Drive Thru RPG

Defeitos para a Tecnocracia – Mago: A Ascensão

07/08/2014

Ballistics_by_MinnhagenNo artigo de hoje trago pra vocês os Defeitos mais apropriados para personagens da Tecnocracia que foram publicadas no Brasil no Guia da Tecnocracia, lançado pela Devir, para personagens cinzentos de Mago: A Ascensão. Fiz apenas alguns ajustes no texto, que não alteram em nada seu significado e que melhor adapta a tradução, no meu ponto de vista, para o original em inglês.

Não deixe de conferir também:

Qualidades para a Tecnocracia

Tecnofalastrão (1 ponto)

Uma peculiaridade de personalidade, de pouca importância, mas irritante, o torna incapaz de conduzir um diálogo sem empregar verborragia e discurso obtuso. Não importa quão simples possa ser o assunto, você precisa enchê-lo com metafraseologia compulsiva, terminologia ofuscante e demagogia contraintuitiva. Cara, aprenda a falar normalmente antes de sair vociferando por ai! Em termos de jogo, você pode sobre uma penalidade em testes de Características Sociais (+1 ou +2 na dificuldade), especialmente se você estiver tentando discutir assuntos “normais” (amor, entretenimento e outras questões pessoais).

Preconceituoso1 (2 pontos)

Você simplesmente não suporta “aquelas pessoas”, quem quer que “elas” sejam. Talvez você seja um Adonita que despreza os constructos, os UVMRs, os ciborgues e os HIT Marks com os quais é forçado a lidar. Ou talvez você seja uma dessas formas de vida superior, e já está cheio de ter que ficar aguentando seus colegas humanos obsoletos. Ou pode ser que não consiga “engolir” o ideal de igualdade da Tecnocracia e quer ver aqueles malditos (negros, homossexuais, mulheres, qualquer coisa) colocados em seu devido lugar. De qualquer forma, você tem problemas com seus associados. Você não gosta deles e eles provavelmente não gostam de você.

Não importa a quem você odeia, você tem de aprender a lidar com eles. O preconceito aberto tende a colocá-lo em apuros – o preconceito é contraproducente e a União não tem lugar para isso. Ainda assim, eles incomodam você. Sempre que puder, fique entre Sua Própria Espécie e mostre para aqueles imbecis quem é que manda… sem ser pego.

Constructo  (2 pontos)

Algumas pessoas nasceram de pais naturais. Você nasceu em um centro infantil. Fertilização assexuada, alteração genética e procedimentos cuidadosamente monitorados trouxeram-no a esse mundo e ninguém se esquecerá disso. A despeito dessa “Unidade” de que todos falam, as pessoas o tratam diferente. Algumas o desprezam completamente, outras o tratam tããão bem que isso faz você querer vomitar. Há uma boa probabilidade de que você também se considere diferente. Talvez seja arrogante sobre seu status de Homo superioris… ou talvez você considere Homo aberratus um termo mais correto. Em situações sociais, você está em constante desvantagem (e pode sofrer penalidades em seus testes Sociais), tanto pela aversão dos outros quanto por sua própria insegurança.

(Nota: Este Defeito não é exigido de todos os personagens constructos. Ele representa um constructo cuja condição é dolorosamente óbvia, não alguém que se mistura bem ao grupo. A Tecnocracia tem muitos de ambos.)

Frio2 (2 pontos)

Se levarmos em conta o estereótipo do “Tecnocrata desalmado”, alguém poderia achar que esse Defeito na verdade é uma Qualidade. Dificilmente. Por mais que a União valorize a eficiência e a credibilidade, a maioria dos Tecnocratas ainda aprecia um pouco de humanidade. Se você tem alguma humanidade, ela não está à vista; você seria capaz de ordenar a tortura lenta de um bebê com tanta indiferença como poderia pedir um refrigerante e depois ouviria seus gritos sem pestanejar. Até mesmo seus companheiros Tecnocratas o consideram assustador. Consequentemente, a maioria dos camaradas o evitam e o Controle mantém uma vigilância muito cerrada sobre suas atividades. Pessoas com essa frieza tendem a terminar entre os Caídos, por isso seus superiores sempre o classificam no grupo de risco.

Óculos Espelhados Cor-de-Rosa3 (2 pontos)

Para você a tecnologia é a melhor coisa depois do pão de forma fatiado, sem ela você nem teria pão de forma fatiado! Todo problema tem uma solução tecnológica e qualquer um que não seja capaz de ver isso é pior do que um imbecil – é um traidor da humanidade. Por isso, você está cego para o lado ruim da tecnologia: poluição, superpopulação, danos ambientais e desastres mecânicos. Tais dilemas ou são invenção da Esquerda Ludita4 ou são dificuldades temporárias a serem superadas por mais de uma ciência melhor.

Em um sentido mais específico, você não consegue e não quer ver a Tecnocracia como nada além do que a salvadora da humanidade. De seu ponto de vista, qualquer coisa feita pela União é feita pelo bem maior, não importa o quão odioso isso possa parecer no momento. (Omelete, ovos, e todo esse treco, cê sabe). Questionar a Tecnocracia é equivalente a questionar Deus; se qualquer um – especialmente outro Tecnocrata – negar a grandeza da União, você se tornará como um fanático na porta de um herege. Se alguma coisa surpreendentemente quebrar seus óculos espelhados cor-de-rosa, forçando-o a ver o lado feio de seu ideal, o choque pode deixá-lo arrasado por anos a fio.

Aprimoramentos Defeituosos (2-5 pontos)

O corpo melhor que eles prometeram não tem sido nada do que você imaginava. Talvez seus implantes cibernéticos pifem em momentos impróprios, ou os contra-procedimentos falhem quando você mais precisa deles, ou suas proezas ampliadas exijam uma dieta constante de petiscos ricos em carboidratos ou seus aprimoramentos psíquicos enlouqueçam e inundem você com hiper-estimulação… Não importa qual a dificuldade, você sofre uma desvantagem relacionada a seus bioaprimoramentos. (Ver o Antecedente: Aprimoramento). O bônus do Defeito depende da frequência (e da extensão) com que as coisas dão errado:

Compre o Guia da Tecnocracia em português

Compre o Guia da Tecnocracia em português

• Você sofre dor, desorientação ou fome constante: dois pontos.
• Você sofre desconforto suficiente para afetar sua atuação (subtraia um de todas as paradas de dados) a menos que você tome uma medicação ou outras medidas: três pontos.
• Seus Aprimoramentos falham quando você precisa deles. (Eles se desligam quando você sofre uma falha crítica em um teste, e devem ser reparados por algum personagem biotécnico): quatro pontos.
• Seus Aprimoramentos falham constantemente. (Jogue um dado contra uma dificuldade 7 toda vez que for realizar algum esforço envolvendo seu Aprimoramento. Se for bem sucedido, nada dá errado; se falhar, o Aprimoramento trava, perde a força ou desliga. Se for uma falha crítica, ele sai do ar totalmente): cinco pontos.

Nada que você possa fazer consertaria o problema; um biotécnico habilidoso pode ser capaz de fazer algo, se finalmente tiver tempo e uma oportunidade de operar você. Se alguém fizer algo para consertar os Aprimoramentos, você perderá o Defeito e seus bônus. Como opção, você poderia apenas recomprá-lo e se poupar de algum sofrimento. Mas, como dizem por ai, o sofrimento constrói o caráter. No seu caso, isso é verdade.

Instinto Atávico5 (3 pontos)

A despeito do estereótipo do Tecnocrata pedra de gelo, você se enfurece com qualquer provocação. Você reverte a um estado mental animalesco, mergulhando em instintos de lutar ou correr. O lado positivo: Você se torna extremamente forte e quase invulnerável à dor. O lado negativo: Você ataca tudo à sua volta, esquecendo pequenos detalhes como amizade, estratégia ou observadores inocentes. Embora essa fúria insensata o torne um bom lutador, seus camaradas tendem a dar corda em você e depois correr.

Um defeito comum entre constructos geneticamente modificados e soldados alternados ciberneticamente, o Instinto Atávico surge durante o combate ou em outras situações de tensão. Se o Narrador pedir para fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) e você falhar, a loucura toma conta de você. Em seu estado atávico, adicione dois dados à sua Força, um dado ao seu Vigor e três níveis de Vitalidade: “Escoriado”. Você também fica completamente louco, dispara todas as suas armas a plena carga até a munição acabar e depois ataca tudo com as mãos, pés e qualquer outra coisa que pareça conveniente. Quando você se torna atávico, você luta até uma dessas duas coisas acontecerem: ou você é deixado totalmente incapacitado, ou todos que estão ao redor é que são. Naturalmente, o Controle o considera um canhão extraordinariamente impreciso. Existe uma ordem de extermínio esperando pelo dia que você  ultrapassar sua utilidade…

Eidolon Insano (3 pontos)

As vozes em sua cabeça não o deixam em paz! Visões supersticiosas atormentam-no dia e noite, Eidolons estranhos o confundem com suas ordens, tudo indica que você está enlouquecendo, mas ainda assim a Genialidade o conduz em direção a um colapso… ou uma traição.

Essencialmente, este Defeito representa um Avatar místico – um que se recusa a aceitar o paradigma Tecnocrata e fica girando em sua cabeça de uma forma totalmente sobrenatural. Essa divisão em sua mente consciente e alma mística corrói sua sanidade e rasga em pedaços sua aliança com a União. Ele se torna uma adição adequada a Qualidades como Companheiro Avatar, Cavaleiro Interior, Vida Passada, Espírito Mentor e Almas Gêmeas, assim como Defeitos como Futuro6 Negro, Vampiro Psíquico e Regressão. O que você vê e o que você acredita estão em rota de colisão. Mais cedo ou mais tarde, um irá vencer… ou você vai ficar louco… ou ambos.

Mentiroso Compulsivo (3 pontos)

O oposto da Qualidade: Mentiroso Perfeito; não importa quão boa seja sua história, não importa quão bem preparado você possa estar, suas mentiras são quase transparentes. Adicione dois à dificuldade de qualquer teste em que você tente uma mentira, disfarce, informações errôneas ou outras formas de engodo. Talvez você devesse aderir a um trabalho limpo.

Sr. Burocracia (4 pontos)

A Burocracia o odeia. Não importa quão bem execute seus deveres, você não consegue se livrar da maldita papelada burocrática. Talvez você tenha irritado o gerente de suprimentos, ou aborrecido aquela secretária, ou perdido muitas peças de equipamentos valiosas. Em qualquer caso, você se mete em complicações toda vez que precisa de equipamentos ou recursos. Quando você realmente os consegue, sempre deixa algo a desejar.

Em termos de jogo, este Defeito é o oposto da Qualidade: Mestre da Burocracia. Adicione dois à dificuldade para obter qualquer coisa através de uma via burocrática, seja do labirinto Tecnocrático ou das comuns. Seus telefonemas não têm retorno, favores são revogados, formulários se perdem e mensagens nunca chegam ao destino. Se você for esperto, deixará os outros cuidarem da burocracia. Quando está por conta própria, você está perdido.

Anti-Herói (4 pontos)

Indiferente ao núcleo, você segue seu próprio caminho e danem-se as consequencias. Talvez você já tenha se afastado da Tecnocracia e esteja agindo sozinho (como o Agente Secreto John Courage), ou talvez você ainda esteja entre suas fileiras, mas viola os protocolos constantemente. De qualquer forma, você é uma falha no padrão. Se você está vivo, isso significa uma dessas duas coisas: alguém acha que você ainda é útil, ou eles ainda não tiveram o bastante para matar você.

Aos olhos da União, um anti-herói já é considerado morto. Ele ainda pode ser enviado em missões, receber o equipamento normal (mas sem Requisições – o Antecedente se torna inválido) e receber instruções de seus supervisores. Mas quando ele precisa de ajuda, ela não vem. Apoio, Aliados e outros bônus também não irão ajudá-lo. No que diz respeito ao Controle, um lobo solitário pode se defender sozinho.

Quinto Grau (5 pontos)

Você está encrencado com o Controle. Talvez você seja um supersticioso renegado ainda sob vigilância de sua nova “família”, um agente que é descuidado ou independente demais para seu próprio bem, um língua-solta que anda falando demais ou uma arma imprevisível com só mais um tiro… De qualquer forma, você já foi submetido a medidas disciplinares. Agora você está a um ou dois passos de uma reeducação total… ou da exterminação. Até agora, você tem sido valioso demais para ser eliminado, mas mais um escorregão e…

Em termos de jogo, esse isolamento torna bem difícil conseguir as coisas; adicione dois ou três pontos à dificuldade de qualquer teste que envolva requisição de equipamento, fazer amigos, puxar cordões ou empregar qualquer outro recurso da União. Uma ou outra vez, outras equipes irão, deliberadamente, comprometer suas missões, ferramentas ou reputação (opção do Narrador). Pior, o alto escalão está observando; você não pode se permitir um passo fora da linha… jamais. Não se quiser continuar vivo.


Falta relativamente pouco para conseguirmos publicar todas as Qualidades e Defeitos de Mago: A Ascensão \o/

Enquanto isso, estamos com um projeto novo. Caso você tenha curiosidade, que tal dar uma olhadinha no grupo do Livro dos Espelhos no Facebook?


1 – No original “Bigot”, ou seja, “Intolerante”, a Devir optou por traduzir como “Racista”, o que dada a definição do que é o Defeito, não soa exatamente o que deveria soar.

2 – No original “Icy”, em português temos o uso mais recorrente como “pessoa fria” para pessoas “sem coração”, então preferimos alterar a tradução.

3 – No original, “Rose-Colored Mirrorshades”, foi oficialmente traduzido como “Óculos Escuros Cor-de-Rosa”.

4 – Ludismo, nos dias de hoje, se refere a pessoas e grupos que se opõem à industrialização intensa. Termo relacionado historicamente ao anarcoprimitivismo que se opõe à mecanização burra e alienante do trabalho.

5 – No original “Stress Atavism”, ou “Instinto Atávico”. Foi oficialmente traduzido como “Instinto Primitivo”; optamos por alterar a tradução para de forma alguma confundir com o Talento Instinto Primitivo.

6 – “Destino Negro” no Guia da Tecnocracia, alterei para estar de acordo com a terminologia da própria Devir no Livro das Sombras.

Fonte: Guia da Tecnocracia – páginas 168 a 171
Imagem: Ballistics por Minnhagen
Tradução: Devir
Revisora: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de