Drive Thru RPG

Kinain, Roubos de Bebês e Afinidade com Fadas em Changeling: O Sonhar

09/12/2012

Seria uma Kinain Nocker? *-*

Olá! Hoje resolvi falar um pouco sobre quem são os Kinain, o que está por trás das lendas de roubos de bebês por fadas em Changeling: O Sonhar e como funciona ter a Qualidade: Afinidade com Fadas para personagens de outros jogos da mesma linha. Isso é bem bacana tanto nas mesas de Changeling quanto para aqueles personagens de Lobisomem (alô Fianna!) e de Mago (mais comum entre os Verbena) que pegam qualidades que lhes confira sangue de fada (o que, no caso, dos lobisomens, exige que se tenha também algum parentesco com lobisomens, mas esta é outra questão).

Decidi escrever este artigo para o domingo por acreditar que ele é útil tanto para os jogadores de Changeling quanto para os Narradores das outras linhas do Clássico Mundo das Trevas que não sabem o que fazer quando seus jogadores insistem em pegar a Qualidade Afinidade com Fadas.

O Que É um Kinain?

Sendo curta e grossa, os Kinain são parentes humanos (ou não necessariamente humanos) de um changeling e que herdaram sangue de fada e, por conta disso, herdaram alguns “dons” mágicos.

De Onde Surgem os Kinain?

Geralmente, os Kinain nascem de um changeling e um mortal ou de dois changelings. Daqueles que possuem um dos pais changelings, cerca de 80% a 85% e dos que possuem pai e mãe changelings, cerca de 50% a 60% serão Kinain. Pode acontecer, ainda, da herança feérica pular uma ou duas gerações, então mortais “normais” (mas ainda assim, parentes das fadas) que nada sabem sobre os seres do Sonhar podem vir a ter filhos ou netos kinain (ou mesmo changeling).

Infelizmente, muitos pais mortais acabam forçando a Banalidade sobre seus filhos Kinain (“larga esse jogo de gente doida, esses dados e cresce, seu irresponsável!”), pois de outra forma, não conseguiriam lidar com essas crianças tão sonhadoras.

E Onde Fica o Roubo de Bebês?

Embora muitos pais changelings criem seus filhos mortais e Kinain pessoalmente, humanos criados por fadas podem se tornar dreamstruck, ou seja, ficam presos nos limiares do sonhar tão fortemente que, em estágio avançado, entram em um estado de total catatonia onde vivem dentro apenas da própria imaginação, pois suas mentes humanas foram muito longe dentro do sonho. Para evitar esses riscos… muitos changelings levam seus filhos a serem criados por mortais, fazendo algumas aparições periódicas para tais crianças até que elas estejam prontas para lidar melhor com sua herança imortal.

Não é raro que grupos de changelings raptem crianças e adolescentes que detectem como Kinain para evitar que elas esqueçam inteiramente de sua herança feérica, levadas pela implacável Banalidade que os mortais enfiam em suas mentes.

Ainda que hoje em dia isso seja mais incomum, na Antiguidade, os changelings levavam um bebê feérico dos pais mortais e, no seu lugar, deixavam uma criança mortal ou Kinain. Essas crianças abandonadas podiam (e ainda podem) vir a se tornar Dautain, considerando sua herança feérica algo demoníaco ou maléfico de alguma forma. Outros, entretanto, ao compreender os motivos de seus pais fadas, voltavam a se integrar com a comunidade feérica.

E Como Fica a Qualidade: Afinidade com Fadas?

A qualidade Afinidade com Fadas, de outros jogos do Clássico Mundo das Trevas, não significa que o seu personagem seja um Kinain, embora ele possa ter alguns atributos similares aos dos Kinain. Porém, a qualidade em si é resultado de pactos antigos realizados entre as Fadas e os Pródigos (os magos, os lobisomens, os vampiros e os fantasmas), cujo poder foi passado adiante por seus descendentes, o que lhes conferiu uma posição especial entre as fadas. Através de um simples teste de Metáfora (se não me engano, é Tino na tradução brasileira oficial; Kenning no original) com dificuldade 6, um changeling pode reconhecer se está diante de um Pródigo que possui Afinidade com Fadas ou não.

Compre The Enchanted

Tais pactos antigos impedem que o personagem com Afinidade com Fadas seja Encantado contra a vontade – um changeling que cometa tal erro se torna um changeling que quebrou juramentos. Personagens com Afinidade com Fadas são parcialmente cientes do Sonhar, podendo ver o semblante feérico dos Kithain e as quimeras com que estejam interagindo ou carregando, apesar de tais Pródigos não conseguirem ver quaisquer outras quimeras, a menos que estejam Encantados – e é mais fácil Encantar estes Pródigos através de um teste simples de Glamour contra a Banalidade do alvo.

Sabemos, entretanto, que existe um sério descompasso entre os diversos livros do Clássico Mundo das Trevas. O Mago: A Ascenção 3ª Edição traz a Qualidade: Sangue de Fada, mas na descrição da qualidade para se tornar um Kinain, eles aparecem confundidos com os Encantados. Caso vocês tenham curiosidade, em um novo artigo, posso apresentar a minha opinião pessoal para pacificar essas informações desencontradas, que é a visão que uso nas mesas em que narro, tanto de Changeling quanto de Mago e Lobisomem.

Para mais dúvidas, recomendo fortemente que consultem o livro The Enchanted, que traz muitas informações sobre os Encantados e mesmo sobre os Kinain.

Aproveite e dê uma olhada na Loja Livro dos Espelhos! Nela, você vai encontrar livros de RPG para o Clássico Mundo das Trevas e para outros cenários, novos e seminovos, nacionais e importados, muitas raridades e dados com valores promocionais! Aproveitem que colocamos livros novos lá! Adquira seu livro, seus dados e ajude o blog Livro dos Espelhos a continuar no ar ^_^

Fonte: The Enchanted, diversas
Imagem: Steampunk  por FroweMinahild
Autora: Eva

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de