Drive Thru RPG

Paradigma do Coro Celestial

23/08/2010

O Paradigma

A Canção: Toda a criação é uma grande Canção, cantada por tudo que existe em louvor ao Altíssimo. Todo acontecimento leva à presença da grandeza do Uno, embora em nossa compreensão limitada, nem sempre isso fique aparente. O que aparenta ser mau, desarmonioso ou errôneo na Canção é, na realidade, parte necessária da música, formando contrapontos sombrios e contrastando com os belos temas. Devemos nos esforçar para cantar junto com a Canção, harmonizando as vozes diferentes e ajudando toda a criação a se unir harmoniosamente em um final glorioso.

Mágika

Milagres — Embora a Grande Canção siga suas próprias leis, O Uno nos ama tanto que nos é permitido improvisar, com algumas restrições. Uma pessoa com fé o bastante pode superar as regras normais e operar milagres. Não disse Jesus “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.” (João 14:12)?

Esferas

• Correspondência: Onipresença — Distâncias são uma ilusão. Tudo existe no mesmo ponto, em total unidade com o Uno, que é onipresente. Da mesma forma, podemos perceber ou estar em lugares distantes para espalhar a fé.

• Entropia: Desarmonia — Embora a maior parte do mundo esteja em harmonia quase perfeita, desarmonias estão em todos os lugares. Quando algo não está perfeitamente harmonioso, a desarmonia crescerá lentamente até que seja destruída. Mas podemos curar tal dano, ou direcioná-lo para alvos que deveriam ser removidos para o bem maior.

• Forças: Luz e Fogo — A luz foi a primeira das criações, para apoiar e manifestar o poder do Uno. As grandes forças da natureza são lembretes do grande poder exercido pelo Altíssimo, e como somos pequenos diante Dele. Mas ao mesmo tempo, nos ilumina e nos aquece, nos mostrando o quanto o Uno nos ama. Através e da disciplina, nós podemos ter algum controle sobre estas forças, espalhando a fé e protegendo os crentes.

• Vida: Cura — Toda a vida foi criada à imagem do Uno. Assim como o universo é a casa para a alma do Uno, o corpo é a casa para a alma das plantas e criaturas. Assim como trabalhamos para curar o universo, também aprendemos como curar nossos próprios corpos e os dos outros. Porém, não se envolva na falsa criação da vida. Este é o domínio do Uno. Tais pobres criaturas são, na melhor das hipóteses, sem alma, e na pior, um lar para que espíritos malignos adentrem.

• Matéria: Criação — O mundo é a obra de arte do Grande Criador. Assim como ele foi criado, podemos tentar criar coisas menores, contanto que permaneçamos humildes e nos lembremos que nossos trabalhos não são nada comparados ao do Grande Criador.

• Mente: Vontade — Assim como nós nos curvamos à vontade do Uno, podemos dobrar a vontade dos outros. Somente reverenciando à Divina Vontade podemos aumentar este poder, porque esta é a verdadeira vontade do Uno para aqueles que O adoram. Porém, não abuse deste poder. A escolha é uma benção dada a todas as criaturas do Uno, e apenas pelo livre-arbítrio se pode alcançar a graça. Não é nosso direito privá-los disto.

• Primórdio: A Presença — Esta é a última esfera, a esfera que engloba e aperfeiçoa todas as outras. Sem a aprovação do Uno, nenhum milagre é possível. Tudo o que fazemos, fazemos com a permissão do Uno. Algumas Tradições acreditam erroneamente que controlam a Essência que flui pelo mundo; elas estão cometendo o pecado do Orgulho. É impossível controlar a Presença, ela age com o amor do Uno.

• Espírito: Os Mensageiros — Além da humanidade, existem outros seres, muitos dos quais servem ao Uno e agem como mensageiros do Altíssimo, nos ajudando e nos mostrando o caminho para a harmonia e a unidade. Mas existem, também, seres mentirosos, que não compreendem suas partes na Canção, e falsos mensageiros que servem as forças sombrias da desarmonia e da destruição. Ao purificarmos nossas almas, podemos alcançar os mundos superiores e fazer contato com os mensageiros, ou mesmo viajar com eles. Ao manter a sabedoria e a pureza dos mensageiros em nossos corações, nós podemos sobrepujar e expulsar as forças das trevas.

• Tempo: Onisciência — O Uno sabe de tudo, e tudo o que aconteceu, passado e presente, são um livro aberto para Ele. Em tempos de necessidade, Ele pode nos dar visões do futuro ou do passado. Mas não pense que isso invalida nosso livre-arbítrio, pois, embora o Uno nos conheça tão bem que sabe tudo o que possa vir a acontecer, a escolha ainda é nossa.

Arete

Fé — Toda a Mágika deriva da fé. Fé em si mesmo, fé na Mágika e fé no Uno. Alguns dizem que o Uno dá um maior conhecimento ao fiel quando sua fé aumenta. Outros dizem que a fé aumenta conforme o mago entende mais a criação, e começa a perceber o quão Todo Poderoso e Onipresente o Uno é. Ambas as explicações são, obviamente, racionalizações, e a fé está além de toda a lógica.

Quintessência

A Essência — Tudo o que existe é feito da Essência Divina. A fim de criar o mundo, o Altíssimo o moldou a partir de si mesmo, infundindo-o com seu poder divino. A Essência está escondida dentro de tudo, dando-lhe existência e beleza.

Paradoxo

Dúvida — A dúvida é muito presente no mundo de hoje. Um mago que duvide de sua Mágika perderá o controle sobre ela, e testemunhas duvidando podem, da mesma forma, atrapalhar o cantar da canção. Quando a dúvida surge, ela pode, muitas vezes, ser usada pelas forças das trevas que procuram prejudicar o cético ou levá-lo à perdição. Porém, este é um outro teste necessário para a nossa fé.

Despertar

A Visão — Para crer completamente, a pessoa precisa ter a Visão do Uno. Existe uma grande diferença entre acreditar no Altíssimo e experimentá-Lo de fato. Depois da Visão, o mago vai estar constantemente consciente da Presença Divina no mundo.

Antecedentes específicos de Mago

  • Arcanum — Proteção. O Uno protege seus seguidores, não pela da violência ou da astúcia, mas pela humildade. Um mago protegido será ignorado, invisível, mas capaz de agir e trabalhar.
  • Avatar – Anjo guardião. Alguns magos são abençoados com um Anjo da Guarda mais poderoso que o de outros magos. Eles estão em contato mais íntimo com os reinos elevados, e podem dar tanto força quanto sabedoria nas buscas do Mago.
  • Destino – Os Escolhidos. Estas são as pessoas escolhidas pelo Uno para cantar partes especiais da Canção. Alguns executarão ações gloriosas para introduzir novos temas ou resolver desarmonias aparentes. Outros cantarão desapercebidos, mas ainda influenciarão o curso da Canção.
  • Sonho – Dons. Às vezes, o Uno envia visões ou ajuda os fiéis em necessidade, como com o Dom de Falar Línguas que foi dado de presente aos apóstolos.
  • Nodo – Lugar Sagrado. O Uno está presente em tudo, mas em certos lugares o poder divido é mais evidente do que em outros. Alguns lugares sagrados servem de santuário aos fiéis e de inspiração aos místikos.

Autor: Anders Sandberg
Tradutora: Eva

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de