Drive Thru RPG

Dons para Andarilhos do Asfalto do Lobisomem: O Apocalipse 20 Anos

10/09/2012

E enquanto a gente espera ansiosamente o lançamento da edição de 20 anos de Lobisomem: O Apocalipse, vamos dar uma olhada nos Dons dos Andarilhos do Asfalto, conforme publicados no blog oficial de W20 um tempo atrás. O que vocês acharam dos Dons?


E o vencedor, com um grande total de duas pessoas sugerindo seus nomes: Os Andarilhos do Asfalto! Que são um grupo interessante de qualquer forma que você olhe, por que eles são uma das poucas tribos que ganham uma lista de Dons de campo bônus (agora com ortografia correta. Eu espero.)

Andarilhos do Asfalto

Muitos Dons dos Andarilhos do Asfalto envolvem espíritos da Weaver de um tipo ou outro. Essa associação garante aos Andarilhos do Asfalto grande versatilidade e uma compatibilidade incomparável com a tecnologia moderna; esperançosamente, é o suficiente para compensar pela falta de respeito com que as outras Tribos veem seus pactos.

Controlar Máquina Simples (Nível Um) – O Garou pode comandar os espíritos das máquinas mais simples, levando alavancas a se moverem, portas a se destrancarem, polias a rolarem e assim em diante. Qualquer espírito tecnológico pode ensinar esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Força de Vontade e rola Manipulação + Ofícios (dificuldade 7). O controle do Garou dura até o final da cena.

Diagnósticos (Nível Um) – O Andarilho do Asfalto pode dizer o que está errado com uma máquina só de olhar. Ele pode então pedir a ajuda do espírito da máquina para repará-la. Qualquer espírito tecnológico pode ensinar esse Dom.

Sistema: O personagem automaticamente tem sucesso em todas as tentativas de diagnosticar o problema com aparatos tecnológicos quebrados. O jogador gasta um ponto de Gnose enquanto o Garou mentalmente convence o espírito de um aparato quebrado a ajudar a consertar. O tempo requerido para consertar o aparato é diminuído pela metade, como são os números de sucessos necessários para repará-lo.

Persuasão (Nível Um) – Como o Dom Hominídeo.

Plugue e Use (Nível Um) – Todos os trabalhos da Weaver estão conectados através da mesma teia, da mesma canção. Os Andarilhos exploram essa verdade para tirar maior poder da moderna profusão de tecnologia, fazendo com que seus aparatos sejam compatíveis com quase tudo. Uma Aranha de Rede ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Força de Vontade. Pelo próximo dia, qualquer computador que o Andarilho do Asfalto use – não importa quão simples – se torna completamente compatível com qualquer outro aparato digital, não importando obstáculos tais quais diferentes sistemas operacionais, falta de portas de acesso fisicamente compatíveis, ou mesmo a completa ausência de quaisquer meios de receber ou interpretar um sinal wireless. Geralmente, Andarilhos do Asfalto usam esse Dom para transformar seus smartphones em chaves de acesso omni-compatíveis para redes de computadores, redes de segurança e mesmo sistemas de GPS de carros.

Tiro Certo (Nível Um) – Esse Dom permite ao Garou executar feitos brilhantes de mira certeira, tais quais atirar numa arma na mão de um oponente ou no tambor da arma de um inimigo. O Garou não pode usar esse Dom para ferir um oponente diretamente, no entanto ele pode usar Tiro Certo apenas com rifles e pistolas. Espíritos do ar ensinam esse Dom.

Sistema: Como um melhoramento permanente, o jogador adiciona os pontos permanentes de Glória do personagem à parada de dados quando tenta um truque de tiro realmente estonteante. Outra vez, o Dom não permite dano direto a alvos (“Eu atiro na armadura do fomori através da abertura do olho!”), mas pode ser usado para ferir oponentes indiretamente (“Eu vou atirar na janela escurecida atrás do vampiro para que a luz do sol bata nele!”).

Cibersentidos (Nível Dois) – O Garou pode trocar seus sentidos naturais por aqueles das máquinas, testemunhando o mundo de modo que os lobisomens mais tradicionais nunca poderiam imaginar. Ele pode trocar a audição normal por radar, ou a visão ordinária por infravermelho ou visão ultraviolenta. Qualquer espírito tecnológico pode ensinar esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Gnose por sentido afetado. Esse Dom dura uma cena.

Mãos Cheias de Trovão (Nível Dois) – Muitos Andarilhos do Asfalto consideram a arma de fogo como o sinal definitivo do poder da era moderna, e fazem pactos com os espíritos para assegurar que suas armas não se tornem inúteis, primitivos tacapes no meio da batalha. Um espírito tecnológico ou espírito da guerra ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Gnose. Pelo resto da cena, qualquer arma que o Andarilho do Asfalto use para atirar não ficará sem munição, contanto que tenha munição para começar. Disciplina de tiro é ainda recomendada com armas automáticas para impedir que a arma superaqueça e trave.

Travar Tecnologia (Nível Dois) – Como o Dom Hominídeo.

Explosão de Energia (Nível Dois) – Falando com os espíritos da eletricidade, o Garou causa um apagão sobre uma grande área. Um elemental da eletricidade ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Gnose e rola Raciocínio + Ciência (dificuldade 7). O número de sucessos determina quão grande é a área do blecaute. Um sucesso apagaria uma única sala, enquanto cinco cortariam a energia de toda uma vizinhança.

Pelo de Aço (Nível Dois) – Se focando em seu próprio ser, o Andarilho do Asfalto se enrola em aço espiritual, transformando sua pelagem em metal endurecido. Elementais da terra ou do metal ensinam esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Força de Vontade e rola Vigor + Ciência (dificuldade 7). Cada sucesso adiciona um dado à parada de absorção do Garou pelo resto da cena. Enquanto o Dom está ativo, o Garou sofre +1 de dificuldade em todos os testes de Destreza, e qualquer rolagem Social não envolvendo outros Andarilhos do Asfalto. Esse Dom apenas funciona nas formas Crinos, Hispo e Lupus.

Controlar Máquina Complexa (Nível Três) – Similar a Controlar Máquina Simples, o Andarilho do Asfalto agora pode converter e comandar os espíritos de aparatos eletrônicos tais quais computadores, smartphones e carros. Uma Aranha de Teia ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Força de Vontade e rola Manipulação + Ciência ou Computador. O narrador decide a dificuldade baseado em quão complexa é a máquina (8 para um laptop comum). O controle do Garou dura por uma cena.

Intrusão (Nível Três) – É impossível manter uma barata fora de uma casa, e igualmente impossível de manter longe um Andarilho do Asfalto com esse Dom. Uma vez ativado, esse Dom permite o Andarilho do Asfalto abrir qualquer barreira apresentada a ele: portas destrancam com sua aproximação, cadeados caem abertos sem explicação. Um espírito barata ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Gnose e rola Gnose (dificuldade 7). Por exatamente um minuto depois disso, todas as formas de trancas e barreiras permitem sua passagem, de trancas de cofre computadorizados a barricadas de tábuas pesadas pregadas em portas. Barreiras misticamente seladas ainda requerem uma rolagem para serem ultrapassadas, mas cada sucesso na rolagem inicial de Gnose adiciona um sucesso automático para essas tentativas. Barreiras invalidadas por esse Dom não se selam automaticamente.

Eletrochoque (Nível Três) – Os Andarilho do Asfalto são a Tribo do vidro, aço e eletricidade. Esse último elemento pode ser usado para ferir diretamente oponentes que o Andarilho do Asfalto pode tanto tocar, ou que estejam tocando um material condutivo tal qual um metal ou água. Um espírito da eletricidade ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um número de pontos de Fúria. Cada ponto gasto inflige dois níveis de dano agravado no oponente do Andarilho do Asfalto. Esses níveis de dano podem ser divididos entre tantos oponentes quantos tiverem sido gastos pontos de Fúria investidos nesse Dom. Comumente, o personagem não pode gastar mais Fúria que metade de sua contagem permanente em um turno.

Favor Elemental (Nível Três) – Seja implorando, ameaçando ou lisonjeando um espírito urbano elemental, um lobisomem pode convencer o espírito a fazer um favor por manipulação ou mesmo destruição de sua casca terrena. Assim, uma película de vidro pode explodir nos inimigos do Garou; uma porta pode se recusar a abrir, mesmo se destrancada; ou os freios de um carro podem falhar. Um elemental urbano ensina esse Dom.

Sistema: O jogador rola Carisma + Lábia (dificuldade 7). O narrador determina os efeitos precisos.

Conciliação (Nível Quatro) – Como o Dom Roedor de Ossos, mas ensinado por um espírito barata.

Doppelganger (Nível Quatro) – O Garou pode tomar o exato semblante de qualquer outro humano, lobo ou Garou. Um espírito camaleão ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Gnose e rola Carisma + Performance (dificuldade 8). Atributos não são duplicados, mas todo o resto, incluindo voz, postura e cheiro, são idênticos. Os efeitos duram por um dia por sucesso (ainda que o Garou possa terminá-los à vontade).

Cavaleiro do Sinal (Nível Quatro) – Do telégrafo ao celular, os Andarilhos do Asfalto sempre mantiveram boas relações com espíritos da comunicação de ponta. Esse Dom permite ao Garou abrir uma Ponte da Lua que cavalga em um sinal telefônico, transportando-o instantaneamente à locação de quem quer que esteja no outro lado da linha. Uma Aranha Padrão ensina esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Força de Vontade para abrir a Ponte da Lua. O Garou deve ter uma conexão entre um telefone e sua localização atual e uma no destino alvo para usar esse Dom, ainda que não se diferencie entre fiação ou celulares – alguns lobisomens tem mesmo reportado sucesso cavalgando por softwares de conferência online, ainda que fazê-lo requeira uma rolagem de Raciocínio + Computadores (dificuldade 7). Cavaleiro do Sinal não pode levar o personagem além de (Gnose x 5) milhas – se o fim da linha de destino não estiver nesse alcance, o Dom falha.

Fala Tecnológica (Nível Quatro) – Esse Dom permite ao Andarilho do Asfalto contatar outros através de qualquer aparato tecnológico. O Garou fala para uma Aranha Padrão dentro ou perto de um aparato tecnológico e diz a mensagem a ser entregue e a quem ela deve ser entregue. A Aranha Padrão então encontra o receptor e usa qualquer tecnologia de comunicação perto deles para entregar a mensagem; fones gritam a mensagem (sem ser preciso colocá-los ou estarem ligados), outdoors eletrônicos a mostram, impressoras de computador a imprimem como texto. Se nenhuma tecnologia de comunicação está presente, qualquer outra tecnologia será ativada, ainda que nenhuma mensagem seja entregue. Se nenhuma tecnologia estiver presente perto do receptor, o Dom falha. Uma Aranha padrão ensina o Dom.
Sistema: O jogador gasta um ponto de Gnose e rola Carisma + Ciência. A dificuldade depende da distância a que a mensagem precisa ser mandada: a próxima sala tem dificuldade 4, o mesmo prédio 5, um quarteirão de distância 6, uma milha 7, um fuso horário 8. Passando disso a dificuldade é 9. Quanto mais sucessos conseguidos, mais longa a mensagem pode ser. Um único sucesso apenas garante uma palavra mandada, cinco permitem tamanho ilimitado.

Mecânica do Caos (Nível Cinco) – Lobisomens pulsam com a energia da Wyld, mas todas as criaturas com forma e natureza tem algo da Weaver em si também. Ao aprender esse Dom, o Andarilho do Asfalto reconcilia esses aspectos de seu ser, permitindo a ele conjurar energia primordial e forma mística ao mesmo tempo. Luna, que equilibra o caos mercurial em um ciclo ordenado de fases, manda o mais poderoso de seus Lunas para ensinar esse Dom.

Sistema: Um lobisomem com esse Dom pode usar Fúria e Gnose no mesmo turno sem penalidade. Os efeitos desse Dom são permanentes.

Conjurar Aranha de Rede (Nível Cinco) – O Garou carrega uma grande bênção tecnológica, dando a ele um entendimento intuitivo do jeito dos computadores; adicionalmente, ele pode conjurar uma Aranha de Rede, um espírito da Weaver que dá ao conjurador quase absoluto controle sobre qualquer sistema de computadores. A Aranha pode arrebentar, apagar ou destruir qualquer sistema para o qual for mandada (os exatos efeitos são deixados para o Narrador, mas são tipicamente destrutivos). Um Avatar da Barata ensina esse Dom.

Sistema:O jogador gasta um ponto de Gnose e rola Carisma + Computador (dificuldade 8). Se bem-sucedido, a Aranha de Rede aparece e obedece aos comandos do Garou. Em adição ao poder destrutivo do espírito conjurado, o Dom permite ao Garou permanentemente diminuir pela metade a dificuldade de todas as rolagens para usar, construir ou hackear computadores.

Dons Boli Zousizhe

Um ramo chinês dos Andarilhos do Asfalto, os Boli Zousizhe são de certa forma mais tradicionais que seus sempre-mutantes primos ocidentais, e empregam muitos Dons antigos raramente vistos entre os outros ramos da Tribo.

Olhos de Sheng-Nong (Nível Um) – O Boli Zousizhe pode se colocar na perspectiva de suas ferramentas e usar de sua concentração para a tarefa que está sendo executada, permitindo a ele executar múltiplas ações com facilidade. Ainda que isso fosse originalmente usado para empunhar duas espadas com igual destreza, qualquer ferramenta pode ser usada; mesmo a própria mão do lobisomem conta como uma “ferramenta”. Tanto um espírito macaco quanto espírito da guerra ensinam esse Dom.

Sistema: O jogador gasta um ponto de Gnose para receber uma ação extra. Pelo resto da cena, o Garou não precisa conseguir ver seus oponentes para atacá-los. Nenhum modificador de visibilidade ou penalidades de mão-secundária afetam suas ações enquanto esse Dom tem efeito.

Honra de Fu Xi (Nível Dois) – Quando confrontado com ameaças a um membro indefeso da família ou alcateia do lobisomem, o Boli Zousizhe pode subir acima de seus limites normais para defendê-los. O espírito de qualquer animal que acasale por uma vida inteira com um único par pode ensinar esse Dom.

Sistema: O Narrador deve concordar que o membro da família ou alcateia do Garou está mesmo indefeso e sem possibilidade de se defender. (Com raras exceções, qualquer humano encarando um lobisomem deve ser considerado indefeso.) O jogador pode então gastar um ponto de Fúria e adicionar um dado a todos os Atributos Físicos do personagem para cada ponto de Honra permanente que o personagem possua pela duração da cena.

Comando Yao (Nível Três) – Como o Dom Andarilho do Asfalto: Favor Elemental. Quando esse Dom é aprendido, o Boli Zousizhe deve escolher entre poder comandar elementais orientais (água, madeira, fogo, terra e metal) ou elementais urbanos. O personagem nunca deve comandar elementais do outro grupo.

Resistência de Yu (Nível Quatro) – Para Yu foi dada a tremenda tarefa de proteger a China Antiga contra a enchente do Rio Amarelo, tarefa muito exaustiva, mas ninguém além dele poderia fazê-la. Esse Dom é idêntico ao Dom Cria de Fenris: Coração da Montanha.

Sacrifício de Huang Di (Nível Cinco) – Enquanto Huang Di era conhecido por suas invenções, ele era também o Lorde Amarelo e um grande líder. Normalmente usado pelo alfa da alcateia, esse Dom permite a um líder revitalizar seus seguidores em momentos de escuridão. Esse Dom é ensinado por apenas um espírito, que vive aos pés da Montanha Touro e chora eternamente. Não se parece com nada, e apenas ensina o Dom ao nascer do sol.

Sistema:O Boli Zousizhe gasta dois pontos de Gnose e rola Vigor + Liderança (dificuldade 8). Cada sucesso permite a um companheiro de alcateia curar um número de Níveis de Vitalidade (mesmo agravados) igual ao número de sucessos rolados.

Fonte: Werewolf the Apocalypse 20th blog
Tradutora: Emi
Revisora: Eva

Sobre Colaboração

Artigos publicados por leitores ou ex-autores do blog, que gentilmente colaboraram conosco ao longo dos anos. Artigos de opinião não necessariamente expressam a opinião das autoras do blog; traduções e resenhas têm suas informações checadas.

Ver mais artigos de