Drive Thru RPG

Paradigma da Ordem de Hermes

26/08/2010

O Paradigma

A Tradição: Tudo foi definido e codificado de uma vez por todas dentro da Grande Tradição pelos mestres antigos. Nada pode ser adicionado a este conhecimento universal, o máximo permitido a um mago é reproduzir e ensinar a sabedoria antiga de forma ainda mais sutil. Porém, muito da Grande Tradição está perdido devido às intempéries do tempo, tolice e incompetência humana. É o dever de todos os magos herméticos buscar restaurá-la à sua antiga glória coletando os fragmentos espalhados.

Mágika

Controle. O mago pode controlar o todo da criação aplicando os segredos da Tradição. Para cada circunstância possível há uma antiga sabedoria para se recorrer, mais segura e poderosa do que qualquer nova mágika. O todo do universo está construído sobre as ligações secretas de controle e regência, e um mago conhecedor sabe como lidar com elas.

Esferas

  • Correspondência: Simpatia – Tudo no universo está ligado a todo o resto, através de relações sutis. Acompanhando estas ligações (usando a sabedoria da Tradição para se guiar), um mago pode encontrar conexões entre coisas aparentemente diferentes, sentir eventos à distância e mover a posição de objetos.
  • Mente: Consciência – O segredo da Mente é a força secreta da Consciência. É uma força semelhante aos elementos ou à Luz, animando a vida preguiçosa em pensamento superior.
  • Primórdio: A Luz, Prima Materia – Esta é a maior de todas as forças, a força que o Maior usou para criar todo o universo. É a luz do Decreto do Grande Arquiteto do Universo. É necessário entendê-la para todos os trabalhos de mágika superior.
  • Tempo: Destino – Tudo o que acontece é uma parte nas grandes cadeias do destino. Ao se aprender como estas ligações funcionam, um mago aplicado pode seguir seus caminhos anteriores e adivinhar seus caminhos futuros.
  • Entropia: Desequilíbrio – Nem todas as forças do universo estão em equilíbrio perfeito. Algumas forças possuem conseqüências destrutivas, enquanto outras impõem aleatoriedade e caos a outros.
  • Espírito: Outros Planos – O mundo físico não é o único plano de criação. Outros níveis de existências espalham-se sobre e sob este, preenchidos de habitantes e poderes além do alcance da humanidade. Estes poderes e as ligações entre os vários planos podem ser controlados e compreendidos pela sabedoria da Tradição.
  • Mágika Padrão: Trabalhos Menores
    • Forças: Os Elementos – Tudo é construído a partir das interações entre os quatro elementos. A natureza dinâmica do Fogo e Ar é controlada pela Água e terra, e os altos elementos do Fogo e Água são mantidos em equilíbrio pelos baixos elementos da Terra e Ar. Ao aprender como modificar este equilíbrio, um mago sábio pode controlar as forças do mundo físico.
    • Matéria: Mágika Material – Matéria é a pesada conglomeração de algumas das forças mais baixas. Ela nos liga ao mundo físico, além de nos proteger e nos dar as ferramentas para transformar o universo. É o piso do Templo da Ascensão.
    • Vida: Animação – Seres vivos são matéria que foi estimulada pelo princípio da animação, a força-vital. A Tradição contém grande sabedoria a respeito desta força e como ela é ligada a outras forças e como pode ser controlada.

Arete

O Grande Trabalho – Cada mago deve buscar o Grande Trabalho por si mesmo, apoiado por seus pares e ajudado por seus Mestres. Conforme ele buscar seus objetivos, ele aprenderá mais e mais sobre a Tradição a qual irá mostrar a ele a verdadeira natureza e caminhos do universo. Isto não apenas dará a ele o controle sobre o universo, mas também dará controle sobre si mesmo.

Quintessência

A Luz Contida pode se manifestar de muitas formas. Ela pode ser aprisionada em matéria, fluir em forças cósmicas, alimentar certos objetos ou simplesmente existir. Originalmente ela veio do Maior, e irá um dia retornar ao infinito, mas no momento está contida pelos planos inferiores.

Paradoxo

Forças Desequilibradas – Se um mago romper contra uma Tradição, ou falhar em equilibrar de forma apropriada as forças do Universo, um desequilíbrio irá acontecer. Isto irá inevitavelmente gravitar ao redor dele, e no tempo devido destruí-lo a menos que ele possa restaurar o equilíbrio cósmico.

Despertar

Conhecimento e Encontro com o Anjo Guardião Sagrado – Cada ser humano tem seu próprio Anjo Guardião Sagrado (AGS), sua forma superior, que o guia através da existência em direção à Ascensão. Um mago é uma pessoa que não só encontrou seu AGS, mas experimentou a realidade dos mundos superiores que ele representa e escolheu segui-lo.

Antecedentes específicos de Mago

  • Arcanum: Invisibilidade – Para se protegerem de inimigos e perigos, muitos magos aprendem a arte do sigilo e ocultação.
  • Avatar: Anjo Guardião Sagrado – Alguns magos são abençoados com um AGS tendo interesse por suas vidas e mágika, dando a eles força em momentos de perigo e auxílio em momentos de falha.
  • Destino: Destino – Alguns magos são destinados pelas forças do universo a certos atos, para preservar o grande equilíbrio. Estes indivíduos têm o ímpeto de um universo todo por trás deles.
  • Sonho: Compreensão – Alguns poucos magos afortunados compreendem a Grande Tradição intuitivamente, enxergando as leis secretas ocultas em tudo. Eles são capazes de compreender e lidar com tudo usando os preceitos da Tradição e apoiando-os.
  • Nodo: Fulcro – As forças do mundo estão em fluxo constante, ainda assim em cuidadoso equilíbrio entre si. Em alguns lugares este equilíbrio pode ser manipulado com menor esforço do que em outros lugares.

Autor: Anders Sandberg
Tradutor: Elcio Jr.
Revisora: Eva

Sobre Colaboração

Artigos publicados por leitores ou ex-autores do blog, que gentilmente colaboraram conosco ao longo dos anos. Artigos de opinião não necessariamente expressam a opinião das autoras do blog; traduções e resenhas têm suas informações checadas.

Ver mais artigos de