Drive Thru RPG

Hellblazer e Mago: A Ascensão

23/04/2012

Hellblazer é uma série em quadrinhos pertencente à Vertigo, selo da editora DC Comics. Criada por Alan Moore, Steve Bissette e Totleben John, narra a história de John Costantine, um mago anti-herói que vaga pelo mundo atraindo os mais estranhos acontecimentos e as mais diversas manifestações de magia. Extremamente versado em Demonologia e ocultismo em geral, Constantine usa a astúcia para lidar com tudo aquilo que costuma causar pesadelos nas pessoas. Apesar de ser mago, raramente é visto utilizando magia e só o faz quando realmente necessário, preferindo usar de astúcia para sobreviver.

Hellblazer e Mago: A Ascensão

Hellblazer, assim como Mago: a Ascensão, se desenrola em um mundo confuso e obscuro, repleto de coisas a serem descobertas e mistérios para serem resolvidos. Coisas sem explicação acontecem todos os dias debaixo dos nossos narizes, mas as pessoas se apegam demais a coisas banais para perceber ou acreditar nisso. A magia existe, porém é para poucas pessoas. Constantine sofre ao usar sua magia de uma forma diferente de como acontece no RPG, mas mesmo assim nos dá uma ideia de como pode ser duro lidar com esse tipo de coisa. Todos os seus amigos tendem a morrer ao seu redor devido às diversas aventuras que parecem brotar na vida do nosso anti-herói, como se o mesmo fosse um para-raio sobrenatural. Coisas semelhantes acontecem com os personagens em Mago: A Ascensão, quando muitas vezes se vêem imersos no sobrenatural e esse esse parece sufocá-los por bater em sua porta constantemente.

John Constantine provavelmente seria um Órfão em Mago: A Ascensão, utilizando os mais diversos tipos de paradigmas e misturando as formas de Arte para alcançar seus objetivos, caminhando sozinho nesse mundo e sem dar muita atenção para os outros magos que só parecem querer usá-lo. O conflito interno do personagem é gigantesco ao lidar com os “Adormecidos”, além de querer (sem sucesso) proteger as pessoas que gosta. Ele é incapaz de fazer isso muitas vezes, até com consigo mesmo, e sempre se vê preso nas mais diversas ciladas contando somente com a própria esperteza.

John vive em um mundo cinza, com pessoas que não dão a mínima para seus atos e o julgam até mesmo louco. Mesmo assim ele sempre arrisca seu traseiro para salvar o mundo, seja forçado pelas circunstâncias ou simplesmente pelo acaso.

A HQ Hellblazer passa para jogadores de Mago uma ideia básica de como o mundo e a magia podem ser coisas não tão agradável assim e como podem gerar situações e eventos indesejados que vão muito além do simples paradoxo. Discute também como problemas pessoais como o vício e a depressão podem afetar a vida de um mago e seu envolvimento com o sobrenatural. Nos dá também uma noção de como pode ser o seu Mundo das Trevas e de que ele pode sim ser sutil e semelhante à nossa realidade. Além disso, em Hellblazer encontramos uma infinidade de personagens que podemos utilizar como base e aventuras que podemos adaptar. Sem dúvida é uma das HQs que mais pode divertir jogadores de Mago: A Ascensão.

Fonte: Hellblazer (Vertigo Comics); Mago: A Ascensão 2ª edição
Imagens: Hellblazer “John Constantine”
Autor: Vivas
Revisão: Eva

Sobre Colaboração

Artigos publicados por leitores ou ex-autores do blog, que gentilmente colaboraram conosco ao longo dos anos. Artigos de opinião não necessariamente expressam a opinião das autoras do blog; traduções e resenhas têm suas informações checadas.

Ver mais artigos de