Drive Thru RPG

As Nove Esferas

12/01/2012

Para que fosse possível a grandiosa tarefa de estudar todos os elementos possíveis da Realidade, os Mestres antigos os dividiram em nove áreas de influência, ou seja, as nove Esferas do Conhecimento.

As Tradições interpretam as Esferas a seu próprio modo, e muitas vezes usam nomes e símbolos diferentes para denominá-las. Mesmo assim, a crença básica – ou o Paradigma – permanece: tudo se inicia na concepção (ou Primórdio), surgindo como uma imagem mental (Mente), seu valor intrínseco (Espírito) assume uma forma (Vida, Matéria e/ou Forças). Tal forma se desdobra pelo espaço-tempo (Correspondência e Tempo) e tende ao desgaste (Entropia), sua matéria-prima retornando ao começo do ciclo para que novas coisas surjam.

A Tecnocracia e os Vazios também possuem visões particulares das Esferas, assim como os Nefandi.

Toda mágika começa e termina com as nove Esferas; cada uma representa alguma força fundamental que magos podem influenciar. Esferas podem ser combinadas para produzir novos efeitos que existam fora da influência das Esferas isoladas.

Sou firme como a rocha, sou um porto seguro
Antigo como a pedra, forte como o mar
Seguro como o seixo no ventre da Terra
E a água por meu corpo flui
– Versos Wiccanos

Correspondência: o espaço tridimensional é uma ilusão; todos os pontos do universo estão ou podem ser unidos. Com esta Esfera, o mago pode manipular o espaço e as distâncias.

Leia mais

Entropia:todas as coisas eventualmente dão lugar àquilo que se segue no grande Ciclo. Com cada morte e renascimento, há uma nova esperança. Alguns chamam isso de decomposição, outros de Destino. Seja qual for o nome usado, essa Arte possibilita ao mago manipular as forças da probabilidade, desordem e destruição.

Leia mais

Espírito:para entender os Outros Mundos e seus habitantes, um místiko precisa estudar esta Esfera ilusória e efêmera. Com ela, ele pode conversar com Umbróides e até mesmo entrar no mundo deles.

Leia mais

Forças:os estudantes dessa Esfera poderosa conhecem as forças dos elementos – eletricidade, magnetismo, fogo, vento, gravidade, energia cinética e até mesmo energia nuclear.

Leia mais

Matéria:esta Esfera cobre o estudo dos padrões físicos e inorgânicos. Esses modelos, apesar de serem mais fáceis de usar, não são tão flexíveis.

Leia mais

Mente:a Esfera da Mente é o estudo dos sentimentos e dos pensamentos. Ela permite ao mago investigar os mistérios do cérebro humano, para explorar e avaliar a si mesmo e a seus poderes interiores.

Leia mais

Primórdio: a Arte da realidade Quintessencial; o treinamento desta Esfera permite ao mago entender e manipular a realidade nas suas formas mais brutas, detectar, absorver e manipular este elemento misterioso.

Leia mais

Tempo: esta Esfera ensina que o tempo é tão subjetivo quanto o espaço e a matéria. O domínio dela permite ao mago manipular a percepção e a passagem do tempo.

Leia mais

Vida:a Esfera da Vida trata dos padrões e energias biológicas – Artes incrivelmente complexas e intrincadas que exigem estudo e prática cuidadosa para serem dominados. Os Mestres desta Esfera podem criar e alterar padrões orgânicos de vida.

Leia mais

Artigos

Fonte: Mago: A Ascensão 2ª Edição
Tradução: Devir

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de