Drive Thru RPG

Dificuldades para criar personagem? RPG Caracterização pode te salvar!

14/10/2015

rpgcaracterizacao-post

Sabe aqueles dias em que você tem uma ideia fantástica de personagem, mas não tem muita certeza se a ideia que você tem em mente cai bem? Quando você se enrosca com uma proposta – ou quando simplesmente nenhuma proposta parece divertida o bastante? Nessas e em muitas outras situações, o livro RPG Caracterização pode te ajudar!

Com textos de um monte de gente bacana e que manja muito de RPG, com textos embasados, de referência para quem ainda se perde na hora de criar personagens, fazer a ficha e ir além da ficha, o livro é uma antologia de artigos que pode salvar qualquer jogador, dos mais novos aos super experientes. Eu sei que eu sou suspeita, porque um dos artigos no livro é meu – então vocês vão encontrar lá toda uma teoria mirabolante (ou não) minha sobre a caracterização de personagens, ó:

Background de personagens: diversão e técnica
Como desenroscar aquela ideia legal para personagem? Como pegar um personagem arquetípico e transformar em algo único desde a sua criação? Neste artigo, parto de conceitos clássicos da teoria literária e os aplico no RPG de forma prática, em busca de inspirar jogadores na construção de personagens marcantes, mais fortes, coesos e divertidos – perfeito para quem adora interpretar alguém (ou algo) inesquecível.

Eu parto de conceitos literários mega cabeçudos, mas emprego da forma como vocês já conhecem aqui no Livro dos Espelhos – de um jeito simples, acessível pra todo mundo e, ainda assim, rico em referências e muito fácil de se aplicar.

Além do meu, temos mais outros artigos bacanas, que vocês podem ter uma ideia melhor pelos updates do site de financiamento coletivo no Catarse: RPG Caracterização no Catarse

Aliás, em breve eu falo até um pouco mais do texto – afinal, o livro saindo, eu super gostaria de conversar sobre as minhas teorias com pessoas que, como eu, amam personagens bem caracterizados *-*

Que tal ajudar a gente a tornar o sonho de ver um livro brasileiro sobre teorias de RPG publicado? Dá uma força ai, seu personagem merece mais :)

E logo menos volto com mais atividades rpgísticas por aqui. Tive um probleminha técnico (meu PC fritou, mas com a ajuda de um amigo estamos correndo atrás de resolver a bagunça), então tive um contratempo meio zoado. Por enquanto, fiquem com uma prévia do que mais vem por ai (além do Encontro de RPG no CCJ, em SP, onde espero encontrar vocês):

lovolaypreview1

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de