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Criação de Capelas em Mago: A Ascensão

08/05/2012

Então sua cabala faz amigos Despertos e influencia pessoas decidem criar uma Capela todinha de vocês. Ou talvez vocês já queiram começar uma campanha com uma Capela para todos os personagens. Ótimo, vocês estão fazendo isso certo!

Independente dos motivos, antes de começar a comprar coisas legais para sua Capela (ou Constructo, ou Labirinto…), é importante pensar na história dela e decidir um conceito. Algumas perguntas simples podem ajudar bastante:

1. Qual é o tipo da Capela? Qual o propósito dela? O quão poderosa ela é?
2. Como ela parece na Terra? E no seu próprio Reino (se ela tiver um)?
3. Quantos Nodos a Capela controla? Como são esses Nodos? O quão poderosos eles são?
4. A Capela controla um Reino do Horizonte? Como é esse Reino? Quem ou o que vive nele?
5. O quão antiga é a Capela? Como é a vida lá?
6. Quantas cabalas existem na Capela? Onde é que a cabala dos jogadores se encaixa?

Respondeu as perguntas básicas? Beleza, agora chegou a hora de detalhar tudo.

Tabela de Criação de Capela

Passo Um: Conceito
O que é? Quem a construiu? Por quê? Liste detalhes importantes e áreas de interesse. Desenvolva o básico da fundação da Capela.

Passo Dois: Cabalas
Quem usa a Capela? Estabeleça objetivos, motivações, propósitos e métodos para cabalas de personagens e de NPCs. Se estiver usando as regras opcionais de criação, determine o número de Pontos de Criação Disponíveis.

Passo Três: Nodos
Quais são as fontes de poder da Capela? Determine o número de Nodos controlados e desenvolva conceitos básicos e detalhes de cada Nodo, incluindo aparência, localização e guardiões.

Passo Quatro: Reino do Horizonte
Sua Capela possui um? Onde ele fica? Como ele se parece? Desenvolva os detalhes, incluindo: dificuldades mágikas, tamanho do Reino, ambiente, ecossistema, defesas especiais, flora, fauna e qualquer habitante inteligente.

Passo Cinco: Capela
Quais são as suas capacidades? Desenvolva um conceito básico e então trabalhe nos detalhes, incluindo: sua aparência na Terra e no Reino, seus postos avançados terrestres, suas localidades na Terra e no Reino, seus Portais, mapa interno e sua segurança/defesas. Desenhe mapas se quiser.

Passo Seis: Habitantes
Quem mora lá? Desenvolva conceitos básicos e faça anotações para usar depois.

Passo Sete: Trabalhos Internos da Capela
Quais são as suas políticas? Desenvolva algumas ideias básicas referentes ao propósito da Capela, objetivos, história conhecida, tratados, forma de liderança, hierarquia das cabalas, políticas internas e direitos e deveres individuais.

Passo Oito: Capacidades de Pesquisa
O que você pode aprender nela? Detalhe a biblioteca da Capela, o sistema de informação e os laboratórios.

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Passo Nove: Relações Externas
Como ela se relaciona com as outras Capelas? Desenvolva o conceito básico do status da própria Capela, sua Reputação e políticas para os de fora de todos os tipos (alianças, inimigos, etc).

Passo Dez (Opcional): Características
Escolhas vantagens e desvantagens específicos para a Capela, os Nodos e o Reino.

Okay, anotou tudo? Apresentarei aqui o sistema de criação de Capela com base em pontos, baseado na quantidade e poder de cabalas que não sejam a dos jogadores (exato, não some ainda os pontos de Capela que os personagens de jogadores por acaso possuam) e que fazem parte dela. Capelas com muitas cabalas, portanto, são mais poderosas, entretanto podem se tornar uma grande dor de cabeça (quando não um barril de pólvora).

Pontos de Criação para Cabalas de NPCs (por cabala)

Membros da cabala são aprendizes: 10 Pontos de Criação
Membros da cabala são predominantemente Discípulos: 20 Pontos de Criação
Membros da cabala são predominantemente Adeptos: 30 Pontos de Criação
Membros da cabala são predominantemente Mestres: 50 Pontos de Criação

Ai basta o Narrador somar os pontos no Antecedente Capela de todos os personagens dos jogadores e terão o total de Pontos de Criação da Capela. Sim, é muito, muito caro criar uma Capela. Para que vocês tenham como comparar, abaixo coloco a tabela que indica o tanto de ponto que uma Capela em relação a seu poder:

Capela Lamentavelmente Fraca: 10-20 Pontos de Criação
Capela Fraca: 20-30 Pontos de Criação
Capela Média: 30-50 Pontos de Criação
Capela Forte: 50-70 Pontos de Criação
Capela Poderosa: 70-100 Pontos de Criação
Capela Muito Poderosa: 100+ Pontos de Criação

Como dá pra ver, não é fácil criar uma Capela realmente impressionante. Porém, Capelas podem se tornar poderosas com o tempo conforme acumulam poder, sabedoria e ganham novos membros, e quando seus membros antigos sobrevivem o bastante pra adquirir poder pessoal.

Juntou todos os seus pontos? Já é! Agora é a hora de gastar nas características da sua Capela. Existem diversas características, divididas em Aspectos Externos e Internos. Continuarei os posts sobre Capelas em breve, de acordo com os pedidos do pessoal, então comentem ai e compartilhem com os amiguinhos Despertos no Facebook e no Twitter :D

Aspectos Externos

Referem-se aos aspectos das dimensões físicas da Capela, o estado geral da Capela e seus arredores e suas facilidades de pesquisa.

  • Atmosfera
  • Fenômenos
  • Emanações Físicas
  • Manifestações Mágikas
  • Flutuações de Continuum
  • Flutuações de Energia
  • Guardiões
  • Localização
  • Sistema de Segurança
  • Feitiços de Proteção
  • Fortificação
  • Flutuação de Película
  • Comunicações
  • Status da Propriedade
  • Miscelânea
  • Nodos
  • Reinos
  • Condição da Construção
  • Biblioteca Arcana
  • Laboratórios

Aspectos Internos

Referem-se aos aspectos relativos à população da Capela e de seu Reino, se ela tiver um, bem como as relações entre os magos.

  • População
  • Estrutura Social
  • Servos e Acólitos
  • Politicagem Interna
  • Liderança
  • Sistemas de Segurança
  • Mágika

Outros Artigos

Fonte: The Book of Chantries
Resenha: Eva

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

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