Drive Thru RPG

Paradigma dos Adeptos da Virtualidade

15/08/2010

O Paradigma

O programa: as regras do jogo são escritas, debugadas e mantidas pelos Adormecidos através de alguns processos semi‐autônomos que ainda não compreendemos. A Tecnocracia faz algumas mudanças de nível baixo no Programa para que seus hacks não causem falhas no sistema.

Mágika

Hacking — se tudo está codificado em algum lugar, então alterações temporárias podem ser introduzidas no Programa (i.e. o Paradigma) via invasão. Mudanças permanentes no Programa deverão ser Reprogramadas.

Esferas

Todos os aspectos do Programa são manipulados por Módulos integrantes.

• Correspondência: Posicionamento — todos os Objetos possuem uma Posição dentro da interface gráfica do usuário (GUI – do original “graphic user interface”) do Programa.
Assim é possível hackear o programa e fazer uma “busca no grid” ou alterar sua posição.
• Mente: Software — quando se lida com o processamento da Informação. Hardware — quando melhora o desempenho dos Adeptos (upgrade) ou altera a performance dos outros. Entrada/Saída — quando afeta ou melhora os sentidos.
• Primórdio: Programação/Reprogramação — mudanças temporárias são fáceis de hackear, mas o nível de programação da máquina torna as mudanças permanentes.
• Tempo: Velocidade/Relógio do Ciclo — a velocidade do ciclo do programa pode ser alterada se você conhecer os hacks adequados para afetar aquele módulo. A área de efeito também pode ser limitada a Ícones individuais.
• Entropia: Caos — tudo é organizado de acordo com as ordens do Caos. Mesmo os programas e hacks elegantemente limpos possuem um elemento caótico; onde há a ordem absoluta o Programa introduz o Caos por conta própria. Acredita‐se que seja parte do algoritmo de autodiagnóstico do Programa (veja Paradoxo).
• Espírito: Inteligência — este Módulo cobre a inteligência artificial, vírus que se auto-perpetuam, busca de daemons e qualquer outra coisa que possua anima.
• Mágika de Padrão: Ícones — Objetos, Wetware e Eletricidade são objetos e cada um é controlado por um Módulo diferente.
o Forças: Eletricidade — está no núcleo de todas as forças percebidas por Adeptos. Lasers são alimentados por eletricidade. Máquinas usam eletricidade. Mesmo Wetwares parecem usar eletricidade. Qualquer força que não possa ser percebida como eletricidade não pode ser percebida por um Adepto.
o Matéria: Objetos — todo sólido é um Objeto no Programa. Objetos são programados para interagir com outros Ícones de um modo consistente.
o Vida: Wetware, Biotecnologia — coisa complicada, mas que fornece aos ícones a ponte para que a Inteligência funcione com o Software.

Arete

ELITISMO — quão bem o Programa é compreendido e quão bem o Adepto pode alterar o Programa. Modo de separar os posers dos verdadeiros cabeças de rede.

Quintessência

Saída — o resultado final de um hackeamento ou de uma reprogramação. Saída é um conceito que possui algo de místico e muitos Adeptos acreditam que podem aprimorar suas saídas através de drogas estimulantes, estudo ou experiências intensos.

Paradoxo

Erros — Adeptos acumulam “erros” em seus ícones se fizerem profundas alterações no Programa ou se ferrarem um hack rápido. Muitos erros travam áreas do Programa. Porém, o Programa possui muitos níveis de autodiagnóstico e tentará recolocar a interface online sem derrubar outros usuários. Adeptos que causam muitos travamentos no sistema acabam Debugados (ex: retorno de paradoxo).

Antecedentes específicos de Mago

Arcanum — Transparência. Alguns Ícones são mais transparentes do que outros para alguns usuários.
Avatar — Produtividade. Cada Adepto é destinado a uma certa quantidade de saídas em sua vida. Alguns sairão muito mais do que outros.
Destino — Foco. Adeptos com foco intenso podem realizar milagres e nunca se perder do seu Caminho. Aqueles muito focados são normalmente arrastados por serem tão intensos. Por sua intensidade, aqueles mais focados normalmente acabam arrastados para seus destinos.
Sonho — Recuperação de Dados. Se todo o conhecimento humano está disponível em algum lugar da Rede então pode ser recuperado. Alguns Adeptos talentosos aprenderam realmente como, inconscientemente, acessar os recursos da Rede e extrair esses dados. Este processo não é bem compreendido e não pode ser criado artificialmente sem severas programações de Inteligência.
Nodo — Inspiração. Com inspiração, a saída pode ser incrementada e hacks maiores do Programa podem ser alcançados. Essa inspiração é retirada de uma localidade dentro da qual o Adepto experimenta níveis aprimorados de saída.

Autor: Paul Beakley
Tradutores: Eva, Elcio Jr. e Dravem

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de