Apadrinhe o Livro dos Espelhos!

A Morte Celta

18/01/2012

Badb2A cultura Celta já atravessou quase toda a Europa Ocidental, desde a Gália (França) e Espanha até as Ilhas Britânicas. Na fronteira oeste da migração indoeuropéia, ela conservou muitas semelhanças com ancestrais iranianos e indianos. A civilização celta nunca foi unida, então seus deuses tinham nomes diferentes em lugares diferentes. Os nomes a seguir são os mais usados pelos Aided.

Os celtas acreditavam que existiam vários cenários para a pós-vida. Tech Duinn era um reino subaquático onde os espíritos dos mortos se reuniam. Os portões de Tech Duinn eram guardados por um par de cães ferozes: um negro, outro branco. De lá, os mortos virtuosos passavam por uma viagem para o oeste até Tir na Nog, a Terra da Juventude, onde eles passavam o resto da existência brincando com os deuses. Outros reencarnavam para aprender as lições de uma outra vida. Reencarnação como animais totêmicos ou na linhagem de sangue anterior eram eventos comuns. Os mortos desonrosos retornavam como Sluagh, zombadores dos vivos de verdade.

Os deuses da morte guiavam as almas através desse ciclo. Eles incluíam:

Donn: O senhor de Tech Duinn é o reflexo do Primeiro Sacrifício. Donn reencarnou como governante dos Milesianos e repetiu seu sacrifício se afogando no oceano, onde estabeleceu seu domínio. Ele vive num marco de onde julga os mortos e os manda para seus destinos.

Diancecht: Diancecht, o médico dos deuses, podia reviver os mortos à vontade mas não era apenas um curandeiro. Quando Morrigan foi dar à luz a uma criança terrível, Diancecht a matou e queimou as três grandes serpentes que encontrou no coração da criança. Ele também criou um braço de prata para Nuada, rei da Tuatha de Danaan.

Morrigan: A Rainha Fantasma de mãos sangrentas escolhe quem morrerá, principalmente no campo de batalha. Ela representa a sangüinolência e a soberania sobre a terra de Ulster. Ela amaldiçoou o herói CuChullain e aparece na forma de um corvo faminto ou de uma velha encarquilhada com dentesde-ferro — a precursora de banshee.

Fonte: Tradition Book Euthanatos – página 24
Tradutor: Max

Sobre Colaboração

Artigos publicados por leitores ou ex-autores do blog, que gentilmente colaboraram conosco ao longo dos anos. Artigos de opinião não necessariamente expressam a opinião das autoras do blog; traduções e resenhas têm suas informações checadas.

Ver mais artigos de