Drive Thru RPG

Changeling: the Dreaming Edição de 20 Anos

30/08/2017

Um dos livros mais lindos do Mundo das Trevas, mas uma tremenda incógnita em relação ao que está chegando aí em sua edição comemorativa de 20 anos – embora quem participou do financiamento coletivo já recebeu o ebook de Changeling: the Dreaming 20th Anniversary Edition. Se pensarmos no que veio das edições especiais anteriores, livros com tratamento de cor que receberam imagens que estampam páginas do início ao fim, Changeling, ao contrário de seus antecessores, sempre foi um universo de cores, tanto em relação ao seu lado seelie quanto ao unseelie – poucos foram os livros não coloridos.

Se olharmos para as imagens originais que fazem parte do projeto de financiamento coletivo, sabemos de antemão que a 1ªs e 2ª edições já estão no nível dos atuais livros comemorativos. Elas são simplesmente embasbacantes. Demonstram toda a atmosfera multicultural dos sonhos e pesadelos que rondaram aventuras por esses anos afora.

Há algo a se pensar desta edição comemorativa, pois a linha foi descontinuada na 2ª edição, apenas o básico foi publicado e, da 1ª o kithbook Boggan foi feito por fãs. Ao que parece, o padrão do cenário será o da 1ª edição, quem for à página do financiamento poderá ver que a imagem da capa-teste para o ultra-deluxe – a imagem original das duas edições do básico: o vitral contendo os dizeres Changeling: The Dreaming e a imagem do grifo coroado segurando a espada sobre o relógio – é a da 1ª edição, pois o vitral não está rachado, apesar da borda transparente à volta da iluminura que o compõe.

O que se pode dizer, com toda a certeza, é que o projeto é um estouro: superou a meta mínima em pouco mais de sete vezes, só não chegou à última delas que expandia a seção de quimeras, com mais exemplos de objetos e companheiros dentre outras informações para aprofundar a realidade quimérica em aventuras e campanhas.

Algo que talvez não faça tanta falta, em consideração às outras coisas que foram alcançadas, que explicam determinadas mecânicas de jogo que em alguns casos não foram abordadas dentro do cenário, incluindo adições: a lendária 14ª Casa Sidhe, kiths que saíram apenas em suplementos europeus e, para os corações saudosos e sonhadores, o lançamento do kithbook Boggan. Voltando ao mundo real, temos que considerar que todos os outros cenários chegaram à década de 2000, enquanto Changeling continuou congelado no ano de 1997 apenas pelo básico. Todo o material de cenário e mecânicas de sistemas mais aprofundados estão na 1ª edição, que não veio a ser melhorada em suas falhas. A sensação é que essa edição (que, oficialmente, será chamada de 3ª, pela cronologia do jogo, ou de 4ª, pela cronologia oficial do Mundo das Trevas?) veio dar a plenitude de fechar com as pontas soltas deixadas lá na década de 90, em um dos cenários mais saudosos do Mundo das Trevas.

Sobre Patricia Antonucci

Patricia Pooka Antonucci - jogadora dos meados da década de 90. Apaixonada por contar histórias, principalmente envolvendo fantasia. Foi sequestrada pelas fadas quando conheceu o Changeling. E nas horas vagas, advogada, como boa Pooka que é... né?

Ver mais artigos de