Apadrinhe o Livro dos Espelhos!

O Sabá

15/03/2012

Monstruosos, violentos, fanáticos religiosos – muitas coisas podem ser ditas a respeito da Espada de Caim. Diferente da Camarilla, o Sabá acredita nos Antediluvianos. Surgindo como uma reação à Convenção dos Espinhos (que resultou na fundação da Camarilla), no fundo o Sabá acredita que cada vampiro é livre para criar seu próprio destino, independente de anciões encarquilhados, e que a Seita não serve para tomar conta da não-vida dos covardes e inúteis que não cuidam do próprio traseiro.

Fundado pelos Clãs Tzimisce e Lasombra, que alegam terem destruído seus Antediluvianos na turbulência da Revolta Anarquista, atraiu inúmeros dissidentes dos outros Clãs, tanto da Camarilla quanto Independentes.

Todos os Sabá, como são conhecidos os seus membros, aderem ao chamado Código de Milão, que prega lealdade à Seita e aos companheiros de bando, além da liberdade dentro da Seita e sua defesa acima de tudo.

Com uma mentalidade de “nós contra o mundo”, os Sabá defendem que vampiros são como uma evolução da espécie, acima da humana e que se baseia em princípios de lealdade e liberdade – a lealdade sendo muito bem mantida através do ritual da Valderie, que cria profundos laços emocionais entre seus membros Cainitas.

Compre o Guide to the Sabbat

Ainda que pareçam extremamente anárquicos, são altamente hierarquizados e ritualísticos. Irônicos, é comum o uso de símbolos religiosos, como crucifixos, entre suas fileiras de mortos-vivos mais jovens. A diversão está em ser um condenado carregando por ai um símbolo mortal de salvação. Não acreditam em estado de amaldiçoados ou no poder divino?

São diversos os símbolos, signos e sinais que os membros do Sabá usam pra se identificar, desde o uso de cores, símbolos, gestos específicos e senhas, ao menos na teoria. Na prática, a maioria dos vampiros das ruas conhece poucos dos sinais, mas acabam conhecendo seus companheiros durante seus ritae. Geralmente, só os Bispos ou Arcebispos são capazes de identificar corretamente vampiros que pertencem ou não à Seita, e quando se considera que muitos bandos são nômades… as coisas começam a ficar interessantes.

Novatos (principalmente os Abraçados durante os Festins de Criação, as famosas Festas da Pá) costumam perguntar para que tantas frescuras com senhas e outras coisas de espionagem, se a idéia é muito clara: derrubar a Camarilla e sua Máscara idiota e governar a humanidade. Bom, estes novatos são as famosas buchas de canhão, já que não aprendem com os mais velhos que não-viveram nos dias da Inquisição. Antes de chegar lá, você precisa se provar digno de tal, e seu bando forma uma espécie de milícia em uma guerra de guerrilhas.

Com a paranóia crescente ao longo de uma noite após a outra, a postura de “nós contra o mundo” muitas vezes passa a ser de “eu contra o mundo”. Com uma Seita altamente hierarquizada e noites violentas, os vampiros do Sabá precisam sobreviver por tempo o bastante para galgar degraus na estrutura de poder – que não é rígida como na Camarilla, apesar de toda a hierarquia. No fim, só os mais fortes sobrevivem.

 

Histórias e Artigos sobre o Sabá

 

Clãs

 

Lasombra: Líderes, elegantes, Darwinistas sociais e desumanos, fundaram o Sabá em conjunto com os Tzimisce.

Disciplinas: Tenebrosidade Dominação Potência

Leia mais

Tzimisce: Vampiros que deram as costas para a condição humana alegremente e se dedicam a transcender as limitações do estado vampírico.

Disciplinas: Vicissitude Animalismo Auspícios

Leia mais

Ahrimanes: Esta linhagem rara é composta inteiramente de vampiras que fazem acordos inusitados com espíritos e se originaram do Clã Gangrel.

Disciplinas: Animalismo Presença Spiritus

Leia mais

Assamita Antitribu: Assamitas que nunca foram submetidos ao Tratado de Tiro e, portanto, nunca foram submetidos à Maldição, são orgulhosos e Alamut os observa com sentimentos mistos, que varia de esperança de futuro para o Clã como um todo a temores de um novo período de perseguição.

Disciplinas: Ofuscação Quietus Rapidez

Brujah Antitribu: Violentos e idealistas ao extremo que se vêem como iguais e compõe a maior parte das buchas de canhão do Sabá.

Disciplinas: Rapidez Potência Presença

Leia mais

 

Gangrel Antitribu: Se dividem no Sabá entre os Gangrel Rurais e os Gangrel Urbanos.

Disciplinas: Fortitude Animalismo Metamorfose (Gangrel Rural) Rapidez Ofuscação Metamorfose (Gangrel Urbano)

 

Irmãos de Sangue: Linhagem rara existente apenas no Sabá, são criados por Tremere Antitribu e feitiçaria koldúnica dos Tzimisce para serem unidades perfeitas de combate.

Disciplinas: Fortitude Potência Sanguinus

Leia mais

Kiasyd: Linhagem extremamente rara e curiosa existente apenas no Sabá, foi criada num acidente envolvendo um Lasombra e um ser feérico.

Disciplinas: Tenebrosidade Dominação Mytherceria

Malkavian Antitribu: Mais insanos que seus irmãos da Camarilla, se é que isto é possível.

Disciplinas: Auspícios Ofuscação Demência

Nosferatu Antitribu: Existe alguma diferença entre os Membros e os Cainitas para um Clã onde a lealdade entre si está acima de qualquer lealdade a Seita?

Disciplinas: Animalismo Ofuscação Potência

Panders: Os Sem-Clã que foram legitimados como um Clã dentro do Sabá após o levante do Caitiff Joseph Pander, em reconhecimento pelos seus esforços

Disciplinas: qualquer uma

 

Precursores do Ódio: Linhagem rara que só deu as caras nas Noites Finais, e muitos vampiros suspeitam que sejam os remanescentes do Clã Capadócio.

Disciplinas: Auspícios Fortitude Necromancia

Serpentes da Luz: Linhagem herética dos Seguidores de Set que pratica o vudu e que surgiu no Haiti, onde um grupo de Setitas independente formou uma aliança com o Sabá.

Disciplinas: Ofuscação Presença Serpentis

Salubri Antitribu: Antítese do Clã Salubri, abandonaram a busca da Golconda em prol da vingança contra os odiosos Tremere.

Disciplinas: Auspícios Fortitude Valeren

Tremere Antitribu: Tendo seu fundador marcado como traidor do Clã Tremere e praticantes de uma versão um tanto diferente da Taumaturgia canônica, formam um pequeno número dentro do Sabá até 1998, quando são extintos.

Disciplinas: Auspícios Dominação Taumaturgia

Toreador Antitribu: Reflexo sombrio de sua contraparte da Camarilla, suas mentes são distorcidas, de forma que apreciam o sofrimento e horror como outros apreciariam a Beleza.

Disciplinas: Auspícios Rapidez Presença

Ventrue Antitribu: Cavaleiros e paladinos da Espada de Caim que combatem os Antediluvianos e lutam para derrubar os degenerados da Camarilla.

Disciplinas: Dominação Fortitude Auspícios (ou Presença)

 

 

Fonte: Vampiro: A Máscara 3a Edição e Guia do Sabá
Resenha: Eva
Colaboração: Sonado

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de