Apadrinhe o Livro dos Espelhos!

Dossiê Acre para o Mundo das Trevas

07/11/2012

Hoje temos um artigo muito esperado – um dossiê para sua campanha de RPG no Clássico Mundo das Trevas no Acre. O artigo é obra do Milton T., que nos enviou por e-mail estas informações e promete que em breve nos manda updates \o/

Ei Narradores! Já pensaram que legal ter versões do Mundo das Trevas para diferentes Estados e regiões do Brasil (e de Portugal, de Angola, de tooodo o mundo falante do português *-*)? Ia ser muito bacana começar a juntar informações sobre possibilidades bacanas de cenário na nossa lingua – e criadas por aqueles que jogam RPG online ou em mesas clássicas e conhecem suas regiões ^_^

Acre das Trevas

Aspectos Geográficos

A porção territorial que hoje corresponde ao Município de Rio Branco, inicialmente sede do departamento do Alto Acre, foi formada como entreposto comercial avançado da economia mercantil da borracha e reconhecida desde as primeiras expedições realizadas pelo sertanista Manoel Urbano da Encarnação. Em 28 de dezembro de 1882 foi explorada por Neutel Maia, que se instalou no mais importante aglomerado da localidade, o seringal Empresa, situado à margem direita do Rio Acre, onde havia grande concentração de seringais e de onde era extraído o melhor látex e produzida a maior quantidade de borracha do Alto Purus.

Com Coordenadas Geográficas de 9 °58’29’’ (s) e 67° 48’36’’ (W.Gr) e uma altitude de 152,5 m, Rio Branco situa-se em ambas as margens do Rio Acre e sua topografia a direita (na região hoje denominada por 2º Distrito) é formada por imensa planície de aluvião, enquanto que o solo da margem esquerda caracteriza-se por sucessão de aclives suaves.

Clima

  • Clima Tropical, porém em meados de junho/julho aparecem frentes frias. Aí sim é comum ver pessoas agasalhadas.
  • De Dezembro a Março acontece a cheia do rio, quando ele transborda e pode até deixar muitos desabrigados na região central e 2º Distrito.

Divisão Populacional em Rio Branco

A cidade de Rio Branco está repleta de magos, vampiros e lobisomens, porém, a presença de lendas folclóricas aqui é mais aceitável.

A cidade tem noites com temperaturas amenas e dias quentes. Pela tarde pode chegar até 38° C e em época de queimadas, chegar até a 48°. Por ser uma cidade quente, muitos de seus habitantes optam por roupas mais simples e refrescantes, ou seja, qualquer um que use um terno ou sobretudo está no local errado.

A população do município em 2009 era estimada pelo IBGE em 305.954 habitantes, sendo o maior município do Estado e o 81°mais populoso do Brasil, apresentando uma densidade populacional de 33,17 habitantes por km². Segundo o Censo de 2000, 51,79% da população são homens e 48,2% mulheres, e 92,73% da população vive na zona urbana e 7,22% vive na zona rural. Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a população de Rio Branco equivale a 0,16% da população nacional. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Rio Branco possuía 201.966 eleitores em 2008.

Mundo das Trevas em Rio Branco

Como o cenário está sendo jogado (yay!), em breve o Milton envia mais informações pra quem quiser se aventurar pelo Acre. Dá uma olhadinha em todas as imagens que ele mandou junto

E vocês, que cenários usam em suas campanhas de RPG? E como fazem quando querem rolar campanhas que se passam em cidades e estados (ou mesmo países) que vocês desconhecem pessoalmente?

Não deixe de dar uma olhadinha no nosso artigo sobre o Mundo das Trevas no Brasil

Curtiu o artigo? Então curte o Livro dos Espelhos no Facebook

Autor: Milton T.
Revisora: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de