Drive Thru RPG

A Tríade em Lobisomem: O Apocalipse

16/11/2012

A Tríade é formada pelas três maiores entidades na hierarquia espiritual de Lobisomem: O ApocalipseWyld, Weaver e Wyrm. Na mitologia Garou e de outras raças metamórficas, estas três entidades são responsáveis pela criação, preservação e destruição, respectivamente, de todas as coisas.

De onde surgiu a Tríade? As histórias e mitos são todos contraditórios. Nos Registros Prateados da Nação Garou, temos os seguintes versos, fragmento de conhecimento mais amplo agora perdido:

As Três

As flores se abriram antes da Aurora
Pétalas espalharam em canção silenciosa
Uma se tornou o verde;
Uma transformou o verde em árvore;
Uma derrubou a árvore,
Apodrecendo-a, e fazendo nova vida da antiga.
A árvore é eterna.
As três são eternas.

 

Compre o Silver Record

Segundo os Registros, são apenas fragmentos de um dos mitos Wendigo, e estão registrados depois do surgimento da vida. Mas, se elas são geradoras, mantenedoras e recicladoras da vida, o que veio antes? As informações são todas contraditórias, mas como a compreensão de tempo de algumas culturas não é linear, mas cíclica, talvez esta questão não seja a mais importante – e as opiniões, se foram Elas foram criadas por Gaia ou a criou, ou se as Três sempre existiram, também são totalmente diversas.

Os Theurge de diversas Tribos têm a mais absoluta certeza de que, assim como Gaia e os demais Celestinos, a Tríade está totalmente além da compreensão dos mortais. Além disso, elas nunca foram encontradas diretamente, enquanto entidades. Mesmo os outros povos com quem falaram, como os magos, não sabem muito sobre as Três – no máximo, magos são capazes de ver semelhanças e analogias entre as Três e três das Essências dos Avatares. Garou e outros metamorfos, entretanto, veem a presença da Tríade em tudo, bem como a forma como cada elemento que a compõe influencia lugares, seres ou objetos, além de espíritos.

Houve um tempo em que a Tríade estava em perfeito equilíbrio –onde a Wyld assumia o papel de criar as coisas, a Weaver de dar-lhes forma e a Wyrm de destruir as criações excessivas da Wyld e que recebiam forma, abrindo espaço para o novo, ou ainda de destruir igualmente as criações da Wyld e da Weaver, agindo como o conceito metafísico do Equilíbrio entre o caos e a ordem, fazendo com que tudo na Tellurian funcionasse em perfeita harmonia.

Entretanto, algo aconteceu, e esta harmonia inicial, que durou eras incontáveis, foi quebrada. A Weaver se tornou mais forte, e a Wyrm se tornou uma terrível força destruidora, que, segundo as profecias dos lobisomens, trarão um dia o temido Apocalise – a destruição final, quando a Wyrm liberar todo o seu poderio para devorar tudo.

Como isto aconteceu? As lendas também divergem neste ponto. A mais popular defende que a Weaver aprisionou a Wyrm em suas teias, para que parasse de destruir suas criações. Sem poder escapar, a Wyrm enlouqueceu. Outra popular lenda diz que a mais perigosa é a Weaver, que ao tentar padronizar e aprisionar tudo, levou a Wyrm a trabalhar enlouquecidamente para destruir o máximo possível e restaurar o equilíbrio original. Qual versão está certa? Não dá pra ter certeza, estamos no campo das hipóteses metafísicas absolutas, teorizando sobre entidades que estão absolutamente além de qualquer mente mortal.

Como a Weaver e a Wyrm representam ameaças aterradoras, a maioria dos metamorfos se voltam para a Wyld, tentando proteger Gaia dos membros enlouquecidos da Tríade – exceto pelos Ananasi, que se dividem em três grupos internos voltados a cada “membro” da Tríade em particular.

Ainda assim, algumas informações sobre cada membro da Tríade foi coletada ao longo das eras e registradas na sabedoria das raças metamórficas.

A Tríade

Fonte: Lobisomem: O Apocalipse 2ª Edição, Guia dos Jogadores – Lobisomem: O Apocalipse, Silver Record, Unofficial White Wolf Wiki
Resenhista/tradutora: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de