Apadrinhe o Livro dos Espelhos!

Outros Textos do Mundo das Trevas

Clássico Mundo das Trevas

O Mundo das Trevas, conhecido por WoD (do original World of Darkness) ou cWoD (Classic World of Darkness), é um cenário fictício do gênero fantasia urbana de jogos de RPG. Foi criado em 1991 por Mark Rein·Hagen e seu lançamento se deu com Vampiro: A Máscara, pela editora White Wolf, que é agora de propriedade da Paradox.

Com grande influência da obra de Anne Rice (principalmente as Crônicas Vampirescas), as influências do Mundo das Trevas em obras como Underworld e True Blood são notáveis.

O cenário do Mundo das Trevas nos leva a um mundo contemporâneo exatamente igual ao nosso – exceto que mais frio, mais cínico, mais sombrio, mais perdido. E ali o sobrenatural ainda existe. A decadência e a corrupção estão por todos os lados. Brigas de gangues escondem combates sanguinários entre lobisomens e criaturas de pesadelos, debates políticos mascaram o discurso de uma associação de magos que deseja controlar mentes e corações, vampiros dançam à meia-noite com jovens desesperançados - e mesmo na mais escura quebrada, talvez, uma fada possa oferecer algumas histórias e um pouco de esperança.

Do ponto de vista da caracterização, o Mundo das Trevas é definido como um cenário punk gótico, com traços marcantes de fetichismo.

Não é um cenário recomendado para menores de 18 anos, dada a maturidade de seu conteúdo.

Possui "expansões", que permitem que seus jogadores joguem na Idade Média (linha Idade das Trevas), no Velho Oeste e na Era Vitoriana, embora possua riqueza de tramas e possibilidade de criação o bastante para que seus jogadores joguem na era em que preferirem.

Aqui, você encontrará textos gerais sobre o Mundo das Trevas e seus habitantes – e criaturas.

eyes-730750_640

Falhas Críticas em Storyteller

No artigo de hoje, pegamos o embalo da queda de temperatura para trazer a regra de falha crítica, aquela mesmo que causa frio na barriga de todos os jogadores, direto da edição de 20 anos de Vampiro: A Máscara, mas que se aplica a todo o sistema Storyteller. Embora já tenhamos abordado como funcionam os […]

Continue lendo ->

29/04/2016
Kindred. The Embraced. Logo. - Patricia

Kindred: The Embrace – Na Nostalgia dos 20 Anos

Na noite de sábado a Onyx Path estava convidando aos fãs de Vampiro para uma conferência online sobre Kindred: The Embrace, ou como foi divulgado no Brasil: Kindred – Irmãos de Sangue. Apesar de todos os problemas que a série em si possuía, ela se tornou um clássico, meio que trash, entre os fãs de […]

Continue lendo ->

07/04/2016
vampire__the_masquerade___brujah_by_z_grimv-d6wd6b7

Sistema Storyteller: Parada de Dados, Testes e Falha Crítica

O artigo de hoje é sobre o Sistema Storyteller. Ainda que muita gente ache isso super básico, tenho visto, em diversas comunidades, grupos e mesas de RPG, discussões acaloradas sobre como isso funciona, e dado que sou bastante familiarizada com o Sistema, que considero bastante simples, eficiente e divertido (apesar de não ser o único […]

Continue lendo ->

16/07/2014
ghost-castle-james-christopher-hill

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 5

Desenterrando a série de artigos Guia da Umbra para o Mundo das Trevas, hoje trago para vocês a minha interpretação da misteriosa Umbra Baixa. Agora, nós já passamos pela Película, pela Periferia, pela Umbra Próxima e pela Umbra Média, então nada mais justo antes de avançar para as Zonas, certo? Como sempre salientei, se trata […]

Continue lendo ->

03/09/2013
mercury

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 4

Finalmente, né gente? Depois de duas semanas sem novos artigos pela mais absoluta falta de tempo, estamos de volta com o Guia da Umbra para o Clássico Mundo das Trevas. O motivo da falta de artigos novos é a absoluta e total falta de tempo desde o Carnaval pra cá. Para quem sente saudades dos […]

Continue lendo ->

25/02/2013
umbramediareino3

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 3

Finalmente, voltei com mais um capítulo da série de artigos Guia da Umbra. No artigo de hoje, vou falar um pouquinho da Umbra Média e de alguns dos seus reinos. Como estamos reorganizando o trabalho aqui no Livro dos Espelhos para 2013, ainda estamos adaptando as coisas por aqui, então logo mais, vocês vão saber […]

Continue lendo ->

21/01/2013
penumbramedia2

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 2

Que tal agora a gente avançar um pouco na Umbra no Clássico Mundo das Trevas, depois de passar pela Película e pela Periferia? Vamos ver, então, como a Penumbra funciona, a diferença entre as Penumbras e coisas do tipo. Se você perdeu o primeiro artigo sobre a Umbra no Clássico Mundo das Trevas, dá uma […]

Continue lendo ->

08/01/2013
"Sol et eius umbra." Maier, Scrutinium chymicum (1687)

Guia da Umbra para o Mundo das Trevas – Parte 1

Quando eu escrevi o artigo da Umbra para Despertos não imaginei que levaria tanto tempo para escrever novamente sobre ela. A explicação é simples: ainda que cada cenário do Clássico Mundo das Trevas leve a Umbra em consideração de um jeito, existem pontos que são comuns a todas as criaturas que vivem na Tellurian. Então, […]

Continue lendo ->

05/01/2013
magdalenaporryansook

A Inquisição no Mundo das Trevas

Vira e mexe, lemos aqui e ali citações sobre a tal da Sociedade de Leopoldo nos livros do Clássico Mundo das Trevas. Você sabe quem eles são? O que eles fazem, e por quê? Hoje trago para vocês algumas informações sobre a Inquisição do Clássico Mundo das Trevas. Gostaria de chamar a atenção para o […]

Continue lendo ->

27/11/2012
Dossiê Acre

Dossiê Acre para o Mundo das Trevas

Hoje temos um artigo muito esperado – um dossiê para sua campanha de RPG no Clássico Mundo das Trevas no Acre. O artigo é obra do Milton T., que nos enviou por e-mail estas informações e promete que em breve nos manda updates \o/ Ei Narradores! Já pensaram que legal ter versões do Mundo das […]

Continue lendo ->

07/11/2012
killtheprince

Princípios do Design de Video Games para o Mundo das Trevas

Hoje trazemos para vocês a tradução de Kill the Prince, uma apresentação do Justin Achilli sobre a aplicação dos princípios de design de jogos de video game à crônicas do Clássico Mundo das Trevas. Esta apresentação rolou durante o Atlanta by Night em setembro de 2012. O áudio da apresentação está disponível para download gratuito […]

Continue lendo ->

28/10/2012
sphinx

Dragões Menores no Mundo das Trevas

Finalizando a raça de dragões enquanto criaturas da raça dos antevos que temos no Clássico Mundo das Trevas, hoje vou falar dos Dragões Menores. Nos dois posts anteriores, falei dos Dragões Clássicos e dos Grandes Dragões Celestiais. Nos comentários, a galera citou os dragões da Wyrm (parte da Tríade de Lobisomem: O Apocalipse) e os […]

Continue lendo ->

30/09/2012
fire_dragon

Dragões Elementais no Mundo das Trevas

Continuando com os artigos falando de dragões no Mundo das Trevas (você pode ver o artigo sobre dragões clássicos aqui), vamos falar hoje dos dragões elementais, ou, como são chamados, dos Grandes Dragões Celestiais. Como muitas coisas no Clássico Mundo das Trevas, os dragões se baseiam em mitos presentes na humanidade do mundo real para, […]

Continue lendo ->

24/09/2012
satanicritual

Sobre Coisas Malignas e “Ser Especial”

Eu vejo cada vez mais gente jogando como antagonista no Clássico Mundo das Trevas. Tecnocratas, Nephandis, Dançarinos da Espiral Negra, fomoris, Baalis. Não há problema em fazer uma crônica ou aventura diferente. O que me mata de medo às vezes é a percepção das pessoas a respeito do uso desses personagens e de uma ideologia […]

Continue lendo ->

23/09/2012
drake

Dragões Clássicos no Mundo das Trevas

Depois dos dois artigos falando sobre os dragões no Clássico Mundo das Trevas (que você pode ver aqui e aqui) e uma introdução ao uso de bestas mágicas no cenário (que você pode ver aqui), apresento pra vocês os dragões clássicos para, em campanhas de alta mágica (ou mágika), usar de NPC. Note que os […]

Continue lendo ->

09/09/2012
Campanhas de RPG No Submundo das Cidades

Campanhas de RPG No Submundo das Cidades

Aviso: Este post é recomendado para maiores de 18 anos e pessoas maduras. Se você é sensível a linguagem ofensiva, imagens ou sugestões de violência, não continue lendo o texto. Se você leva mesmo a sério alguma coisa escrita neste artigo, favor procurar um psiquiatra. Campanha em que os jogadores se envolvem (ou fazem parte) […]

Continue lendo ->

31/05/2012
O Mundo das Trevas no Brasil

O Mundo das Trevas no Brasil

Uma das dificuldades dos jogadores brasileiros do Clássico Mundo das Trevas sempre foi determinar exatamente o que é o Mundo das Trevas brasileiro. Neste ponto, vi muitos Narradores se enrolarem – o que é natural, tendo em vista que o cenário foi desenvolvido por autores estrangeiros, ainda que tenha caído no nosso gosto. Neste artigo […]

Continue lendo ->

25/05/2012
E a Família do Seu Personagem?

E a Família do Seu Personagem?

O maior temor ao construir o prelúdio de um personagem novo é a forma como o Narrador pode vir a tratar qualquer personagem secundário colocado lá. No Mundo das Trevas se torna ainda mais difícil: muitas vezes temos a impressão de que a família e os amigos do personagem servem apenas como motivo para chantagem […]

Continue lendo ->

18/05/2012
Black Dog: Jogos para Adultos

Black Dog: Jogos para Adultos

Black Dog é um selo anexo aos livros do Clássico Mundo das Trevas quando possuíam conteúdo adulto ou maduro, sendo encontrado na contracapa do livro ao invés da habitual pata branca da White Wolf. Esses livros foram lançados como se tivessem sido distribuídos pela Black Dog Game Factory e com um aviso de ‘Adults Only’, […]

Continue lendo ->

16/04/2012