Drive Thru RPG

Mundo das Trevas

Clássico Mundo das Trevas

O Mundo das Trevas, conhecido por WoD (do original World of Darkness) ou cWoD (Classic World of Darkness), é um cenário fictício do gênero fantasia urbana de jogos de RPG. Foi criado em 1991 por Mark Rein·Hagen e seu lançamento se deu com Vampiro: A Máscara, pela editora White Wolf, que é agora de propriedade da Paradox.

Com grande influência da obra de Anne Rice (principalmente as Crônicas Vampirescas), as influências do Mundo das Trevas em obras como Underworld e True Blood são notáveis.

O cenário do Mundo das Trevas nos leva a um mundo contemporâneo exatamente igual ao nosso – exceto que mais frio, mais cínico, mais sombrio, mais perdido. E ali o sobrenatural ainda existe. A decadência e a corrupção estão por todos os lados. Brigas de gangues escondem combates sanguinários entre lobisomens e criaturas de pesadelos, debates políticos mascaram o discurso de uma associação de magos que deseja controlar mentes e corações, vampiros dançam à meia-noite com jovens desesperançados - e mesmo na mais escura quebrada, talvez, uma fada possa oferecer algumas histórias e um pouco de esperança.

Do ponto de vista da caracterização, o Mundo das Trevas é definido como um cenário punk gótico, com traços marcantes de fetichismo.

Não é um cenário recomendado para menores de 18 anos, dada a maturidade de seu conteúdo.

Possui "expansões", que permitem que seus jogadores joguem na Idade Média (linha Idade das Trevas), no Velho Oeste e na Era Vitoriana, embora possua riqueza de tramas e possibilidade de criação o bastante para que seus jogadores joguem na era em que preferirem.

Aqui, você encontrará textos gerais sobre o Mundo das Trevas e seus habitantes – e criaturas.

Novidades sobre Mago: A Ascensão Edição de 20 Anos

Olá! Hoje trago pra vocês algumas novidades sobre a edição de 20 anos de Mago: A Ascensão. Conforme quem tem acompanhado pelo Facebook já conferiu, o autor responsável pela edição tem liberado trechos do novo livro pra deixar a gente morrendo de vontade de ler tudo logo. O Phil Brucato também deu uma entrevista no […]

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27/03/2013

Imagens da Edição de 20 Anos de Lobisomem: O Apocalipse

Finalmente, a Onyx Path liberou as versões em PDF para os apoiadores da edição de 20 anos de Lobisomem: O Apocalipse. Ainda não é a versão final, pois estão fazendo a última revisão e conferindo se o nome ou apelido de todos estão certos e caçando uns últimos errinhos, para finalmente mandarem para a gráfica. […]

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08/03/2013

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 4

Finalmente, né gente? Depois de duas semanas sem novos artigos pela mais absoluta falta de tempo, estamos de volta com o Guia da Umbra para o Clássico Mundo das Trevas. O motivo da falta de artigos novos é a absoluta e total falta de tempo desde o Carnaval pra cá. Para quem sente saudades dos […]

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25/02/2013

Metamorfose – Vampiro: A Máscara

Hoje, temos a Disciplina Metamorfose, traduzida da edição de 20 anos de Vampiro: A Máscara. A tradução foi feita até o nível 5, e em caso de dúvidas, consulte a edição para mais detalhes. Metamorfose Metamorfose permite aos Membros a habilidade mística de manipular sua forma física. Alguns vampiros acreditam que o poder deriva de […]

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04/02/2013

Redcaps – Changeling: O Sonhar

Você está tentando começar algo comigo? Venha, punk! Heh, heh, heh! Eu vou pintar as paredes com o seu sangue! Pronúncia: RÉD-KÉps Os Redcaps são a essência dos pesadelos. Esses monstruosos Kithain são temidos por seus modos vulgares e nojentos, e eles se divertem com o terror dos outros. Diz-se que os pesadelos deram-lhe formas, […]

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01/02/2013

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 3

Finalmente, voltei com mais um capítulo da série de artigos Guia da Umbra. No artigo de hoje, vou falar um pouquinho da Umbra Média e de alguns dos seus reinos. Como estamos reorganizando o trabalho aqui no Livro dos Espelhos para 2013, ainda estamos adaptando as coisas por aqui, então logo mais, vocês vão saber […]

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21/01/2013
Filhas da Cacofonia

Filhas da Cacofonia – Vampiro: A Máscara

“Eu ouvi a canção enquanto eu morria. Ela me tirou da escuridão e do frio, e veio aos meus lábios com o sangue de minha mãe-irmã. E agora eu canto, porque acabar a canção seria acabar com todas.” As Filhas da Cacofonia emergiram como uma linhagem distinta em algum momento do século XIX. Antes disso, […]

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17/01/2013

Os Roedores de Ossos – Lobisomem: O Apocalipse

Nem todos estão no topo da cadeia alimentar em Lobisomem, nem mesmo entre os Garou. Os Roedores de Ossos são a prova disso. Excluídos e renegados por seus irmãos, os Roedores de Ossos aprenderam a se virar pelo que realmente importava: a própria sobrevivência. Vivendo entre os miseráveis, os Roedores tem uma história longa de […]

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13/01/2013

Acólitos: Braços Direitos dos Magos

Então você salvou o mundo repetidas vezes, viajou o mundo, conheceu a Umbra, enfrentou todo o tipo de bizarrices e tem um currículo invejável. Mas é difícil se concentrar em estudar tomos obscuros de conhecimento arcano à noite, salvar o mundo de dia e se concentrar em pequenos fatos insignificantes quanto reabastecer a geladeira da […]

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11/01/2013

O Sonhar – Changeling: O Sonhar

Tudo o que vejo, tudo o que suponho É só um sonho dentro de um sonho. A Dream Within A Dream – Poe Aproveitando que estamos no embalo dos artigos sobre a Umbra no Clássico Mundo das Trevas (que você pode conferir aqui), hoje decidi falar do Sonhar, já que também me chegam muitas dúvidas […]

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09/01/2013

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 2

Que tal agora a gente avançar um pouco na Umbra no Clássico Mundo das Trevas, depois de passar pela Película e pela Periferia? Vamos ver, então, como a Penumbra funciona, a diferença entre as Penumbras e coisas do tipo. Se você perdeu o primeiro artigo sobre a Umbra no Clássico Mundo das Trevas, dá uma […]

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08/01/2013
Luvas de energia

A Vida como Adepto da Virtualidade

Esse artigo busca explicar um pouco mais sobre alguns tópicos importantes na vida de um Adepto da Virtualidade que são esquecidos às vezes, para facilitar a vida de jogadores iniciantes de Mago: A Ascensão que queiram jogar com a ELITE. ELITISMO Talvez um dos aspectos mais importantes da vida de um Adepto seja o ELITISMO […]

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07/01/2013

Ratkin – Lobisomem: O Apocalipse

Os Ratkin são uma raça metamórfica de Lobisomem com um destino trágico, que acabou mudando a visão do grupo inteiro quanto ao Apocalipse, Gaia e os outros metamorfos. Enquanto os lobisomens mudaram sua posição quanto ao Impergium, os ratos continuaram acreditando que a humanidade deveria ser controlada, ou se reproduziria ao ponto de acabar com […]

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06/01/2013

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 1

Quando eu escrevi o artigo da Umbra para Despertos não imaginei que levaria tanto tempo para escrever novamente sobre ela. A explicação é simples: ainda que cada cenário do Clássico Mundo das Trevas leve a Umbra em consideração de um jeito, existem pontos que são comuns a todas as criaturas que vivem na Tellurian. Então, […]

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05/01/2013

Ahrimanes – Vampiro: A Máscara

“Nós somos a evolução da sua doença, um despertar do pesadelo de Caim. Venha, irmã. Desperte.” A lenda estranha das Ahrimanes começa com uma Gangrel Antitribu do Sabá chamada Muricia. Presa entre o conflito de duas facções de Gangrel do Sabá, ela assistiu como seus companheiros de alcateia foram tragados para o conflito e, finalmente, […]

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04/01/2013

As Raças Metamórficas – Lobisomem: O Apocalipse

Em seu desespero por manter-se viva, Gaia criou muitos filhos – cada um com suas próprias habilidades, qualidades e defeitos. Seus filhos se espalharam pelo mundo. Conhecidos como Fera pelos lobisomens e como Bête pelos Mokolé, essas raças metamórficas interpretaram o mundo conforme suas ideias, alguns se afastando de Gaia, outros assumindo missões de sacrifício imenso […]

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19/12/2012

Como Montar Paradigma e História para o Meu Mago? – Parte 2

Olá! Decidi retomar o artigo sobre qual é o meu processo de criação de personagens de Mago: A Ascensão, por achar que pode ser bem útil para quem ainda se perde no meio dessa história de mágika (ou mágica), Avatar, Arete, paradigma… A primeira parte do artigo você pode conferir aqui ^_~ Resumindo alguns dos […]

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17/12/2012

Pooka – Changeling: O Sonhar

Claro, foi então que percebi que eu tinha que salvar a todos. É incrível o que super cola faz na bainha de uma espada… Pronúncia: Pú-ca Os Pooka estão entre os mais charmosos e agradáveis dos Kithain. No entanto, eles também são tratantes, canalhas e imprestáveis conhecidos por seus modos tortuosos, desonestos, excêntricos e travessos. […]

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16/12/2012

Trilhas de Sabedoria – Vampiro: A Máscara

No artigo de hoje, decidi trazer pra vocês algumas informações das Trilhas de Sabedoria para personagens de Vampiro: A Máscara. O artigo não pretende encerrar o assunto, já que as Trilhas são tão diversas quanto são os vampiros uns dos outros, mas é fruto de algumas pesquisas pessoal nos livros publicados de Vampiro: A Máscara. […]

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14/12/2012

O Legado do Espião – Mago: A Ascensão

Um dos setores mais míticos na Teia Digital de Mago: A Ascensão é certamente o Legado do Espião. Esse lugar misterioso é cercado de boatos e histórias, embora ninguém possa afirmar qual a sua origem, a quem pertence ou quais as reais intenções de seus fundadores. O Legado parece-se com um bar grande, com portas que […]

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13/12/2012
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