Apadrinhe o Livro dos Espelhos!

Disciplina Ofuscação

20/10/2012

O artigo de hoje traz a Disciplina Ofuscação para os personagens de Vampiro: A Máscara. Traduzi apenas alguns trechos que julguei mais importantes, para a rápida consulta dos jogadores. Entretanto, no livro, você encontrará, além de descrições, regras mais detalhadas.

Traduzi apenas até o nível 5 da Disciplina. Talvez possamos voltar na Disciplina, com os níveis acima de 5, em posts futuros. Em caso de dúvidas, consulte o Vampire: The Masquerade 20th Anniversary Edition.

Eu particularmente amo esta Disciplina, mas sou suspeita, jogo de Malkavian desde sempre, e acho que é uma dos Disciplinas potencialmente mais perigosas do jogo. E vocês, costumam comprar Ofuscação para os seus personagens?

Ofuscação

Compre a edição de 20 anos de Vampiro: A Máscara

Ofuscação é a incrível capacidade dos Membros de se esconder da visão, até mesmo diante de uma multidão. Porém, um vampiro Ofuscado não se torna invisível – ao contrário, ele é capaz de iludir os observadores e levá-los a acreditar que desapareceu. Ofuscação também permite que o Membro altere suas características físicas e esconda outras pessoas ou objetos. Normalmente, vampiros usando Ofuscação devem estar relativamente perto de suas testemunhas (cerca de cinco metros por ponto de Raciocínio + Furtividade) para que seu poder seja eficaz.

A menos que o vampiro decida ser visto novamente, ele pode ficar obscurecido pelo tempo que desejar. Em níveis mais altos, o vampiro pode realmente desaparecer de vista tão sutilmente que as pessoas próximas sequer se lembrarão do momento em que ele as deixou.

Normalmente, poucos mortais ou seres sobrenaturais (mesmo aqueles treinados em Consciência) podem perfurar a névoa da Ofuscação. Animais, que confiam mais em seus instintos do que em seus outros sentidos, podem perceber às vezes (e se assustar com) a presença do vampiro. Crianças e aqueles para quem as enganações são alienígenas também podem ser capazes de ver através da ilusão, a critério do Narrador. Finalmente, a Disciplina Auspícios permite ao Membro ver através da Ofuscação. Mesmo assim não é garantido, entretanto.

Partindo do princípio que Ofuscação enevoa a mente do observador, os vampiros não podem usá-la para esconder sua presença de dispositivos eletrônicos ou mecânicos. Câmeras de vídeo e foto, por exemplo, capturam a imagem do vampiro com precisão. Mesmo assim, uma pessoa que use, por exemplo, seu telefone celular para filmar um vampiro Ofuscado ainda terá a mente impactada pelo poder, e ela não vai poder ver a imagem do Membro até que veja as imagens do vídeo em uma data posterior (se chegar a isso).

Vários Clãs cultivam este poder – os Assamitas, os Seguidores de Set e os Malkavians por exemplo – mas os Nosferatu são particularmente conhecidos por esta Disciplina. Alguns Membros anciãos acreditam que Caim, ou talvez Lilith, concedeu esta Disciplina ao Clã para compensá-lo pelas deformidades físicas que seus membros sofrem.

A maioria dos poderes de Ofuscação dura uma cena, ou até que o vampiro deixe de mantê-lo. Uma vez evocado, eles exigem muito pouco esforço mental para que continuem no lugar.

Manto das Sombras: Neste nível, o vampiro deve contar com as sombras próximas e coberturas para ajudá-lo a esconder sua presença. Ele para em um lugar fora do caminho, num lugar escuro e que facilite se esconder da visão normal. O vampiro continua imperceptível enquanto permanecer em silêncio, sob alguma cobertura (como uma cortina, arbusto, batente de porta, sombra de poste de luz ou em um beco) e fora de iluminação direta. Além disso, o embuste do vampiro não pode enfrentar a observação concentrada sem enfraquecer.

Sistema: Nenhuma rolagem é necessária desde que o personagem satisfaça todos os critérios descritos acima. Enquanto ele permanecer quieto e imóvel, quase ninguém, exceto outro Membro com Auspícios em nível alto o bastante, poderá vê-lo.

Presença Invisível: Com a experiência, o vampiro pode se mover sem ser visto. Sombras parecem se deslocar para cobri-lo e as pessoas automaticamente desviam os olhares quando ele passa. Os outros se movem inconscientemente de forma a evitar o contato com a criatura escondida, e aquelas com vontade fraca podem até mesmo correr da área com um medo desconhecido. O vampiro permanece ignorado indefinidamente, a menos que alguém deliberadamente o procure ou que ele inadvertidamente se revele.

Já que o vampiro conserva integralmente sua substância física, ele deve ter o cuidado de evitar o contato com qualquer coisa que possa revelar sua presença (derrubar um vaso, esbarrar em alguém). Mesmo uma palavra sussurrada ou o rangido de um sapato contra o piso pode ser o bastante para interromper este poder.

Sistema: Nenhuma rolagem é necessária para usar este poder a menos que o personagem fale, ataque ou chame a atenção para si mesmo de outra forma. O Narrador deve pedir um teste de Raciocínio + Furtividade em quaisquer circunstâncias nas quais o personagem possa vir a se revelar. A dificuldade do teste depende da situação; pisar em uma tábua solta pode exigir um 5, enquanto caminhar por uma poça d’água deve exigir um 9. Outros atos podem exigir um certo número de sucessos; falar baixinho sem denunciar a própria posição, por exemplo, exige pelo menos três sucessos. Em caso de sucesso, o vampiro, toda sua roupa e objetos que possam caber em um bolso ficam ocultos.

Algumas coisas estão além do poder de ocultar de Presença Invisível. Embora o personagem esteja camuflado enquanto bate em uma janela, grite ou arremesse alguém para o outro lado da sala, o vampiro se torna visível logo na sequência. Espectadores despertam da fuga sutil em que Ofuscação os coloca. Pior ainda, cada espectador pode fazer um teste de Raciocínio + Consciência (dificuldade 7) que, se bem sucedido, limpa completamente a névoa mental, de modo que esses indivíduos se lembram de cada movimento feito pelo personagem até então, como se ele estivesse visível o tempo todo.

Máscara das Mil Faces: O vampiro pode influenciar a percepção dos outros, fazendo com que vejam um rosto diferente do dele. Apesar da forma física do Membro não mudar, qualquer observador que não possa sentir a verdade vê o que o vampiro deseja que ele veja.

O vampiro deve ter a ideia firme da aparência do rosto que deseja projetar. A principal decisão é entre criar uma face imaginária ou sobrepor as características físicas de outra pessoa. Características inventadas são, muitas vezes, mais difíceis de compor nas proporções acreditáveis, mas tal disfarce é mais fácil de manter do que ter de se passar por outra pessoa. Claro, as coisas ficam mais simples se o Membro pega um rosto emprestado, mas não se importa com a personalidade.

Sistema: O jogador testa Manipulação + Percepção (dificuldade 7) para determinar quão bem o disfarce funciona. Se o personagem tentar personificar alguém, precisa dar uma boa olhada no alvo antes de colocar a máscara. O Narrador pode aumentar a dificuldade se o personagem vir o alvo apenas de passagem. A tabela abaixo mostra os níveis de sucesso na criação de outra aparência. Vampiros que desejem mascarar-se como alguém mais atraente do que são devem pagar Pontos de Sangue adicionais igual à diferença entre seu nível de Aparência e a Aparência da Máscara (o que significa que vampiros mais jovens podem precisar de mais tempo, a fim de usar o sangue necessário).

Sucessos Resultado
1 sucesso O vampiro mantém a mesma altura e constituição, com algumas ligeiras alterações de suas características básicas. Nosferatu podem parecer com mortais normais, ainda que feios.
2 sucessos Ele parece diferente de si mesmo; as pessoas não se lembram facilmente dele ou não concordam sobre sua aparência.
3 sucessos Ele aparenta ser o que quer aparentar.
4 sucessos Transformação completa, incluindo gestos, maneirismos, aparência e voz.
5 sucessos Alterações profundas (aparenta ser do sexo oposto, uma idade muito diferente ou uma mudança extrema de tamanho).

 

Na verdade, aparentar ser alguém tem seus próprios problemas. O personagem deve saber ao menos informações básicas sobre o indivíduo; enganações especialmente difíceis (enganar um amante ou amigo íntimo) requer ao menos alguma familiaridade com o alvo, a fim de ter sucesso.

Desaparecimento do Olho da Mente: Esta potente expressão de Ofuscação permite que o vampiro desapareça à vista de todos. Tão profundo é este desaparecimento que o imortal pode sumir mesmo que esteja diretamente na frente de alguém.

Enquanto que o desaparecimento em si é sutil, seu impacto sobre os que veem não é. A maioria dos mortais entra em pânico e consequentemente foge. Indivíduos de vontade especialmente fraca perdem toda a lembrança do Membro. Embora os vampiros não sejam tão facilmente abalados, mesmo os Membros podem ficar momentaneamente surpresos por um desaparecimento repentino.

Sistema: O jogador testa Carisma + Furtividade, a dificuldade é igual ao Raciocínio + Prontidão do alvo (use o maior do grupo caso o personagem desapareça na frente de uma multidão). Com três sucessos ou menos, o personagem desvanece, mas não desaparece, tornando-se uma distinta figura fantasmagórica. Com mais de três, ele desaparece completamente. Se o jogador tiver mais sucessos do que o nível de Força de Vontade do observador, antes de tudo esta pessoa esquece até mesmo que o vampiro esteve lá.

Cobrindo o Grupo: Neste nível de poder, o vampiro pode estender suas habilidades de ocultação para cobrir uma área. O imortal pode usar qualquer poder de Ofuscação sobre as pessoas mais próximas, bem como em si mesmo, se ele quiser.

Qualquer pessoa protegida que comprometa a cobertura se expõe à visão. Além disso, se a pessoa que invoca o poder se afasta, a cobertura de todos cai. Este poder é particularmente útil se o vampiro precisa levar sua comitiva para um local seguro sem dar o alarme para outros.

Sistema: O personagem pode ocultar uma pessoa extra para cada ponto de Furtividade que possui. Ele pode conferir qualquer nível do poder de Ofuscação para o grupo num dado momento. Enquanto o poder se aplica a todos sob a cobertura do personagem, o jogador precisa fazer apenas um único teste. Cada indivíduo deve seguir os requisitos descritos sob o poder relevante de Ofuscação para permanecer sob seu efeito; qualquer pessoa que falhe em fazer isto perde a proteção da cobertura, mas não expõe os outros. Apenas se o próprio vampiro errar o poder é cancelado para todo mundo.

Fonte: Vampire: The Masquerade – 20th Anniversary Edition – páginas 184 a 186
Resenhista/tradutora: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de