Drive Thru RPG

>O que é um Totem

09/01/2012

>

Oradores dos Sonhos, xamãs de Tradições diversas (o que é mais raro), xamãs Órfãos, xamãs menores, todos eles podem lidar com tais espíritos. Mas o que são?

Por definição, totens são algum objeto, animal ou planta que seja cultuado como algum tipo de deus ou equivalente, dentro de uma sociedade tribal. Esta religião, de qual o xamã é o ministro, é xamada de totemismo. É em relação ao totem que a visão de mundo é moldada, sendo consideradas sagradas ou profanas. Porém, como sempre, para os xamãs do Mundo das Trevas, as coisas não são assim tão simples.

Como visionários solitários, guardiões espirituais de seus povos, os xamãs possuem sempre totens pessoais, ainda que o espírito seja cultuado por seu grupo social. A relação entre os dois costuma ser estreita, e o totem pode ser um amigo do mago, mentor, professor ou até mesmo amante.

Um totem protege o xamã, e geralmente lhe pede pequenos serviços, além de mostras de lealdade – definindo o que, para aquele xamã, é sagrado, e o que é profano.

Assim como os Garou e outras Raças Metamórficas, Oradores dos Sonhos e outros xamãs podem adquirir o Antecedente Totem. Porém, enquanto os totens dos metamorfos são da alcatéia, do sentai, ou mesmo da tribo inteira, o totem de um xamã é sempre pessoal.

Totem Enquanto Antecedente

O xamã pode escolher qualquer totem normalmente disponível para qualquer Raça Metamórfica, desde que isto se encaixe em sua visão de mundo, paradigma e origem cultural. Além disso, Oradores dos Sonhos possuem alguns totens exclusivos, que trabalham com eles desde tempos imemoriais, e provavelmente, em muitos casos, ao longo de várias encarnações.

Nenhum xamã pode ter mais de um totem. Embora seja possível para um Orador adquirir um totem enquanto Adormecidos, muitos deles adquirem seus espíritos totêmicos durante seu Despertar ou brevemente depois, enquanto são treinados pelos seus mentores.

Adquirir um totem é um processo complexo e difícil, onde o mago entra em contato com a Umbra e procura por um poderoso espírito para ser seu patrono. Algumas vezes, os espíritos totêmicos pedem ajuda e apoio aos Oradores dos Sonhos em vários assuntos.

É importante lembrar que cada espírito totêmico individual é apenas um aspecto parcial do todo do arquétipo espiritual. Quaisquer magos podem compartilhar o mesmo totem, mas cada espírito é uma entidade espiritual completamente distinta do mesmo arquétipo. As únicas constantes são a personalidade básica e as motivações, bem como o tipo de Habilidades Inatas que eles fornecem (poderes extras especiais automaticamente ganhos por se ligar ao totem).

Autor: Eva e Emi
Fonte de Consulta: Tradition Book Dreamspeakers Revised e Lobisomem: O Apocalipse 2ª edição

Sobre Colaboração

Artigos publicados por leitores ou ex-autores do blog, que gentilmente colaboraram conosco ao longo dos anos. Artigos de opinião não necessariamente expressam a opinião das autoras do blog; traduções e resenhas têm suas informações checadas.

Ver mais artigos de