Drive Thru RPG

A Numenera, Muito Trabalho e o Livro dos Espelhos

17/11/2014

magic-book-zodiac-signs-1440x900

Olá! Como eu adotei o costume de sempre manter o papo aberto com vocês que acompanham meu trabalho no Livro dos Espelhos, hoje é dia de mais um artigo editorial, dando conta do próximo artigo do blog e do que eu ando fazendo da vida.

Como a galera que acompanha o Livro no Facebook já sabe (e se você não acompanha ainda, é só clicar aqui) sou eu que estou fazendo a revisão técnica do premiado jogo de RPG Numenera, que será lançado no Brasil pela Editora New Order e está em financiamento coletivo.

Está sendo um trabalho minucioso em cima da tradução, para garantir que nada do original seja omitido e que a tradução corresponda fielmente ao significado do original, colaborando com o tradutor de forma intensa. Depois de sair das minhas mãos, o livro ainda vai passar pela revisão de outro profissional experiente que é conhecido de muitos no cenário do RPG, que fará a revisão ortográfica e gramatical do livro.

Numenera é um cenário muito, muito legal, com uma proposta que eu ainda não tinha visto e que eu não vejo a hora de jogar. O financiamento coletivo tem diversas recompensas e, pelo produto que vai ser entregue, com imagens deslumbrantes e de qualidade, com uma tradução que vai dar gosto de ler, garanto que vale a pena participar. No site do financiamento coletivo, você tem acesso a vídeos e links de artigos detalhados sobre o cenário.

Como sou tradutora e revisora, de uns tempos pra cá tenho trabalhado principalmente com tradução e revisão da área de entretenimento, o que significa que estou alegremente maluca com muitos projetos divertidos e trabalhosos – afinal, estou trabalhando com o mesmo produto que eu sempre consumi como meu hobby preferido, na minha área preferida e sei como nós somos chatos, e com razão, cobrando um produto que não deva nada ao original e que não só esteja traduzido como também esteja localizado para o nosso país.

O Duncan Salazar, com quem estou tendo o prazer de trabalhar e aprender muito, falou sobre o trabalho de tradução de jogos durante uma entrevista que deu ao pessoal do Sarjeta no World RPG Fest, evento de RPG que está se consolidando, ano após ano, como o maior evento de RPG do país. Pra vocês que sempre me perguntam como trabalhar com RPG, sugiro fortemente que assistam a entrevista:

Isso explica um pouco a atual frequência de artigos no blog, certo? Afinal, estou no momento cuidando do Livro dos Espelhos sozinha, ao mesmo tempo em que estou me esforçando ao máximo para contribuir com o cenário de RPG no Brasil de outras formas também, principalmente profissionalmente, já que, afinal, é o meu trabalho.

Mas não precisam se preocupar. O próximo artigo será sobre Changeling e já está quase todo digitado, com o mesmo cuidado de sempre de revisar não só a digitação, quando é o caso de artigos cuja tradução não está sob nossa responsabilidade, mas também a tradução como foi publicada, ao mesmo tempo em que continuo revisando os artigos mais antigos do Livro, garantindo que os que, antes, eram publicados sem o comprometimento atual, alcancem o mesmo padrão de qualidade que eu me cobro nos artigos que são publicados atualmente, garantindo que aqui você possa encontrar não só trechos de tradução e informações selecionadas de livros já traduzidos, como também interpretações que ajudem jogadores iniciantes e experientes a descobrir mais coisas e a ter uma fonte rápida de consulta sobre alguns de seus cenários de RPG favoritos.

E para garantir que o Livro dos Espelhos continue online, depois de muito avaliar, coloquei um sistema de doação no ar. Como alguns já sabem, os custos de manter o blog no ar são cada vez maiores e saem exclusivamente do meu bolso, então conto com a colaboração de quem vê o blog como uma fonte de consulta para seus jogos.




Você pode colaborar com qualquer valor, e cada centavo assim arrecadado será empregado exclusivamente na manutenção do Livro dos Espelhos e no desenvolvimento de novos projetos relacionados a ele.

Então é isso pessoal – ainda esta semana teremos um artigo novo, voltado para iniciantes no cenário de Changeling: o Sonhar.

Fiquem ligadinhos e até a próxima ^-^

Sobre Eva

Escritora, tradutora e revisora, bruxa feminista, maga da Dragão Brasil, Oráculo do Livro dos Espelhos e editora da Aster Editora.

Ver mais artigos de