Apadrinhe o Livro dos Espelhos!

A Camarilla

14/03/2012

A Camarilla é a maior seita vampírica, uma organização que, de um modo geral, representa e protege todos os vampiros e de qual tecnicamente qualquer vampiro faz parte. É composta por sete Clãs (ou por seis, dependendo do ano em que se passa a história), mas defende que representa cada vampiro que obedeça suas leis. A mais famosa de suas Tradições (como chamam suas leis) é A Máscara.

Além de prevenir que os mortais, cada vez mais numerosos, descubram sobre a existência dos vampiros, a Camarilla defende o status quo da sociedade dos Membros e, portanto, muito de sua organização e de suas leis reflete a sociedade vampírica da Europa Medieval.

Basicamente, a forma da Camarilla manter a ordem é defendendo as Tradições, que entre outras coisas apoia um sistema feudal de domínios e territórios e o poder e responsabilidade do Senhor sobre suas crias, num sistema muito próximo ao de suserania e vassalagem, o que leva ao fato dos vampiros mais velhos e mais poderosos terem precedência sobre os mais jovens. Tal organização, muitas vezes, gera um grande ressentimento entre os vampiros mais jovens – o que levou inexoravelmente a uma Revolta Anarquista.

Compre o Guide to the Camarilla

A postura dos vampiros da Camarilla em relação aos mortais é totalmente pragmática. Quando a humanidade, na Idade Média, estava ainda na casa de alguns milhões, os vampiros sofreram com a Inquisição, que levou muitos vampiros a encontrar sua Morte Final. Agora que a humanidade está na casa dos bilhões, é importante para os vampiros que se acredite que eles não existam. Mesmo que os vampiros sejam poderosos, existe um grande número de humanos para cada vampiro – sem contar os outros seres sobrenaturais, com seus próprios poderes, propósitos e motivações obscuras para os Membros, que facilmente se voltariam contra eles. Não… melhor deixar que o Rebanho seja docemente conduzido por políticas e manipulações. Afinal, vampiros vivem para sempre, e para sempre é muito tempo para se arriscar.

Assim sendo, a Camarilla defende que os vampiros coexistam pacificamente com os humanos, adotando seus valores éticos e morais para melhor nela se esconder, num jogo de fumaças e espelhos. Não que eles realmente defendam os humanos – mas  não querem apostar sua Imortalidade. Como os Membros são encorajados a se misturar com os mortais e se disfarçar entre eles, mantendo a civilidade e a compostura, acabam por manter certas características humanas, chamada de Caminho da Humanidade. As outras Trilhas de Iluminação raramente são encontradas entre Membros da Camarilla, e geralmente, apenas entre vampiros mais velhos, que já se desligaram completamente da noção do que é ser humano.

A grande maioria dos vampiros não tem mais do que um ou dois séculos e, portanto, não estavam vivos na época em que os míticos Antediluvianos eram poderes ativos no Mundo das Trevas. Embora aprendam sobre Caim e o mito da criação dos vampiros, a maioria dos vampiros modernos zomba dessas lendas para assustar criancinhas da noite, e alguns chegam a procurar modos mais científicos de compreender a existência de sua espécie.

Nascida das chamas da Inquisição e das cinzas da Revolta Anarquista, que ameaçavam o domínio dos vampiros por toda a Europa. Após o ataque ao ancião Ventrue Hardestadt, os que viriam a se tornar os Fundadores da Camarilla reconheceram a necessidade de uma aliança organizacional mundial. Mas, desde o princípio, traições, politicagens e reviravoltas fazem parte do coração morto-vivo da Camarilla, que foi anunciada formalmente em 1435.

Histórias e Artigos sobre a Camarilla

Clãs

Brujah: Conhecidos como o Clã com os vampiros mais incontroláveis, é composto, nas noites modernas, principalmente por rebeldes numa eterna busca de expressões de individualidades. Agressivos, teimosos e vingativos, sábios, pensadores, altamente críticos – e muito voláteis.

Disciplinas: Potência Presença Rapidez

Leia mais


Gangrel: Viajantes, buscam o conhecimento maior da Besta que habita o coração de cada morto-vivo. Solitários, amantes de áreas selvagens (mesmo que seja a selva urbana).

Disciplinas: Animalismo Metamorfose Fortitude

Leia mais


Malkavian: Sua extrema sabedoria está entranhada pela loucura e, muitas vezes, por um senso de humor… peculiar. Videntes, pensadores, o doente psiquiátrico gritando em sua cela, a dona de casa cuja mania de limpeza só pode ser ouvida pelos vizinhos durante as noites, eles podem se qualquer um – e todos, porque de alguma forma, sua loucura está conectada.

Disciplinas: Auspícios Dominação (ou Demência) Ofuscação

Leia mais


Nosferatu: Monstruosos – fisicamente. Moralmente? Quem chega perto o bastante para ter certeza? No entanto, são calmos diante de adversidades, e se mostram sempre incrivelmente bem informados, coletando informações e vendendo segredos.

Disciplinas: Animalismo Ofuscação Potência

Leia mais


Toreador: Tudo o que é belo, em todos os sentidos, encontra abrigo neste Clã. Artistas e mecenas, imortalizam obras de arte que devem ser vistas por gerações, sejam elas objetos, músicas, vozes ou pessoas.

Disciplinas: Auspícios Presença Rapidez

Leia mais


Tremere: Vampiros feiticeiros, um dia foram uma poderosa Casa da Ordem de Hermes. Ascenderam à Imortalidade através de experiências mágikas poderosas e cobaias vampíricas, até que, finalmente, tiveram acesso a um Antediluviano que estava em torpor. Sua mágika foi convertida em uma nova forma de feitiçaria praticada por estes agora mortos-vivos.

Disciplinas: Auspícios Dominação Taumaturgia

Leia mais


Ventrue: Sociedades precisam de líderes – e lá estão os Ventrue. Insistem serem os fundadores da Camarilla, fato que, embora possa ser contestado por outros Clãs, em nada diminui a importância dos Sangue Azul na base de estrutura de poder da Seita. Influentes, sua influência pode ser sentida em todas as esferas de poder, mortais ou imortais.

Disciplinas: Dominação Presença Fortitude

Leia mais


Lasombra Antitribu: Líderes, elegantes, Darwinistas sociais e desumanos, fundaram o Sabá em conjunto com os Tzimisce – mas alguns voltaram as costas ao Sabá e se juntaram à Camarilla.

Disciplinas: Tenebrosidade Dominação Potência

Leia mais

padrim1

Fonte: Vampiro: A Máscara 3ª Edição
Resenhista: Eva

Sobre Eva

Tradutora, revisora, escritora e sonhadora. Anarcafeminista em constante estado de amor e horror com o mundo. Editora no Livro dos Espelhos.

Ver mais artigos de