que medem o quão renomado é um companheiro em seus três valores comportamentais mais celebrados – Glória, Honra e Sabedoria. Como muitas coisas relacionadas aos Garou enquanto sociedade, são três valores bastante autoexplicativos. Ainda assim, cada um desses valores, do ponto de vista da interpretação, são ligeiramente permeáveis entre si, se misturam em alguns pontos, e vai da forma como o Narrador interpreta cada fato para decidir como isso se traduzirá em pontos – o que será explicado mais adiante.

Glória

Serei valoroso
Serei confiável
Serei generoso
Protegerei os fracos
Destruirei a Wyrm
– Credo da Glória

Glória se relaciona às aptidões físicas d combate de um Garou, sua bravura, coragem e capacidade de alcançar a vitória em combate.

Também está ligado às batalhas que um Garou escolhe lutar. Um Garou que se meta em brigas sem sentido, por mais que as vença, certamente não receberá tanto Renome em Glória quanto um Garou – bem como será considerado estupidez entrar em uma luta que se sabe que não se pode vencer.

Honra

Serei respeitoso
Serei leal
Serei justo
Viverei pelas minhas palavras
Aceitarei todos os desafios justos
– Código de Honra

Honra mede o senso do dever de um Garou, seus valores éticos e morais, bem como seu senso pessoal de orgulho. Garou renomados por sua Honra são guardiões das leis mais sagradas da sociedade Garou – a Litania. São reconhecidos por sua integridade, seu caráter e respeito inabaláveis. Isso porém não significa que os Garou renomados por sua Honra se sentem superiores aos demais. Eles veem a si mesmo na honrosa obrigação de servir como modelos de como um Garou deve se comportar. Não é uma questão de orgulho, mas de autocontrole e (por que não?) de sabedoria.

Sabedoria

Serei calmo
Serei prudente
Serei misericordioso
Pensarei antes de agir e ouvirei antes de pensar
– Credo da Sabedoria

Sabedoria está ligada às capacidades mentais de um Garou, seu raciocínio lógico, estratégico, sua paciência e sua ligação com o mundo espiritual. Um Garou que pense bem em suas palavras e ações antes de dividi-los com o mundo, e encontrará mais facilidade de ter conselhos ouvidos e fazer ouvir suas palavras em assembleias. Raramente um Garou sábio será um Garou renomado por sua Glória, porém, quando um lobisomem encontra o equilíbrio perfeito entre sua Glória e sua Sabedoria, torna-se um companheiro de alcateia altamente valorizado por seus iguais, suas Seitas e suas Tribos.

Relação entre Posto e Renome

Compre a edição de 20 anos de Lobisomem: O Apocalipse

Compre a edição de 20 anos de Lobisomem: O Apocalipse

Assim como sociedades diversas elegem o que priorizarão para serem seus mais respeitados membros, os Garou escolhem para seus Postos mais elevados aqueles mais renomados de acordo com seu papel social. Isto determina o status social do indivíduo, e confere benefícios inacessíveis aos que ainda estão patinando o que se espera deles.

Enquanto todos os Garou começam sua vida de luta contra a Wyrm e pela sobrevivência num mundo cada vez mais desesperador no Posto 1, espera-se que ele (se sobreviver) evolua e passe para postos mais elevados.

Dentre os privilégios de possuir um Posto mais elevado, pode-se colocar na conta o acesso a novos Dons mais poderosos, os Direitos garantidos pela própria Litania (como, por exemplo, o de posto mais elevado receber o primeiro quinhão, e os demais, sucessivamente, de acordo com o seu Posto), poder desafiar uma quantidade maior de Garou para ter acesso a outros benefícios, Fetiches ou direitos, além, é claro, de possuir um maior autocontrole que só a experiência ensina a um Garou.

Obviamente, todos esses benefícios possuem o ônus de uma maior responsabilidade. Afinal, é esperado que Garou mais renomados possam liderar os demais.

Posto Bônus de Frenesi
0
1
2
3 +1 para dificuldades de frenesi
4 +2 para dificuldades de frenesi
5 +2 para dificuldades de frenesi, 5+ sucessos necessários para frenesi
6 +2 para dificuldades de frenesi, 6+ sucessos necessários para frenesi

 

Considerações Especiais

Uma questão que surgiu ao longo dos últimos vinte anos é se uma ação deve ser testemunhada por outros Garou antes de ser digno de renome. Se um lobisomem se sacrifica como o último defensor de um caern, ele receberá seu Renome póstumo? Quando dois Garou fazem sexo, violando a Litania, eles devem ser flagrados antes de sua desgraça ser conhecida?

Em geral, esse sistema assume que as recompensas ou penalidades de Renome ocorrerão automaticamente, sem a necessidade de alguém pra espalhar o conto. A natureza dessa mudança pode ser ligeiramente diferente de crônica para crônica:  talvez o mundo espiritual tome conhecimento e julguem ou talvez algo na ação mude sutilmente a aparência espiritual do Garou, deixando uma marca literal de honra (ou de desonra, conforme for o caso). O sistema de Renome não é baseado puramente em política ou na comunidade – as ações de um indivíduo lobisomem são distintas e indeléveis, independente do que a alcateia ou seita pensem. Em Lobisomem, ações têm consequências, mesmo as privadas.

As expectativas sociais de raça, augúrio e tribo podem ter um impacto sobre as recompensas e penalidades de Renome. Um Ahroun que foge de uma batalha pode ser penalizado mais severamente do que um Filodox que faz o mesmo porque os Ahroun são considerados guerreiros. Um Fianna que conta uma história particularmente magistral pode ser elevado mais rapidamente do que seu primo Andarilho do Asfalto que faz o mesmo. Um Ragabash pode não perder tanta Honra por acusar falsamente outros Garou, já que se espera que eles ajam de um modo um pouco desonroso, mas eles também podem ter, da mesma forma, mais dificuldade para receber Honra. No entanto, em geral os Garou são geralmente julgados pelos mesmos padrões aos olhos dos espíritos.

Outra questão que pode surgir é quem recebe a recompensa em Renome por matar qual assecla da Wyrm. Aqui estão alguns pontos para ajudá-lo a decidir como calibrar melhor as recompensas de Renome em combate.

• Quando mais de um oponente ataca dentro de uma única cena de combate, os considere como uma ameaça coletiva no lugar de individualmente. Um vampiro pode ser apenas uma ameaça menor, mas um bando de quatro vampiros pode representar uma média ou mesmo forte ameaça. Como tal, eles contam coletivamente como 3 de Glória no lugar de 8 (2 para cada um).

• Se vários Garou estão envolvidos em derrotar um inimigo particularmente grande ou um grande grupo, cada personagem que contribuiu para o combate recebe a recompensa de Renome, não apenas a pessoa que deu o golpe mortal. No caso de um bando de vampiros, por exemplo, todos os Garou que combateram as criaturas da Wyrm receberiam os 3 de Glória. Para os Garou, é a alcateia que é gloriosa e não os indivíduos que a compõem.


Por hoje é isso. Em breve, publicaremos a segunda parte, com mais informações da edição de 20 anos de Lobisomem pra vocês.

Até a próxima!

Próximo Artigo: Posto e Renome Parte 2 >>

Fonte: Werewolf: the Apocalypse 20th Anniversary Edition
Imagem: Calling the Storm por Goldenwolf
Tradutora/resenhista: Eva

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de